02 maio, 2021

Pétala nº 3259

“SEMPRE QUE EU SAÍA PARA BRINCAR, A MINHA MÃE QUERIA SABER EXACTAMENTE ONDE É QUE EU ESTAVA 
Quando eu entrava, ela chamava-me ao seu quarto, tomava-me nos braços, e cobria-me de beijos. Afagava-me o cabelo e dizia, «Gosto tanto de ti», e quando eu espirrava, ela dizia, «Santinho, sabes como eu gosto de ti, não sabes?», e quando eu me levantava para ir buscar um lenço de papel ela dizia, «Deixa estar que eu vou-to buscar, gosto tanto de ti», e quando eu procurava uma caneta para fazer os trabalhos de casa ela dizia, «Usa a minha, tudo por ti» e quando eu tinha uma comichão na perna ela dizia, «É aqui neste sítio, deixa-me dar-te um abraço», e quando eu dizia que ia subir para o meu quarto ela vinha atrás de mim e dizia, «O que é que eu posso fazer por ti, gosto tanto de ti», e eu tinha sempre vontade de dizer, embora nunca o dissesse: não gostes tanto de mim."
 
NICOLE KRAUSS, escritora norte-americana (1974-) in “A história do amor”, Ed. Dom Quixote, 2006

22 comentários:

  1. Não serão tão aborrecidamente pegajosas todas as mães. Julgo até que as mais queridas gostam mais por actos que por palavras. Não que as não digam, faz falta dizê-las e ouvi-las, mas porque há no amor dito um recato de só às vezes, enquanto os gestos têm todas as horas para se expandir; tocam sem tocar, são sem ser, dão espaço.
    Bom Dia.

    ResponderEliminar
  2. Que lindo texto escolhido! PARABÉNS pra ti e todas mamães daí nesse dia! beijos, chica

    ResponderEliminar
  3. Hoje é a rosa verde que merece champanhe 🥂
    Quero ler esse livro da Nicole Krauss.

    A minha mãe não me dizia constantemente que gostava de mim.
    Queria me sempre perto dela.
    NUNCA me perdoou eu NÃO querer regressar a Portugal.
    AQUI o Dia da Mães é no próximo domingo.

    Desejo-te um dia muito feliz, TERESA, como mãe e como MULHER 🌺

    ResponderEliminar
  4. Amiga do coração, neste texto, à medida que o lia, fui encontrando pétalas das mais variadas cores que deixei que entrassem no meu coração como pingos de saudade dos tempos em que os meus filhos eram meninos, de nostalgia por sentir nelas todo o amor da minha Mami querida e também de grande alegria ao recordar momentos tão felizes que ela me proporcionou. Não é que estivesse sempre a dizer que me amava, mas nem era preciso; sentia esse amor em cada palavra, em cada gesto, em cada ralhete e até em cada palmadinha que me deu e hoje, sinto tristeza por não lhe ter dito que a amava as vezes que ela merecia. Também creio que ela não sentiu falta dessa palavrinha tão querida ; também ela tinha a certeza que era muito amada e creio que, mesmo nas discussões que tantas vezes surgiam, eu e ela viamos o grande amor que existia entre as duas. Felizmente, sinto que sou muito amada, apesar de não ouvir muitas vezes, por parte dos meus filhos a ternura de um " amo-te muito, mãe " Tambem eles não a ouvem, mas tenho a certeza que sabem que os amo acima de tudo, com um amor que não tem medida Querida Amiga, agradeço de coração o colorido que deste ao meu dia e desejo que, apesar de longe, sintas o grande amor que, de certeza, os teus filhos te dedicam, mesmo que não digam sempre " eu te amo, MÃE!" Parabéns, Amiga, por seres a linda Mãe que és e desejo que a vida te abençoe com muita saúde e amor. Um abraço maior e mais apertadinho do que o costume e a ele, bem agarradinha, vai a minha grande Amizade
    Emilia 💝 🌻 🌷

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Amiga, fizeste-me chorar e lá vou eu «cair» na taça do arroz doce.
      Beijos e abraços apertadinhos.
      Tem um dia feliz junto dos teus amores. O meu dia será... tristinho.

      Eliminar
    2. " Cai, Amiga querida, nessa " taça de arroz doce " Hoje o dia tem de ser doce, como doce é o amor de uma mãe. Tristinho...sim, Teresa, sei disso, mas creio que para muitas mães ele seja um verdadeiro " tormento ". Por isso, deixemos essa tristezinha um pouco de lado, certo? É o primeiro ano a ter um dia destes sem a minha Mami e isso também me deixa " tristinha " obrigada querida Amiga pela tua amizade!
      Emília 🙏 🌻

      Eliminar
  5. Não li este livro, mas identifico-me muito com a personagem de "A Insustentável Leveza do Ser".

    Antes uma mãe como a de Nicole Krauss. Porque as há que também sufocam, mas não por amor.

    Bom Dia , Teresa , e feliz Maio.

