01 julho, 2024

Pétala nº 3824

“Quando começo a escrever nunca sei nada do que me vai chegar. 
É deixar-me ir até onde a história me levar.”
(Jon Fosse, in Ípsilon, 22 Março 2024)
 

"De que passado parecem fugir eles? Inseparáveis desde o dia em que se conheceram, quando Asle era tocador de violino e a sua música era como o canto do pai de Alida, sabem que só se têm um ao outro..."

“Para onde vamos, diz Alida 
Ora, quem sabe, diz Asle 
Vamos até onde chegarmos, diz ela 
Vamos para onde nos levar o caminho, diz ele”

"Temos de partir em breve, diz ele
Mas para onde, diz ela
Para Bjørgvin, diz ele
Mas como, diz ela
Navegamos, diz ele
Então precisamos de um barco, diz ela
Eu arranjei um barco, diz Asle
Vamos descansar um pouco primeiro, diz ela
Então só um pouquinho, diz ele"

“A vida começa agora, diz ela 
Agora vamos a navegar no mar da vida, diz ele 
Acho que não consigo adormecer, diz ela 
Mas podes ficar aí deitada a descansar, diz ele 
É bom estar aqui deitada, diz ela
É bom que te sintas bem, diz ele 
Sim, nós estamos bem, diz ela e escuta o vaivém do mar e a Lua brilha e a noite é como um dia estranho e o barco desliza em frente, em direcção ao Sul, ao longo da costa"

"Tudo é muito mais agradável a dois, diz ela"

JON FOSSE, romancista, dramaturgo, poeta norueguês  (1959-), in “Trilogia” (2014), Cavalo de Ferro Ed., 2021
Prémio Nobel de Literatura, 2023

(Diálogos encontradas nas 204 páginas do livro, aqui alinhados a meu gosto.)


"Trilogia é uma parábola de inspiração bíblica sobre o amor, o crime, o castigo e a redenção."
Três histórias - Vigília (2007), Os Sonhos de Olav (2012) e Fadiga (2014) - que se fundem numa única história misteriosa, comovente, fascinante, de leitura compulsiva.
A escrita sem pontuação de Jon Fosse, primeiro estranha-se, depois entranha-se. (Aconteceu-me o mesmo com a escrita de José Saramago. Comecei a ler "Memorial do Convento", estranhei, coloquei de lado... e por lá ficou anos a fio. Curiosa e furiosa comigo própria, um dia voltei a Saramago... e só parei na última página do último romance publicado pelo autor)

É belíssimo este romance. Uma pétala!
Eu, já decidi: vou ler tudo, tudo, o que  Jon Fosse já publicou e o que vier a publicar. 

(Foto net: fiordes da Noruega)

Boa semana! 

17 comentários:

  1. Registo a sugestão.
    E vou atrás.
    Beijo, boa semana

    ResponderEliminar
  2. Bom dia de Paz , querida amiga Teresa!
    Parece muito lírico o romance, no estilo que gosto e uma parte do diálogo me tocou:

    "Tudo é muito mais agradável a dois, diz ela".

    Grande Verdade... incontestável afirmação.
    Gosto muito de ler romances que me levem a sonhar.
    Tenha um julho abençoado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma comovente e enigmática história de amor, cujo enredo não posso revelar.
      Beijo. Um Julho azulinho.

      Eliminar
  3. Lindos "pedacinhos" trouxeste. Maravilhosos diálogos!
    beijos, feliz JULHO! chica

    ResponderEliminar
  4. Não conheço o livro, mas deve ser mesmo bom a avaliar pelas pétalas que nos deixas aqui. Obrigada, minha Amiga Teresa.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é o meu primeiro livro de Jon Fosse. A escolha foi simples: olhei, peguei, li a contracapa e comprei. E agora sei que dificilmente esquecerei esta misteriosa história de amor.
      Beijo. Um Julho com saúde.

      Eliminar
  5. Acho que não li nada deste escritor.
    Do Saramago, penso que li todos os seus livros. A sua escrita entranha-se mesmo.
    Boa semana minha amiga.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  6. Um poema que é um elogio à poesia que a vida contém.
    Boa semana.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Olá, amiga Teresa,
    Desconhecia este autor, e este romance. Mas, gostei destes excertos que aqui partilhou.
    Por vezes a escrita é mesmo assim. Começa mos a escrever, e as coisas vão fluindo...
    Gostei bastante.
    Deixo os meus votos de uma excelente semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Minha querida “jardineira”,
    “Jon Fosse” é uma “figurinha premiada” no ®DOUG BLOG. Gosto da forma como escreve este norueguês, que ganhou o “Prêmio Nobel de Literatura” no ano passado (2023).
    Deixo o link para quem tiver interesse em ler seus aforismos:

    https://frases-dougblog.blogspot.com/2013/09/frases-doug-blog-jon-fosse.html

    Um beijo e um bom começo de julho!!! 🌹

    ResponderEliminar
  9. Querida Teresa,
    Com certeza esse livro é daqueles que você começa a ler e não vê a hora de terminar de tão envolvente que é. Excelente dica de leitura!
    Te desejo uma ótima semana! Venha me visitar assim que puder.
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  10. Excelente Pétala Teresa! Foi muito bom trazeres até nós o grande talento de Jon Fosse. O diálogo poético que publicas, nas sua simplicidade, revela sem dúvida o grande talento deste fantástico escritor. Eu li, "Trilogia" e "Brancura Luminosa". Como tu, tenho ainda muita obra deste génio para ler, não esquecendo que tem poesia sublime editada em vários livros. Aconselho vivamente a sua leitura!
    Como dizes, começando a ler uma das suas obras, não se consegue deixar de ler até chegar ao fim.
    Esta tua Pétala deixou um aroma delicioso! Grato pela partilha.
    Um dia tranquilo e feliz para ti Teresa.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  11. Querida Teresa
    Uma Pérola excelente tu nos trazes!
    Confesso-me conquistada pelos excertos e pelo que dizes do
    escritor. Nunca li nada dele mas vou estrear-me agora.
    Muito obrigada pela tua presença lá no Xaile, que muito apreciei.
    E pelo belo comentário que lá me deixaste ontem.
    Tudo de bom, amiga.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde
    Ao ler a postagem, cresce a vontade de ler a obra.
    Gostei muito do que aqui li, assim como a foto.
    Boa semana.
    Um beijo
    :)

    ResponderEliminar
  13. Fiquei com vontade de ler Jon Fosse, escritor que me é desconhecido, mas cujo poema me encantou.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar