16 dezembro, 2020

Pétala nº 3125

“O mal que existe no mundo vem quase sempre da ignorância, e a boa vontade, se não for esclarecida, pode fazer tantos estragos como a maldade.” 
ALBERT CAMUS, escritor, filósofo, jornalista franco-argelino(1913-1960), in “A Peste”, Porto Editora, 2016 
Prémio Nobel de Literatura, 1957

9 comentários:

  1. Não sei se vem quase sempre, mas o mal vem muita vez da ignorância. Duvido do quase sempre porque, ao invés de Rousseau, acredito cada vez mais que há propensões para o mal e espíritos sempre prontos a cumpri-las. Permito-me duvidar que apenas por ignorância.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Vou assinar por baixo o comentário da Bea.
      (é só de empréstimo, está bem Bea? Não me leva a mal, pois não?😊)

      E se Rousseau defendia que "o Homem é bom por natureza", já Hobbes dizia que "o homem é o lobo do homem". E todos nós, do que já vimos e vivemos, podemos testemunhar que há índoles boas e más... mas que a chamada "maldadezinha" de hoje em dia grassa pelo mundo veiculada por tantas redes sociais, vem da ignorância sim.

      Acho que só agora, depois de ler a frase de Camus umas quantas vezes, é que consegui entender aquele chavão que diz: «De boas vontades está o Infernos cheio»! 😊

      Beijinhos por bem minha Amiga
      (^^)

      Eliminar
    2. Clarinha, gosto MUITO de te ver aqui, no Pétalas.
      Beijo, muita saúde para ti e para os teus.

      Eliminar
    3. Claro que não levo a mal, eu mesma , de vez em quando, assino em baixo do que dizem os outros. É vulgar termos opiniões semelhantes:)

      Eliminar
  2. Um pensamento que dá que pensar.
    Bom Dia.

    ResponderEliminar
  3. Deixou-me em profunda reflexão
    .
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Sobretudo quando a boa vontade é falsa.
    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Essa frase levada aos tempos atuais é questionável, há muito a se refletir, hoje há muitos praticando o mal conscientemente e muitos praticando a bondade com más intensões muito bem planejadas. Sei lá, o ser humano tem em si anjos e demônios dentro de si, desde sempre, só que hoje a virtualidade potencia muito a maldade consciente.
    Adorei a reflexão, Teresa!
    Abração!

    ResponderEliminar