21 outubro, 2024

Pétala nº 3831


"A exploração espacial e um olhar cósmico poderiam ser a solução para a paz mundial?
Sim. Assim que tivermos um autocarro que possamos enviar para o espaço, deveríamos reunir todos os líderes mundiais – basta colocá-los no autocarro, não apenas em órbita da Terra, mas enviá-los para a Lua. O que faríamos era - isto parece maldade mas é por uma boa causa – dizer: “Queremos que tenham uma perspectiva cósmica do mundo, percebendo que estamos todos juntos neste mundo. A essa distância, não se consegue sequer ver as fronteiras dos países." Diríamos: “Precisamos que todos vocês reconheçam isso e, depois, trazemos-vos de volta à Terra!" (...)  Talvez esse seja o melhor caminho para a paz mundial: pegar em todos os líderes e dar-lhes uma injecção de uma perspectiva cósmica."

"O mundo seria um lugar melhor se todos fossemos cientistas?
Não, não podemos ser todos cientistas. Precisamos de artistas e de músicos e precisamos de terapeutas para nos ajudarem a ultrapassar (os problemas). Precisamos de alguns cientistas porque, caso contrário, o progresso da civilização pararia – “Progresso” significa a nossa saúde, riqueza, segurança e as coisas que nos chegam através do trabalho da ciência, tecnologia, engenharia e matemática."
“… há pessoas que dizem: Não confio na ciência. Mas, entretanto, as pessoas estão vivas por causa da ciência.”

… tem esperança no futuro da civilização?
Tenho esperança no futuro da civilização, desde que existam forças racionais a operar para analisar os pensamentos e sentimentos das pessoas. Toda a gente tem algum preconceito, de certeza, mas tomem consciência disso para não começarem a criar leis que suprimam as liberdades dos outros.”

NEIL DE GRASSE TYSON, astrofísico, escritor e divulgador científico norte-americano (1958-), excertos da entrevista a Filipa Almeida Mendes, revista Ípsilon, jornal Público,  22 dezembro 2023


(fotos net)

Boa semana!


Sem comentários:

Enviar um comentário