30 outubro, 2023

Pétala nº 3791


"A vida não é senão uma longa perda de tudo o que amamos."

“A morte de uma mãe é o primeiro
desgosto que choramos sem ela.”

“A ausência de um pai intensifica a lembrança da sua presença.”

“Há uma coisa mais forte do que a morte
a lembrança dos ausentes na memória dos vivos.” 

"Se pudesse voltar atrás...
Tenho vontade de abrir as janelas e gritar a quem passa: «Reconciliem-se! Peçam desculpa! Façam as pazes com aqueles que amam! Antes que seja demasiado tarde.»"

VALÉRIE PERRIN, escritora francesa (1967-), in "A breve vida das flores", Ed. Presença, 2022


“Ou enterras os teus pais, ou eles enterram-te a ti e choram-te mais piedosamente do que alguma vez conseguirás fazer por eles.”

IAN MCEWAN, escritor inglês (1948- ), in “Lições”, Ed. Gradiva, 2022



(fotos net)

16 comentários:

  1. Já falamos de amor e amizade... como algo raro.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Hoje, Amiga, trazes, com as tuas pétalas, um tema triste, mas que deve ser abordado; anda o mundo em guerras terriveis, andam as pessoas zangadas uma com as outras por " dá cá aquela palha ", andam os idosos a serem tratados com " trapos velhos " e nós a pensar que somos eternos; sim, como escreve Augusto Cury num dos seus livros, " seremos eternos se dermos algum significado à vida daqueles que connosco convivem ", mas, Teresa, perante determinadas atitudes que temos não deixamos nenhum significado e nem damos um bom exemplo aos mais jovens para que eles sejam melhores do que nós. Creio que escolheste este tema por causa do próximo dia 1, dedicado aos que já partiram e, olha, choca-me ver os belíssimos arranjos que já estão prontos na florista aqui do prédio onde vivo e que irão enfeitar as lápides de tantos que nunca receberam uma florzinha enquanto vivos. Mas é assim, o ser humano...gosta de ostentação. " A morte da mãe é o primeiro desgosto que choramos sem ela " e aqui, Amiga, levaste-me a pensar na minha, cuja partida chorei sozinha; o meu pai já tinha ido, mas nessa altura eu e a minha mãe chorámos juntas, no colo uma da outra. O significado que ambos deram à minha vida foi enorme e por isso, continuam vivos para mim. " Se pudesse voltar atrás ", ter-lhes-ia dito, muitas mais vezes o quanto os amava, porque agora, por mais que lhes diga, não sei se me escutam e isso dói. É bom que aprendamos que somos finitos e que comecemos a dizer " amo-te " aos nossos queridos a todo o momento para que um dia " a nossa lembrança fique na memória deles e também na dos nossos amigos; só assim ficaremos eternamente vivos. Amiga, obrigada pelas belas pétalas que connosco partilhas e desejo-te tudo de bom, com saúde sempre. Beijinhos carregadinhos de Amizade
    Emilia 🙏 🌻

    ResponderEliminar
  3. Pétalas que me fizeram estremecer de tristeza pelas perdas que já ocorreram na minha vida. As lágrimas não chegam e as palavras também não.
    Tudo de bom, minha Amiga Teresa.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Grandes pensamentos.
    Devíamos refletir com frequência no que eles contêm.
    Um beijo e uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde de paz, querida amiga Teresa!
    Só quem passou pela intensa presença vive a dolorosa ausência.
    Tenha um feriado abençoado na semana!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderEliminar
  6. Pétalas muito intensas
    que nos fazem reflectir, sobre os nossos relacionamentos familiares.
    Gostei bastante, amiga Teresa.
    Votos de uma excelente semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Minha querida jardineira,
    Perdas... Sei tanto sobre elas... E se não me entrego, também não me acostumo com elas.
    Beijos e boa semana!!!

    ResponderEliminar
  8. Já ouvi falar do livro „A breve vida das flores“, mas não o li.
    Quanto ao escritor britânico é um dos meus escritores favoritos.
    Abraço da aldeia do Düssel 🍂

    ResponderEliminar
  9. Tenho a sorte de ainda ter os dois vivos.
    Teimosos, acachopados, mas vivos.
    Beijo

    ResponderEliminar
  10. Uma pétala preciosa que tocou o meu coração, quantas saudades dos meus paizinhos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Gostei desta tua Pétala Teresa. As tuas palavras levam a que meditemos um pouco sobre nós próprios, sobre os outros, sobre a vida. Vida, que como uma moeda, tem duas faces. Uma que é um sol radioso e outra escurecida por negras nuvens. Eu gosto sempre mais do sol, sem esquecer as sombras que tantas vezes nos envolvem...

    Uma noite feliz. Um beijo!

    ResponderEliminar
  12. Querida Teresa, penso que essa pérola, de VALÉRIE PERRIN é a pérola que mais gostei, verdadeira ao grau máximo, faz a gente de imediato concordar e ainda acrescentar mais tantas coisas que nós, os humanos, não queremos ver.
    Há muito que penso que choramos muito pelos mortos, mas em vida, nada fazemos para melhorar as relações.
    Gostei, também, e um fundo forte de verdade, da pérola de IAN MCEWAN.
    Adoro pérolas que nos fazem pensar muito e bater no peito ouvindo:
    é, também faço parte dessa multidão muitas vezes inconsequente.
    Beijinho, querida, boa semana.
    🌹🙏🌹

    ResponderEliminar
  13. Olá, amiga Teresa, quanta sabedoria nessas 2 pérolas,
    uma síntese do sentimento filial quando os pais falecem.
    Depois, ficam as lembranças que falam mais alto do que
    as palavras racionais sobre a existência deles, seus atos e tudo mais.
    Portanto, levaremos conosco muita coisa da vida deles até que nossa vida acabe.
    Uma ótima semana, querida amiga.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  14. Tocou bem fundo no meu coração.

    ResponderEliminar
  15. O maior de todos os desgostos de uma vida com muitos, foi , é e será sempre a morte de meu Pai!

    Bom Novembro!

    ResponderEliminar
  16. Olá, amiga Teresa,
    Passando por aqui, para desejar um feliz fim de semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar