15 julho, 2024

Pétala nº 3826

"as palavras são armas, como metralhadoras"
(Sándor Márai, in  “Libertação”)


"(Não são as palavras que distorcem o mundo, é o medo e a vontade. As palavras são corpos transparentes, à espera de uma cor. O medo é a lembrança de uma dor do passado. A vontade é a crença num sonho do futuro. Não são as palavras que distorcem o mundo, é a maneira como entendemos o tempo, somos nós.)”
JOSÉ LUÍS PEIXOTO, escritor português (1974-), in “Em teu ventre”, Ed. Quetzal, 2015

“Se tivesse de dizer qual a maior invenção humana, diria: a palavra. É uma ferramenta fundamental na construção da nossa humanidade. É um motor de busca, um telescópio, um radar, um sensor para a grande pergunta que somos. E é a mediação para o encontro fundamental connosco mesmos, com o outro e com o Todo Outro que é Deus.”
JOSÉ TOLENTINO MENDONÇA , cardeal, teólogo e poeta português (1965-) em entrevista Christiana Martins, publicada na revista "E", do jornal Expresso de 22 Abril Dezembro 2023

“… para as coisas mais importantes da vida as palavras são muito poucas. O que é que podemos dizer sobre Deus? Nada. Eu, pelo menos, não consigo. O que é que podemos dizer sobre o amor? Quase nada. Não temos palavras para isso. O que é que podemos dizer acerca da morte, para além do óbvio? Nada. Mas em literatura é possível dizer um pouco mais.
Mesmo que não se use a palavra Deus, pode-se sentir o toque do que podemos chamar Deus. Pode-se descrever uma relação amorosa de maneira verdadeira. A literatura serve para dizer o que não se consegue dizer de outra maneira.”
JON FOSSE, romancista, dramaturgo, poeta norueguês (1959-), em entrevista a José Riço Direitinho, publicada na revista “Ípsilon” do jornal Público de 22 Março 2024.

"A vida é assim, está cheia de palavras que não valem a pena, ou que valeram e já não valem, cada uma que ainda formos dizendo tirará o lugar a outra mais merecedora, que o seria não tanto por si mesma, mas pelas consequências de tê-la dito."
JOSÉ SARAMAGO, escritor português (1922-2010)
Prémio Nobel de Literatura, 1998



Obras de MANUEL CARGALEIRO, ceramista e pintor português (1927-2024)


46 comentários:

  1. Excelentes citações, gostei de todas.
    E eu também disse em tempos num poema:
    Olho a urgência de falar
    e vejo, dentro de nós, palavras de voz suprema
    e de cacarejos inúteis,
    palavras de vários remos que nos podem libertar
    ou desfazer, como a proa no cais a morrer.

    Boa semana minha amiga.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amigo Jaime, por aqui deixares palavras poeticamente pensadas. Lindo!
      Um beijo. Boa semana.

      Eliminar
  2. Lindos pensamentos e as palavras têm poder !
    Saibamos sempre bem escolher!
    beijos, linda semana! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o bem e para o mal, é enorme o poder das palavras.
      Pensemos bem antes de as usarmos.
      Beijo. Linda semana também para ti, amiga Chica.

      Eliminar
  3. As palavras que proferimos também constroem a nossa identidade.
    Nas imagens uma homenagem a Manuel Cargaleiro a que me associo.
    Boa semana.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já as palavras que calamos... destroem!
      Beijo. Boa semana.

      Eliminar
  4. Gosto desta suas pétalas sobras as palavras. Palavras que para mim são como rios de debandam das nascentes mais puras.
    Tudo de bom, minha Amiga Teresa.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Graça, pela poética pétala aqui deixada.
      Um beijo. Boa semana. Tudo de bom.

      Eliminar
  5. Concordo na íntegra com a mensagem desta linda pétala.
    .
    Saudações amigas. Semana feliz.
    .
    Poema: “ Lágrimas de Amor “
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei de saber. Muito obrigada, amigo Ricardo.
      Beijo. Boa semana.

      Eliminar
  6. Minha querida “jardineira”,
    As palavras, ah, essas danadas!
    Como diz um dos meus aforismos:

    “Seja uma pessoa do bem, mas, não perca seu tempo tentando provar isso para ninguém com palavras consuetas!”

    Uma semana de palavras e mais palavras, sejam elas simples ou “engravatadas”.
    Beijos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora muito bem, meu querido amigo tive de pesquisar no dicionário o significado de «consuetas». E rejubilei por aprender contigo uma palavra "engravatada". Grata por isso... e muito mais!!
      Beijo. Uma linda semana.

      Eliminar
  7. Olá, amiga Teresa
    As palavras são de facto armas importantes, quando bem direcionadas e assertivas. Principalmente em defesa da liberdade e da democracia.
    Excelente pétala! Gostei bastante.

    Deixo os meus votos de feliz semana, com tudo de bom.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu gostei do seu comentário, meu amigo Mário.
      Hoje, pensemos apenas em palavras poéticas.
      Beijo. Boa semana.

      Eliminar
  8. Boa noite de Paz, querida amiga Teresa!
    Sua criteriosa escolha só nos enriquece.
    "Palavras que não valem a pena, ou que valeram e já não valem"... deixemo-as de lado...
    Voltemo-nos para as sadias.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amor em vez de ódio... sorriso em vez de pranto... paz em vez de guerra...
      Beijo carinhoso, querida amiga Roselia.

      Eliminar
  9. Gostei destas pétalas. As palavras dizem e desdizem muitas coisas. Depende de quem as usa, e de como as usa.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Palavras sábias as suas, amiga Elvira. Agradeço.
      Beijo. Muita saúde.

