22 julho, 2024

Pétala nº 3827


“Fui para Paris em meados dos anos setenta e fui ali muito pobre e muito infeliz. Gostaria de poder dizer que fui feliz como Hemingway: «Paris nunca se acaba, e a memória de cada pessoa que ali viveu é diferente da memória de qualquer outra (…)  éramos muito pobres e muito felizes”

«Depois de se viver em Paris, fica-se incapacitado para viver em qualquer sítio, Paris incluído.(John Ashbery)
O passado, dizia Proust, não só não é fugaz, como não sai do sítio. Com Paris passa-se o mesmo, nunca partiu em viagem. E ainda por cima é interminável, nunca se acaba.” 
“Que Paris nunca acabasse deve ter sido para Quiroga (…) um verdadeiro pesadelo. Vejam o que escreveu no seu diário: “Que angústia tão grande! Há momentos em que quase choro. E acontecer-me isto em Paris, sem ter uma única pessoa a quem recorrer! Cada dia que passa, em vez de ter mais esperança, é mais escuro»

“Pensem quais podem ser as razões básicas para o desespero. Cada um de vocês terá as suas. Proponho-vos as minhas: a volubilidade do amor, a fragilidade do nosso corpo, a opressiva mesquinhez que domina a vida social, a trágica solidão em que no fundo todos vivemos, os reveses da amizade, a monotonia e a insensibilidade que andam associadas ao costume de viver. No outro lado da balança, encontramos Paris. Essa cidade, talvez porque nunca se acaba e porque, além disso, é maravilhosa, pode com tudo, pode com todas as causas que ao homem se deparam para ser infeliz.” 

 “… quando me ouvirem dizer (…) que Paris nunca se acaba, o mais provável é que o esteja a dizer ironicamente.”
“Uma frase de Rilke «Conquistai as profundidades, a ironia não desce aí.» E uma de Jules Renard: “A ironia é o pudor da humanidade.» Vou ser sincero: as duas frases, por muito discutíveis que sejam, parecem-me perfeitas. Embora da que mais goste seja a minha: «A ironia é a mais elevada forma de sinceridade». 

ENRIQUE VILA-MATAS, escritor espanhol (1948-), in “Paris Nunca se Acaba”(2003), Ed. Teorema, 2005

(“Paris nunca se acaba” é uma revisão irónica dos tempos de aprendizagem literária do narrador na Paris dos anos setenta, e é também o título do último capítulo de "Paris é uma festa", romance póstumo de Ernest Hemingway, publicado tem 1964.)

ERNEST HEMINGWAY, escritor norte-americano (1899-1961) - Prémio Nobel de Literatura, 1954
JOHN ASHBERY, poeta norte-americano (1927-2017)
MARCEL PROUST, escritor francês (1871-1922)
HORACIO QUIROGA, escritor /contista uruguaio (1978-1937)
RAINER MARIA RILKE, poeta e romancista austríaco (1875-1926) 
JULES RENARD, escritor francês (1864-1910)


Paris? 
Gosto tanto de Paris.
A melhor cidade quando se está apaixonado, a pior quando não se está.”

PATRÍCIA REIS, jornalista e escritora portuguesa (1970 -), in
Chave de entendimento para uma sinfonia perdida”, Ed. Expresso, 2018 


(fotos PIXABAY)

35 comentários:

  1. Bom dia, amiga Teresa
    Interessante post, onde Paris é o epicentro desta pérola, na perspectiva de cada autor.
    Nunca fui a Paris. Diz-se, que é de facto a cidade do amor, para os enamorados. Não sei se é ou não. Mas é sem dúvida uma bela cidade!
    Gostei bastante desta magnífica pétala!

    Deixo os meus votos de uma feliz semana, com tudo de bom.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiver oportunidade, visite meu amigo. Há roteiros para dois, três dias na cidade da luz. Recomendo Maio ou Junho, meses de menos concentração de turistas.
      Muito obrigada pelo carinho.
      Beijo.

      Eliminar
  2. Estive em Paris há cerca de 40 anos. Não tive tempo para ficar infeliz porque estive lá 3 ou dias apenas. Mas fiquei encantado.
    Em qualquer caso Paris tem evoluído, para melhor e para pior. Já não é a mesma dos tempos de Hemingway, de Proust e dos outros escritores mencionados.
    Boa semana, minha amiga Teresa.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive em Paris em 1991, 1999, 2001.
      Aquando do ataque às Torres Gémeas, 11 Setembro 2001, estava eu com o maridão no interior do Centro Pompidou. Foi uma confusão, a saída e a chegada a casa de familiares. Os dias que se seguiram, foram passados em frente à televisão. Tudo encerrado.
      A Paris, quero voltar. Quero!
      Beijo, boa semana.

      Eliminar
  3. Que pérolas inspiradoras sobre Paris. Quando fui a Paris adorei. Dizem que é a cidade do amor. Talvez eu andasse apaixonada...
    Tudo de bom, minha Amiga Teresa.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida amiga.
      Recordei a minha primeira ida a Paris. E gostei!
      Beijo. Uma semana

      Eliminar
  4. Boa tarde de Paz, querida amiga Teresa!
    Para mim, estando apaixonada ou não, o Palácio Nacional de Sintra, capital do Romantismo é para mim. Inesquecível!
    Não sinto desejo de conhecer Paris, mas seu post está bem atual pelas Olimpíadas dentro de dias.
    Escolheu muito bem o tema.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Palácio Nacional de Sintra... aplaudo o seu bom gosto, querida amiga. Mas não resisto a aconselhar uma ída a Paris. Vai amar!!
      Beijo carinhoso. Uma boa semana.

      Eliminar
  5. Adoro Paris, Teresa!
    Paris não tem fim, e as recordações das pessoas que lá tenham vivido são próprias, distintas umas das outras. Mais cedo ou mais tarde, não importa quem sejamos, não importa como o façamos, não importa que mudanças se tenham operado em nós ou na cidade, a ela acabamos regressando. Paris vale sempre a pena e retribui tudo aquilo que você lhe dê.
    Paris...a cidade luz! Conhecer Paris não é suficiente...precisamos sentir o pulsar da cidade!...

    Um beijo, Teresa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, amigo Albino. Gostei do que li.
      Esta é a «surpresa» que referi na resposta a um outro comentário teu.
      "Paris nunca se acaba" é uma pétala sem fim e cheia de bom conteúdo. Com ele quase gastei um lápis. E a ele acabarei por voltar. É tão viciante quanto a «baguete» francesa, ou, «OPIUM» Eau de Parfum de Yves Saint Laurent (para mim o melhor perfume do mundo - uso comedido e apenas no inverno). Enfim, Paris... Paris... Paris...
      Um beijo. Boa semana.

      Eliminar
  6. Paris é inesquecível, alimentamos o resto da vida a ideia de que lá voltaremos.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um incentivo, repetido, para esticarmos o tempo: regressar a Paris!
      Um beijo.

      Eliminar
  7. Muito interessante. Engraçado tenho lido tanto sobre Paris, inclusive fiz várias pesquisas sobre a cidade, para duas das minhas histórias, e nunca foi cidade que fizesse parte dos meus sonhos para uma visita .
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um sonho de cidade, Elvira. E eu sei que iria gostar muito. Bora lá! Não sonhe, vá!
      Beijo. Muita saúde.

      Eliminar
  8. Acho que foi a minha mulher quem escreveu estas frases todas.
    Tem verdadeira loucura por Paris.
    Beijo, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério?! Há muitas mais no livro de Enrique Vila-Matas.
      Loucura com fragrância de perfume francês, maravilha, Pedro.
      Dois beijos.

      Eliminar
  9. Minha querida “jardineira”,
    Como diria “Humphrey Bogart” a “Ingrid Bergman” no clássico filme: “Casablanca”... “Nós sempre teremos Paris!”
    E “Paris” em (2024) queima na pira olímpica grega.
    Beijos “mon chéri”🌹

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Casablanca", o Filme! Paris, a cidade! "Mon Chéri... o bombom! Está feita a festa!
      Que Paris seja uma festa «gostosa», linda e calma. Que a chama arda APENAS na pira olímpica.
      Beijos "mon très cher ami".

      Eliminar
  10. Querida Teresa,
    Paris é a Cidade Luz, com certeza a mais romântica para os casais apaixonados e agora prestes a sediar uma nova olimpíada. Eu não conheço Paris, mas quem já foi um dia nunca se esquece.
    Um beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido amigo Alécio, visite Paris e logo no regresso ao seu Brasil, de «encantos mil», sentirá vontade de lá voltar. Não duvide.
      Um beijo.

      Eliminar
  11. Bom dia, Teresa
    Paris é uma linda cidade, não conheço, obrigada por compartilhar, um forte abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Lucinalva.
      Quem sabe um dia não conhecerá Paris e dirá: estive numa cidade lindíssima! Pensemos sempre positivo.
      Beijo.

      Eliminar
  12. Boa tarde Teresa
    Paris a cidade do amor!
    Gostei muito desta postagem e das frases que escolheu.
    Muito interessante.
    Boa semana com saúde e harmonia.
    Um beijo
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Piedade.
      Não foi uma postagem fácil de organizar. Pensei em desistir, mil vezes. Há pétalas que não sei deixam colher. Venci pela teimosia.
      Beijo.

      Eliminar
  13. Nunca visitei paris, mas confesso que gostava de conhecer os seues encantos!

    Beijos e Abraços,

    BLOG | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isabel.
      Se deseja conhecer a cidade do amor, conquiste o que deseja. Só depende de si.
      Beijo.
      (Volte aqui para me dizer que visitou Paris. Combinado?)

      Eliminar
  14. "Et Paris qui bat la mesure
    Paris qui mesure notre émoi
    Et Paris qui bat la mesure
    Me murmure murmure tout bas
    ..."
    Quando se fala de Paris Jacques Brel
    vem sempre à memória e tantos outros
    ... Também Hemingway com o seu livro
    sobre a sua vida em Paris. Enfim , muito
    muito para recordar. Estive lá não há muito
    tempo, num mês de Maio, já com muitos
    turistas. Mas deu para recordar, apreciar,
    estar...
    Adorei esta tua Pérola, querida Teresa.
    Aliás, todas elas trazem a tua marca de bom
    gosto e saber.
    Continuação de boa semana, amiga.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Olinda, o teu comentário trouxe o que faltava nesta publicação: versos de "La valse à mille temps", canção escrita e cantada pelo inesquecível Jacques Brel. (já agora, a minha canção favorita é "Ne me quitte pas"...é só amor)
      Muito obrigada amiga, pelas tuas palavras sempre carinhosas.
      Beijo. Desculpa a minha ausência.

      Eliminar
  15. Olá, amiga Teresa

    Passando por aqui, relendo este belo post que muito gostei, e desejar um feliz fim de semana com tudo de bom.

    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, amigo Mário.
      Um feliz fim-de-semana, também para si.
      Beijo.

      Eliminar
  16. Teresa querida, a postagem é maravilhosa,
    Paris é tudo de bom, estive visitando há muitos anos,
    fui nos pontos 'chave' do turismo, voltaria, sem dúvida, ou voltarei...
    As construções são lindas, eu que adoro o antigo e o bom gosto, me curvo à Paris.
    Sempre sigo Paris no seu cotidiano através do "André De Grossi",
    um fotografo brasileiro que mora em Paris e tem centenas de youtube mostrando Paris toda, todinha! Recebe grupos de brasileiros em Paris, faz isso profissionalmente.
    Postagem maravilhosa, amiga, Aplaudo sempre.
    Beijinho, uma feliz semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo aplauso, amadinha.
      Acredito que voltarás a Paris. Ali, tudo tem a ver contigo.
      Obrigada pela dica do "André De Grossi". Vou espreitar.
      Beijo. Uma boa semana. Muita saúde.

      Eliminar
  17. Boa noite, amiga Teresa
    Passando por aqui, para deixar os meus votos de feliz semana, com tudo de bom.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, meu amigo Mário.
      Aqui a noite foi (toda) de estranha trovoada e o dia amanheceu cinzento. Espero que o sol brilhe.
      Um beijo. Boa semana... com sol.

      Eliminar
  18. Paris... Cidade do Amor!
    Depois de conhecer Verona... descobri que também podia ser ☺️
    Afinal... o AMOR não pode estar numa só cidade! 😊
    Gosto das escolhas 😘

    ResponderEliminar