24 fevereiro, 2025

Pétala nº 3846


"… o mundo está sempre a morrer, dia após dia

“O mundo está em constante movimento e vibração. A paisagem é a maior das ilusões (…) recordada como se fosse um quadro. A memória cria postais ilustrados, mas não compreende o mundo de modo nenhum. É por isso que a paisagem é tão vulnerável à disposição daqueles que a contemplam. O ser humano vê, na paisagem, os seus próprios momentos, interiores e passageiros. Para onde quer que olhe, vê-se apenas a si próprio. Ponto final.”

OLGA TOKARCZUK, psicóloga e escritora polaca (1962-), in “Casa de Dia, Casa de Noite”, Ed. Cavalo de Ferro, 2022
Prémio Nobel de Literatura, 2018


“Há dias em que me sinto tão pouco ligada à Terra que as amarras que me prendem ao planeta são finas como teias, como fios de açúcar. Uma rajada mais forte de vento podia soltar-me completamente e eu seria levada pelas correntes como uma semente de dente-de-leão.”

“Suponho que uma das razões pelas quais continuaremos todos a existir ao longo dos anos que nos foram atribuídos nesse vale de lágrimas verde e azul, é que há sempre, por mais remota que possa parecer, a possibilidade de mudança.”

GAIL HONEYMAN, escritora inglesa (1972-) in “A Educação de Eleanor”, Porto Editora, 2017


"O mundo acabou. E não ficou nada. Nem as certezas. Nem as sombras. Nem as cinzas. Nem os gestos. Nem as palavras. Nem o amor. Nem o lume. Nem o céu. Nem os caminhos. Nem o passado. Nem as ideias. Nem o fumo. O mundo acabou. E não ficou nada. Nenhum sorriso. Nenhum pensamento. Nenhuma esperança. Nem consolo. Nenhum olhar."

JOSÉ LUIS PEIXOTO, escritor português (1974-), in "Nenhum olhar", Ed. Quetzal, 2000

(Fotos Teresa Dias - CUBA/Varadero, 2023)


Boa semana!

4 comentários:

  1. Has elegido una bella selección de lo que nos han dejado los escritores que citas, son reflexiones sobre la vida, la naturaleza y nuestro estado de ánimo, ya que no siempre contemplamos, por ejemplo un mismo paisaje, y nos produce la misma sensación, todo nuestro entorno está en completo dinamismo y nosotros también.
    Te dejo mis cariños en un abrazo.
    Kasioles

    ResponderEliminar
  2. Lindíssimos pensamentos e os céus MARAVILHOSOS! Adorei! Ótima semana! beijos, chica

    ResponderEliminar
  3. O que aí vem é preocupante.
    Boa semana.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. " Dia após dia o mundo está sempre a morrer " e com ele vamos também nós; a vida é feita de instantes e um deles pode ser " o instante da última despedida; começar de novo foi o nome escolhido para o meu cantinho, precisamente por achar que a vida é um constante começar de novo e nesse novo começo há sempre " uma possibilidade de mudança ", embora, por vezes a vida nos troque os planos e nos obrigue a mudar de caminho; ela manda muito e nem sempre temos o tal poder de escolha; se assim fosse todos os que estão a sofrer os horrores das guerras , mudariam para lugares seguros onde as bombas e os misseis não chegassem, mas a vida não quis assim e os prepotentes deste nosso miserável mundo servem-se do poder que têm para matar " a torto e a direito " só pelo simples facto de se manterem no poder e conquistarem mais um pedacinho de terra. É bem verdade, querida Teresa, que o Homem é " o único animal que mata por nada, que suja a água que bebe e que mata as suas próprias crias " . Perante esta triste constatação, há alturas em que sentimos vergonha de pertencer à raça dita humana, não é verdade? Amiga Teresa, pétalas muito pertinentes que aqui nos deixas que nos levam a reflectir e a prometer a nós mesmos que faremos sempre a nossa parte, tornando-nos a cada mudança seres humanos melhores. Muito obrigada pelo belo post e que na tua caminhada tenhas instantes alegres, serenos e sempre, com saúde. Deixo-te o meu forte abraço carregadinho de sincera Amizade
    Emília 🌻 🌻

    ResponderEliminar