    ResponderEliminar
  6. Bom Dia das Mães, querida amiga Teresa!
    O final é surpreendente. De fato, o Amor assusta, pois não somos capazes de Amar como deveríamos.
    Você sabe escolher pérolas lindas com mensagens invulgares, ímpares.
    Tenha um Dia de reciprocidade e um Maio abençoado!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderEliminar
  7. As mães sempre receosas de não mostrarem aos filhos todo o amor que lhes têm... Lindíssimo texto! Obrigada. Bom dia da Mãe para ti minha querida Amiga.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  8. Teresa,
    penso que o amor deve ser mostrado e apreciado diariamente, em gestos, em palavras.
    A medida desse amor, é muito particular, pode ser pouco para alguns e muito para outros. Não há medida certa!
    Tenho saudades da minha mãe todos os dias, saudades da minha filha constantemente, não há dia especial que mude isso.

    Um grande e comovido beijinho

    ResponderEliminar
  9. Por vezes o muito gostar, não educa, deseduca. Tudo deve ser na medida certa pois só assim um filho dá valor à sua mãe (ou pai).
    .
    Votos de um dia da mãe muito feliz
    ( Poema sobre a mãe)
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  10. Reflexiva pétala, Teresa!
    São tão complexos os sentimentos mães&filhos...mas quase sempre o afeto prevalece e tudo é por querer o bem, por isso que nos chocamos com as tristes exceções que vez ou outra vemos por aí.
    A verdade é que a vida e relações não têm manual e cada ser é diferente, devemos aprender a amar cada um à sua maneira, com amor e empatia acima de tudo.
    Parabéns pelo dia da mães, abraço!

    ResponderEliminar
  11. Um belo texto aqui nos trás, amiga Teresa.
    Sem dúvida uma linda homenagem a todas as mães do mundo.
    Embora o dia da mãe, seja todos os dias.
    Infelizmente, a minha...já cá não está entre nós.

    Beijinhos, e feliz domingo!

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde Teresa,
    Amor de mãe incondicional! Lindíssima pérola.
    Um beijinho e feliz Dia da Mãe.
    Ailime

    ResponderEliminar
  13. Querida, antes, o desejo de um feliz Dia das Mães!
    Geralmente as pessoas têm várias maneiras de expressarem seu amor: umas manifestam com muitas palavras, é da natureza delas. Outras manifestam nas atitudes, fazendo coisas que agradam os filhos e vice-versa. Há que entender as manifestações dos amores, nesse casa aqui, de mães para filhos e filhos para as mães. Geralmente muitos preferem palavras como vi acima. Mas os gestos, querida, têm um valor extraordinário, embora, as vezes, os filhos não percebam. Amor não é só dizer te amo, filho, com todas minhas forças! Vai além disso.
    Querida amiga, felicidades sempre! E muito amor, da forma que vier.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Olá Teresa,
    Excelente pétala!
    Maravilhosa homenagem que prestas a tua Mãe!
    Gostei muito! Me emocionei...

    Um beijo!

    ResponderEliminar
  15. Há realmente mães muito ''meladas'', outras ásperas e ainda outras ácidas.
    Por excesso, ou por defeito, penso que são pessoas que não foram amadas...
    De qualquer modo, o elo é sempre profundo e intenso.

    Gostei da pétala, Teresa... Nem tudo é perfeito...

    Muitos mimos e um final de dia muito feliz. Beijinhos
    ~~~

    ResponderEliminar
  16. Aproveitando o tema Mãe, deixo aqui pra ti os meus parabéns pelo Dia das Mães, com meus votos de muitas felicidades e saúde.
    Quanto ao tema da tua postagem, à mãe e a filha, o exemplo que mais me agradou, foi o da mãe carinhosa, pois nem sei se a filha merecia tantos afagos.
    Uma boa semana, querida amiga Teresa!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  17. Como sempre aqui, é um orgulho ler tudo o que publica! Amei o texto ...Obrigada
    ~~
    Feliz dia, para todas as Mães. Ser Mãe, é...
    ~
    Beijo, e um excelente dia para todas as Mães.

    ResponderEliminar
  18. Parabéns para você, para as filhas
    e suas mães.
    Um beijo. Bela postagem.

    ResponderEliminar
  19. Amiga Teresa,
    Dar à luz a uma criança, é uma grande responsabilidade, mesmo que seja através de uma cesariana, não deve ser moleza parir um neném. De parto normal então, só uma mulher pode dizer a dor e alegria que é passar por esta experiência inigualável.
    Tem uma frase minha que diz:

    “Nesse nosso Mundo cada dia mais hediondo, só o amor das mães nunca tem fim!”

    Assim sendo, deixo todo o meu respeito, carinho e afeto para todas mamães de “além-mar”, hoje e sempre, pois, todos os dias são dia das mulheres... Todos os dias são dias das mães.
    Beijos querida “jardineira” e boa semana!!!

    ResponderEliminar