06 novembro, 2023

Pétala nº 3792


LIBERDADE
"Aqui nesta praia onde
Não há nenhum vestígio de impureza,
Aqui onde há somente
Ondas tombando ininterruptamente,
Puro espaço e lúcida unidade, 
Aqui o tempo apaixonadamente
Encontra a própria liberdade."

SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN, poetisa portuguesa(1918-2004),
 in "Obra poética I", Círculo de Leitores, 1992


MEU PAÍS DESGRAÇADO (excerto)
“Meu país desgraçado!... 
E no entanto há Sol a cada canto 
e não há Mar tão lindo noutro lado. 
Nem há céu mais alegre do que o nosso, 
nem pássaros, nem águas…” 

SEBASATIÃO DA GAMA, professor e poeta português  (1924-1952)


POEMA DA MALTA DAS NAUS (excerto) 
“O meu sabor é diferente 
Provo-me e saibo-me a sal. 
Não se nasce impunemente 
nas praias de Portugal.” 

ANTÓNIO GEDEÃO (pseudónimo de Rómulo Vasco da Gama de Carvalho)poeta português ( 1906-97), 
in "Poesias Completas", Ed. Sá da Costa, 1982


(Fotos Teresa DiasPORTUGAL/Porto Santo, 2023)


21 comentários:

  1. Fotos e poesias lindas e há tanta liberdade nas praias...
    beijos praianos, chica

    ResponderEliminar
  2. E hoje é o aniversário do nascimento da Sophia.
    Excelentes escolhas poéticas, gostei de ler.
    Um beijo e boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha recordarmos aqui a Sophia, o Sebastião da Gama, o António Gedeão. E todos falando do mar e do país belíssimo que temos mas que não amamos... Belíssimas pétalas.
    Tudo de bom, minha Amiga Teresa.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde de paz, querida amiga Teresa!
    Ah! nosso sagrado mar tão lindo num oceano que não corta nossa amizade azul.
    belíssimos trechos sobre o mar amado.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderEliminar
  5. Três poemas de rara beleza. Onde cada um deles, apesar de escritos outrora, se apropriam na totalidade aos dias de hoje.
    Excelente partilha, amiga Teresa. Gosto muito.
    Votos de uma feliz semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Minha querida “jardineira”,
    Hoje as palavras são coadjuvantes, porque, seja qual for a praia, só de olhar eu me identifico... Está no meu “DNmAr”.
    Beijos e boa semana!!!

    ResponderEliminar
  7. Fotos e poemas encantadores de ver e ler.
    *
    Abraço/beijinho.
    */*
    Poema: Até amanhã meu amor
    */*

    ResponderEliminar
  8. Três grandes poetas, três belos poemas.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  9. E não há luz natural igual, acrescento eu.
    Beijos, boa semana

    ResponderEliminar
  10. Querida Teresa
    Em primeiro lugar, SOPHIA, comemorando a data do seu nascimento.
    A seguir, Sebastião Gama e António Gedeão.
    Todos, Poetas que nos deixaram tanto, na Poesia que nos legaram.
    Uma publicação que adorei.
    Tem uma bela semana.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  11. Poemas e imagens de uma profunda e salutar beleza. Gostei muito desta harmonia poética.
    .
    Um dia feliz. Saudações cordiais.
    .
    Poema: “ Apenas amar-te “
    .

    ResponderEliminar
  12. Excelente pétala Teresa!
    Temos a felicidade de ter um País com um oceano maravilhoso que banha toda a costa. Somos um País de mar e praias maravilhosas!
    Saibamos preservar este precioso tesouro, para que possamos desfrutar deste bem que a natureza nos concedeu.

    Mar!
    Onde posso beber sol e liberdade
    longe de angústias e de medos,
    Sentar-me no colo dos rochedos,
    perder-me no azul que me invade
    e contar ao mar os meus segredos!

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  13. Teresa querida,
    Pétalas e Pétalas
    que somando nos
    presenteia com esta
    publicação.
    Bjins de boa nova semana.
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
  14. Teresa querida, que pétalas lindas e até comoventes, como a da poeta Sophia, Sebastião e Gedeão. Notei uma pontinha de mágoa nessas pérolas e entendo... como entendo!
    Amamos tanto nossas raízes, nosso país, nosso povo que no meio das tragédias continuamos com o mesmo amor à nossa Terra.
    As fotos estão belíssimas, mar tranquilo, como teriam de ser os povos. Mas, sempre foi o contrário, infelizmente.
    Beijinho, amiga querida, aplaudo a sensibilidade dessa postagem.
    Até mais...

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde Teresa,
    Três verdadeiras pétalas poéticas que aqui partilha de Grandes Autores portugueses.
    Gostei imenso.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  16. Olá, amiga Teresa,
    Passando por aqui, para agradecer a visita e gentil comentário no meu cantinho, e desejar um bom fim de semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Liberdade, eis uma expressão muito
    maior que as letras que a compõem. CSamma

    ResponderEliminar
  18. Uma pétala linda, com cheiro a maresia e o encanto da poesia.
    Três escritores brilhantes e três belas imagens.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Olá, amiga Teresa, gostei muito desta sua postagem que mostra
    o talento de três grandes poetas que falam com inspiração e amor
    por Portugal. Muito bom, querida amiga, você postar poetas como estes, que merecem ser divulgados, por terem riquezas de Portugal.
    A cultura distingue os bons países dos maus países.
    Um bom domingo, com alegria e paz.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  20. Querida Teresa,
    Existe algum lugar onde sentimos mais liberdade que numa praia? Se existe eu não conheço, a sensação das ondas batendo, a brisa gostosa e a beleza do mar nos deixa em estado de contemplação. Adorei os lindos poemas, obrigado por compartilhar.
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  21. Vim avisar que tem céus teu por lá!
    Obrigadão, bjs, chica

    https://ceuepalavras.blogspot.com/2023/11/blog-post_19.html

    ResponderEliminar