17 junho, 2024

Pétala nº 3822

"Sem nenhuma razão
O dia pôs a capa da tristeza."
(Miguel Torga)


"E outro dia finda
Nesta vida pequena, é preciso não morrer de tédio…"
VALÉRIE PERRIN, escritora francesa (1967-), in "A breve vida das flores", Ed. Presença, 2022

"Os problemas a sério começam numa sociedade quando o tédio se converte no seu traço mais genérico. O tédio leva até as pessoas tranquilas a trilharem caminhos que nunca imaginaram.”
CORMAC McCARTHY, escritor americano (1933- 2023), in “O Passageiro”, Ed. Relógio d’Água, 2022)

"O tédio é a ausência de projectos, de perspectivas. Giramos em volta de nós mesmos. Esperamos sem nada esperar, nada retendo da espera senão a dimensão suspensa de um tempo vazio."

"O tédio é uma revolta contra a imobilidade. Não encontramos nada para fazer, não procuramos nada para fazer. Estamos desesperados connosco."
FRÉDÉRIC GROS, filósofo, professor, escritor francês (1965-), in "CAMINHAR uma filosofia" (2009), Ed. Antígona, 2024


“A realidade não é apenas o que o olho vê e não somente o que o ouvido escuta e o que a mão pode tocar, mas também o que se esconde do olho e do toque dos dedos e se revela às vezes, só por um momento, para quem procura com os olhos do espírito e para quem sabe ficar atento e ouvir com os ouvidos da alma e tocar com os dedos do pensamento.”

AMOS OZ, escritor israelita (1939-2018)


"Rasguemos horizontes
penetremos bem fundo
nesta nuvem cinzenta e tenebrosa
que paira insistentemente
nos céus da nossa desilusão."

MÁRIO MARGARIDE,https://poesiaaquiesta.blogspot.com/, versos do poema 
 “Que a esperança se acenda em nós”, 2 Janeiro 2024


54 comentários:

  1. Excelentes excertos, gostei de ler.
    Boa semana Teresa.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu gostei de os compartilhar.
      Obrigada amigo Jaime. Uma boa semana.

      Eliminar
  2. Bom dia, amiga Teresa!
    Em primeiro lugar: muito obrigado por ter postado um excerto de um poema meu, que ilustra no fundo, a essência dia sua pétala que aqui postou.
    Grato por este destaque que muito me alegrou.

    Na verdade, o tédio, reflete o não agir, deixar andar, que muitas vezes nos nos empurra para a solidão e o desespero.

    Deixo os meus votos de uma excelente semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Mário, é um miminho em forma de agradecimento pelo seu carinho. Se o alegrou, eu fico feliz.
      Beijo. Uma boa semana.

      Eliminar
  3. Minha querida “jardineira”,
    Há um aforismo meu que diz:

    “A efemeridade das coisas da vida me causa um tédio terrível!”

    Bom mesmo é ser crianças, elas raramente se sentem entediadas.
    Beijos e boa semana!!!
    °°°
    PS: Você tem um “mimo” escondido ou já foi revelado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um mimo para mim? Vou já procurá-lo!
      Beijo. Boa semana.

      Eliminar
  4. LINDO post e fotos! Temos que saber conviver com nuvens assustadoras para depois aproveitar bem mais o SOL! beijos, chica, linda semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dito por quem ama o céu e sabe olhar para além das nuvens... eu só tenho de concordar.
      Obrigada, amiga Chica.
      Beijo. Boa semana.

      Eliminar
  5. Excelentes pétalas sobre o tédio, tão dispensado nas nossas vidas mas onde acontece com frequência.
    Tudo de bom, minha Amiga Teresa.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tédio surge sem se anunciar e sufoca.
      Tudo de bom para ti também, minha querida amiga.
      Beijo.

      Eliminar
  6. Deixo de lado as brilhantes pétalas literárias e as magníficas fotografias e dirijo-me directamente ao Mário Margaride:
    Meu caro poeta, leio e aprecio a sua POESIA.
    Porém, não me é permitido comentar no seu blogue.

    Beijo da Teresa daqui para a Teresa daí 🌻

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, cara amiga Teresa Palmira.
      Os comentários no meu blogue não têm moderação. Pode comentar quem quiser. É estranho que não consiga comentar.
      Não por culpa minha, garanto isso. Será porventura qualquer problema no sistema.
      Terei muito prazer em recebê-la no meu cantinho.
      Beijinhos.

      Mário Margaride

      http://poesiaaquiesta.blogspot.com

      Eliminar
  7. Também gosto das suas escolhas Teresa e os olhares são maravilhosos! Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu gosto dos seus olhares, Gracinha. Continue viajando, fotografando e partilhando encantos.
      Beijo. Uma boa semana.

      Eliminar
  8. Boa tarde de Paz, querida amiga Teresa!
    O tédio, proveniente da desilusão, pode matar sonhos e esperanças.
    Há que se agir contra!
    Deus abençoe a quem padece do tédio.
    Tenha uma semana abençoada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não nos deixemos dominar pelo tédio.
      Beijo carinho, amiga Roselia.
      Uma semana abençoada.

      Eliminar
  9. Rogério V. Pereirajunho 17, 2024

    O tédio é o recurso
    de quem já desistiu de tudo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há que reagir e voltar à vida.
      Beijo Rogério. Uma boa semana.

      Eliminar
  10. " Sem nenhuma razão o dia pôs a capa da tristeza " e eu acrescentaria sem razão aparente, porque, com toda a certeza, ela existe; sabes que me revejo nesta " pétala " de Miguel Torga, querida Teresa e, agora, já sem parte dessa capa, aqui estou para te dar " sinal de vida "
    " A realidade não é apenas o que o olho vê...o que o ouvido escuta, mas...o que se esconde do olho..." e aí é que está o real motivo para aquela " imobilidade...aquele não procurar nada para fazer...aquele estarmos desesperados connosco, aquela....enfim...desilusão. " Talvez poucos entendam este meu comentário, mas tu, querida Amiga, sabes bem o seu significado; deixo-te o melhor que tenho dentro de mim, a minha sincera amizade e um abraço bem apertado ( que não te sufoque...) Fica bem, com saúde, e sem " nuvens cinzentas pairando por aí "
    Emilia 🌻 🌻

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendi tudo, e esse tudo eu guardo a sete chaves. É assim, para mim, o real sentido da amizade.
      Bom te ver de volta, querida Emília.
      Por cá ando, apanhadinha pelos versos de Miguel Torga. São tantas mas tantas as pétalas (guardadas) que tenho dele, que davam para manter um blogue... sem «capa de tristeza».
      Fica bem Amiga. Deixo-te um abraço apertadinho, uma amizade à prova de silêncios e ausências... "o melhor que tenho dentro de mim".
      🙏🌻💛💚

      Eliminar
  11. O tédio mata... lentamente.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há quem afirme que tédio na dose certa é salutar.
      Beijo, Luís. Uma boa semana.

      Eliminar
  12. Verdadeiras pérolas da sabedoria e do bem viver, superar o tédio e encontrar a leveza em tantas delicadezas que a natureza nos apresenta e a natureza é Deus.
    Abraços e feliz semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Toninho!
      Há que encontrar conforto na luz de Deus.
      Obrigada pela pétala.
      Beijo. Uma boa semana.

      Eliminar
  13. O céu carregado faz um efeito LINDO.
    Beijo, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prefiro céus azulinhos.
      Beijo, Pedro. Uma boa semana.

      Eliminar
  14. Boa tarde Teresa
    Uma postagem muito interessante com imagens em completa sintonia com as mensagens.
    Gostei deveras.
    Boa semana com saúde e paz.
    Um beijo
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Piedade.
      Procuro a sintonia entre imagem e mensagens. Nem sempre consigo.
      Beijo. Uma semana iluminada.

      Eliminar
  15. Resolvi encerrar a minha pausa Teresa, ja estava com saudade de ler os amigos _ aprendemos a gostar desta troca de afetos, de poesia e de fotografia. E , com certeza das tuas 'Pérolas' tão bem escolhidas e retratadas . Os dias cinzentos tem o poder de nos deixar tediosos,mas sabemos que nas manhãs o sol retornará.
    Bons dias e abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom ver-te de volta, Lis.
      Dizes, neste «clarinho» e doce comentário, tudo o que eu penso sobre esta troca de afectos. Sabes, é aqui que eu partilho gostos meus. E busco encantos no que outros partilham. E venço o tédio. E acalmo angústias. E me encontro, mesmo nos dias cinzentos.
      Um beijo.

      Eliminar
  16. Excelente Pétala Teresa!
    Fernando Pessoa dizia: "Não é o tédio a doença do aborrecimento de nada ter que fazer, mas a doença maior de se sentir que não vale a pena fazer nada."
    ... E como eu concordo com ele!...

    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando Pessoa sempre assertivo e actual.
      Obrigada meu amigo, por aqui deixares mais um pétala.
      Um beijo.

      Eliminar
  17. Boa tarde Teresa,
    O tédio é terrível e temos que nos reinventar para o afugentar. Procurar estar sempre ocupados e nos dias mais nublados procurar algo que nos ilumine o caminho.
    Gostei especialmente desta pérola.
    Beijinhos
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu gostei do seu comentário, amiga Emília. Obrigada por ter acrescentado algo a esta pétala.
      Beijo.

      Eliminar
  18. Una entrada magnifica Teresedia , aprendamos desde ella que no debemos dejarnos caer en ese agujero negro del aburrimiento, hay que buscar dentro y fuera de nosotros algo que nos haga vivir y ser mejores
    Un abrazo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata pelas sábias palavras que aqui deixou, amiga Stella!
      Un abrazo.

      Eliminar
  19. Minha querida amiga, postagem de ouro! Maravilhosa.
    Penso eu que o tédio é primo da depressão: falta ânimo, falta alegria, falta interêsse por tudo e por todos. Deve ser um desgosto muito forte viver sem perspectivas, sem sonhos, sem amar, sem querer nada com nada dessa vidinha efêmera. São abalos humanos! Que tema excelente para pensarmos!
    Mas esses céus, amiga, são encantadores, verdadeiras obras de arte! O primeiro é uma loucura de lindo. Bem, que são tristes não há dúvidas, mas o que postar num tema tão triste? Um céu azul, um mar belíssimo? Não dá.
    Essa pétala no nosso querido amigo Mário Margaride é excelente, também gosto muito de seus poemas, nos leva a refletir bastante.
    Destaco também FRÉDÉRIC GROS, sua pétala está maravilhosa.
    Em suma, amiga querida, postagem belíssima, dá o que pensarmos...
    Uma feliz semana, querida Teresa, muita paz e alegria, é o que precisamos para não entramos numa arapuca sem fim.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um beijo no coração, amiga querida.
      E mais não digo... não consigo...
      🙏💛

      Eliminar
  20. O tédio é realmente muito aborrecido, mas quem gosta de ler tem uma escapatória....

    Amos Oz , gostei de do livro que li dele.

    Gostei de encontrar aqui o nosso querido amigo Mário Margaride.

    As fotos estão espectaculares.

    Beijinho e feliz Verão, Teresa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Ler é o melhor remédio"...
      Obrigada, São. Um lindo verão para si.
      Beijo.

      Eliminar
  21. Bom dia, Teresa
    Postagem reflexiva. Na vida temos altos e baixos, quando o tédio se instala, as atividades parecem sem sentido e enfadonhas, com a ajuda de Deus vamos vencendo as batalhas que surgem. Neemias 8:10b diz: "A alegria do Senhor é a nossa força." Um forte abraço.😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lucinalva.
      Obrigada pela pétala assertiva que aqui deixou.
      Um beijo. Bom fim-de-semana.💐

      Eliminar
  22. Olá, amiga Teresa
    Passando por aqui, relendo este excelente post que muito gostei, particularmente, por ser citado no mesmo, que muito apreciei.

    E deixar os meus votos um feliz fim de semana, com tudo de bom.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu amigo Mário, esta não foi a primeira vez que o citei e não será a última. Tenho outras pétalas suas prontas para «plantar». Quando? Não digo!
      Obrigada pelo carinho e amizade.
      Um beijo. Bom fim-de-semana, um verão poético.

      Eliminar
  23. Olá, minha amiga Teresa,
    gostei muito dessa sua postagem com os pensamentos sobre o tédio.
    Depois desta leitura fiquei imaginando uma sessão de análise na
    qual o paciente desabafa sobre o seu estado de espírito e diz que não suporta mais viver com tamanho tédio. Então, imaginei o que o psicanalista diria ao analisando:
    - Já fizeste alguma coisa para fugir do tédio?
    Daí em diante o analista passaria a dizer ao paciente que fosse ao cinema, a um baile, que fosse caminhar, correr ou andar a pé sempre junto à pessoas que faziam o mesmo. Também poderia dizer que praticasse natação, tênis, futebol ou até esgrima.
    Contudo isso diz o analista ao paciente:
    - Levanta a cabeça, olhe para o alto e ande sem parar, até que você compreenda que a ação é inimiga mortal do tédio.
    Um feliz fim de semana, amiga Teresa, muita paz e saúde.
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Dr. Pedro Luso de Carvalho, advogado. Entendi a mensagem, vou empenhar-me em seguir as suas dicas.
      Quando ao paciente da história, imagino-o saindo do consultório, atravessando a rua de cabeça levantada, olhando para o alto, e... a caminho do céu.
      Meu amigo Pedro, gostei da tua «pétala», sorri com a historinha. Espero que não leves a mal o final mórbido que dei ao paciente.
      Dois beijos (um é para a Tais, claro!). Um lindo fim-de-semana.
      😂🤣😁

      Eliminar
    2. Teresa, o teu amigo Pedro, que comentou acima, também gostou do final que tu deste à historinha.
      Um bom domingo para a família. Beijo.
      Pedro

      Eliminar
  24. Olá Teresa :)
    Não podia ter escolhido melhor altura, para chegar aqui.
    Adoro Torga e depois as fotos estão o máximo.
    Sou mais uma que adora a beleza a nostalgia de um céu assim.
    As palavras, tocam-me de certa forma.
    O tédio é esmagador.
    Tira-nos a força de querer olhar para o céu.
    Agradeço a sua presença no Parapeito e o seu cuidado acerca do meu marido.
    Não está fácil, mas temos de seguir em frente (lutar contra o tédio a desesperança) e acreditar que as brisas doces vão chegar.
    Abraço e tudo de bom ****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria.
      Comovida, agradeço o seu tempo, a visita e o comentário.
      Que tudo corra bem com o seu marido. Muita força e fé para si. Brisas doces chegarão sim.
      Grande abraço.

      Eliminar
  25. Olá, amiga Teresa
    Passando por aqui, para desejar uma feliz semana, com tudo de bom.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, meu amigo Jaime.
      Uma semana feliz também para si, um S. João em festa.
      Beijo. Tudo de bom.

      Eliminar