24 fevereiro, 2023

Pétala nº 3740

“Os professores são os pedreiros do mundo”


“Não há uma palavra que eu escreva que não pertença a quem me ensinou as primeiras letras, os primeiros ditongos, os primeiros verbos. Não há uma palavra que eu escreva que não pertença aos professores que me acompanharam ao longo do caminho. 
A escola é muito mais do que um edifício ou do que um lugar onde as crianças aprendem a ler e a escrever. A escola são pessoas que ajudam a construir outras pessoas. E poucas missões são tão nobres como essa. Sempre tive a sensação de que foi a escola que, devagarinho e com cuidado, pousou o mundo nas minhas mãos."


"É assustador pensar num mundo sem educação. Uma sociedade não educada transforma-se num bando de mosquitos suicidas que, sem questionar, segue apenas a luz mais brilhante. Uma sociedade sem educação é pouco mais do que um rebanho que precisa de um pastor para a guiar. Sem educação deixamos de questionar, perdemos a capacidade de interpretar, aceitamos tudo o que nos dão, despidos do sentido crítico que nos permite evoluir.” 

CARMEN GARCIA, enfermeira, escritora portuguesa (1986-), cronista semanal do jornal Público (“Tanto faz não é resposta”), excertos da crónica “Os professores são os pedreiros do mundo”, de 22 Janeiro 2023



(fotos net)

14 comentários:

  1. Lindo! Verdadeiro! Os professores devem ser respeitados, merecem demais! Sem eles o que de nós seria? beijos, tudo de bom, até a volta! chica

    ResponderEliminar
  2. Querida Teresa
    Bom dia
    Trouxeste uma Pétala preciosa, que aborda a missão dos professores e a construção, que levam a efeito, de um mundo iluminado pelo conhecimento.
    Termos isso bem presente nas nossas vidas e agradecermos sempre a quem nos ensinou as primeira letras é sinal de que
    nem tudo se perdeu no meio de tanto burburinho entediante.
    Boa sexta-feira, minha amiga.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Teresa
      Bom dia
      Bom domingo
      Grata pelas belas palavras lá no "Xaile".
      Adorei.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
    2. Apenas agradeci a delicadeza de amigas e amigos, com palavras simples, sinceras e... minhas.
      Beijo querida Olinda. Obrigada e parabéns pela tua fantástica iniciativa.
      🌺🍀🌹

      Eliminar
  3. Antes de mais, quero parabenizar- te, Teresa, por teres trazido este tema. É lamentável que esta classe esteja a ser tão desvalorizada, sendo ela fundamental, a mais importante depois dos pais. Sem esta profissão, não haveria nenhuma das outras que compõem uma sociedade. ; os professores " andam com a casa às costas " durante anos e não seria lógico que eles também recebessem ajudas de custo, quando têm de ir para longe de casa, como acontece, por exemplo com os juizes? Será que há juizes sem professores? Além de fundamental o trabalho de um professor não termina na escola, segue com ele para casa onde os esperam os filhos que também precisam de atenção. E há outro factor que os desestimula, a autoridade que lhes foi completamente tirada, ao ponto de nem sequer poderem avaliar o aluno como ele merece; as estastisticas contam muito mais; vivem atolados de burocracia tirando-lhes tempo para a exercerem a única função que lhes compete, ENSINAR e dar atenção aos alunos, alguns dos quais só contam com os professores para os ouvirem e para serem acarinhados . Ser professor exige dedicação , muito trabalho e , principalmente vocação e muitos, apesar, de a terem, veem-se obrigados a mudar de profissão, pois não conseguem suportar as despesas que uma ida para longe de casa acarreta. Estão em luta e , apesar do transtornos que isso acarreta para pais e alunos, o certo é que, se não forem atendidos nos pontos mais importantes, a nossa escola pública continuará a piorar; tenho pena, pois vi isso acontecer no Brasil onde, quem pode, procura o ensino privado, Quando voltei para Portugal, tive o grande prazer de matricular os meus filhos no ensino público que fez deles aquilo que hoje são, cidadãos bem preparados em todos os aspectos. Mais uma vez, querida Amiga, obrigada pelo tema. Sabes que tenho uma filha professora que ama o ensino e que não se vê a fazer outra coisa, apesar das grandes dificuldades. Um bom fim de semana, especialmente com saúde. Beijinhos carregadinhos de amizade
    Emilia

    ResponderEliminar
  4. O mundo sem educação/instrução, seria um impensável. Há que dar as melhores condições aos professores, não só monetária, mas de bem estar, para poderem transmitir o saber e a pedagogia, a toda a humanidade.
    Excelente pétala, amiga Teresa.
    Votos de um excelente fim de semana!
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida. Sem professores não existiria literatura.
    .
    Cumprimentos poéticos e cordiais
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  6. Minha querida “jardineira”,
    Na vida é assim, muita gente acha os Mestres/Professores pedantes por eles obviamente (pelo poder do ofício), ter mais cultura que outras tantas pessoas. Mas, um dia, esta gente “meramente despeitada”, será grata aos “Mestres/Professores nada modestos” (na cabeça torta desta gente que crê, ser a cultura uma munificência), pois, estes mesmos Mestres/Professores, estarão educando os seus filhos.
    Deixo três das minhas frases aqui no desenvolvimento deste belíssimo texto alusivo a todos nós docentes:

    “Ser professor é a arte de aprender ensinando!”
    °°°
    “Quando me perguntam onde está Deus nas adversidades da vida, eu respondo: Durante uma prova o professor sempre fica em silêncio!”
    °°°
    “Professores e seus alunos exercem o poder de mudar o Mundo!”
    °°°

    Um beijo e bom final de semana!!!

    ResponderEliminar
  7. Teresa, eu recordo de meus professores com muito carinho. Mas, não são remunerados com justiça, tinham de receber bem mais, têm pais que largam não só o ensino, mas a educação de seus filhos aos professores, acham que a escola deve ajudar na educação, aquela parte que é dos pais, em cuidarem da formação do caráter de seus filhos. Os professores estão sobrecarregados!
    Sempre tive o maior carinho pelos meus professores e dos meus filhos, ensinei-os a amar seus mestres.
    Beijinho, querida, um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. A quem o dizes ☺️
    Lecionei 35 anos...reformei-me aos 53 com o saber do "dever bem cumprido"!!!
    Bom sábado Teresa

    ResponderEliminar
  9. Bom dia, Teresa
    Há tempos que tencionava passar por cá (desde a postagem do meu poema no blog da nossa querida Emília) mas... de boas intenções está o inferno cheio 😉
    Acertei em cheio no dia! Tema Professores. Na minha família existem professores em número elevado (incluindo a minha filha...) , e a nível de amigas/os acontece o mesmo.
    Não só por isso mas também por isso, não poderia estar mais de acordo.
    Os professores são a base de qualquer sociedade.

    Bom Fim de Semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Mariazita, e bem-vinda ao Pétalas.
      Partilhei uma pétala sobre professores, mesmo sem ter um único na família. Na família, em número elevado tenho advogados... e não sou eu.
      Respeito os professores (cresci a respeitá-los, eram outros os tempos), e recordo alguns com enorme carinho.
      Fiz-lhe uma visita. Não soube em qual blog comentar. Volto outro dia.
      Beijo, feliz fim-de-semana.

      Eliminar
  10. Excelente publicação. Obrigada pela partilha!
    .
    É preciso fazer a natureza especial ...
    .
    Beijo, e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
  11. Tive a sorte de ter alguns excelentes.
    Craques.
    Beijo, boa semana

    ResponderEliminar