      Eliminar
  10. Boa tarde, Teresa
    Em Provérbios 16:24 diz: "As palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos." Que possamos usá-las sempre com sabedoria, o amor de Deus nos ensina sempre, um forte abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que lindas e inspiradoras palavras aqui deixou, Lucinalva. Agradeço muito, muito!
      Já agora... adoro mel!!!
      Beijo. Uma doce semana.

      Eliminar
  11. Rogério V. Pereirajulho 15, 2024

    Gosto estas tuas pétalas, até porque me inspiram outras. Hoje deixo uma minha:
    Dizia o povo que palavras leva-as o vento. Hoje a realidade desfaz o ditado, pois as palavras que mais se escrevem e dizem ou nos calam a alma ou passaram a ser ocas. Até a palavra esperança perdeu o sentido...

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de concordar contigo, amigo Rogério. São muitas as palavras destituídas de sentido, palavras vazias. Não percamos a «esperança» na sua recuperação.
      Beijo. Fica bem.

      Eliminar
  12. Querida Teresa
    Hoje estas tuas Pétalas superam tudo. São sobre a
    Palavra, que é uma arma, que é a maior invenção humana,
    que agora tem um significado amanhã outra, enfim
    todos estes pensadores/escritores fazem uma análise
    muito válida sobre este instrumento de comunicação.
    Diria como J.Fosse que a Palavra encontra, talvez, a sua
    expressão maior na Literatura.
    Uma homenagem merecida a Cargaleiro.
    Desejo-te uma óptima semana.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... e as tuas palavras motivam e inspiram. Sempre!
      Muito obrigada, querida Olinda.
      Beijo. Boa semana.

      Eliminar
  13. Mais uma valente chapelada para o nosso Cardeal.
    Beijo, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Junto-me à tua valente chapeladas. E vão duas!
      Beijo, boa semana.

      Eliminar
  14. boa tarde Teresa.
    gostei muito destas pétalas, com excelentes citações, de autores de que gosto e admiro .
    bonita homenagem ao Mestre Cargaleiro.
    boa semana com saúde e paz.
    um beijo
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Piedade.
      Pelos vistos, no que a literatura respeita ambas fazemos óptimas escolhas. 😁
      Um beijo. Bom resto de semana.

      Eliminar
  15. Excelente Pétala Teresa. Há palavras que nos acariciam, mas há outras que ferem como uma lâmina!
    E porque eu amo as palavras e delas me alimento, envio-te um excerto de poema meu muito antigo, onde expresso toda essa paixão...

    (***)
    Palavras...
    Às vezes durmo com elas
    atadas com nós e laços,
    acordam ainda mais belas,
    presas a mim, como abraços.

    Enlaçadas uma a uma
    falam comigo em segredo.
    São como ondas de espuma,
    onde mergulho, sem medo.

    Um beijo para ti e um bom fim de semana minha amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belos versos aqui deixas, meu amigo. Tivesse eu conhecimento deles há mais tempo e...
      É como dizes, há palavras doces e palavras amargas. Convém não nos iludirmos, nem deixar que nos abalem. É a vida, em palavras.
      Como deves imaginar, eu durmo com 1001 palavras. E atropelam-me e baralham-me e deixam-me exausta. Quando acordo, rodeada de mais palavras, desculpo-as a todas, todas, e continuo na incessante procura de mais palavras.
      Quando ouvires um grito meu, é porque sufoco em 1001 palavras.
      Venham as férias.
      Beijo poeta. Um bom resto de semana.

      Eliminar
  16. Respostas
    1. Teresa Silva, eu não tenho "toda a razão". Limitei-me a citar os autores de todas as palavras desta publicação.
      Um beijo.

      Eliminar
  17. Boa tarde Teresa,
    Excelentes excertos de obras de três Grandes da Literatura em que a Palavra é o tema central.
    Gostei de todos, porque não será fácil falar sobre uma expressão que utilizamos cada vez que comunicamos oralmente ou por escrito.
    Guardei a ideia para quando estiver inspirada.
    Beijinhos,
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óptimo, Emília. Aguardo por essa pétala inspiradora. Talvez nessa ocasião eu ganhe coragem para lhe perguntar se me deixa citá-la.
      Um beijo. Bom resto de semana.

      Eliminar
  18. Oie!
    Concordo muito com o título e as citações.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. As palavras podem ser perigosas quando incedeiam ânimos e apaziguadoras quando estimulam a concórdia.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Façamos sempre boas escolhas.
      Obrigada pela pétala, amigo Juvenal.
      Um beijo.

      Eliminar
  20. As palavras são corpos transparentes, à espera de uma cor... 👏👏👏😘

    ResponderEliminar
  21. Concordo e agradeço, Gracinha.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  22. Olá, amiga Teresa
    Passando por aqui, para um feliz fim de semana, com tudo de bom.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada, amigo Mário.
      Beijo. Um bom fim-de semana para si também.
      🙏🌞

      Eliminar
  23. Teresa!!!
    Maravilhosa publicação.
    É bem ler e concordo que
    a palavra é algo muito,
    mas muito importante
    na vida de todos, mas
    especialmente de nós poetas.
    Bjins de gratidão.
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catiaho, amiga poeta, eu é que sou grata pelas suas visitas e comentários.
      Um beijo. Bom domingo...poético!

      Eliminar
  24. Boa noite, amiga Teresa
    Passando por aqui, para desejar uma feliz semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, meu amigo Mário.
      Também lhe desejo uma semana com saúde e alegria.
      Um beijo.

      Eliminar