15 abril, 2024

Pétala nº 3813

"Eu creio, sim, creio, eu creio em Deus!"
(Florbela Espanca)


“Falo com a vida como se estivesse a falar com uma pessoa, com um anjo ou com Deus. Torno-a numa entidade com quem se fala.” 
JORGE PALMA, músico, compositor e cantor português (1950-), em entrevista a Nuno Pacheco, revista Ípsilon, jornal Publico, 28 Abril 2023 

“Tenho duvidado da existência de Deus: os adultos mentem sempre, e foram eles que me falaram da existência de Deus.” 
SILVINA OCAMPO, escritora argentina (1903-93), in “As Convidadas - O diário de Porfiria Bernal”, Ed. Antígona, 2022” 

“… se acreditasse em Deus, não quereria prostrar-me à frente dele e pedir-lhe perdão. Limitar-me-ia a agradecer-lhe todos os dias, por tudo.” 
SALLY ROONEY, escritora irlandesa (1991-), in "Mundo Belo, onde Estás" (Beautiful World, Where Are You, 2021), Ed. Relógio D'Água, 2021 

"Eu acho que Deus é uma projeção humana, é um desejo infinito que nós temos de adoração, e de algo que nos suspende com o sentido absoluto."
ADÉLIA PRADO, filósofa, professora, contista e poetisa brasileira (1935-) 



Aos olhos dele

Não acredito em nada. As minhas crenças
Voaram como voa a pomba mansa;
Pelo azul do ar. E assim fugiram
As minhas doces crenças de criança.

Fiquei então sem fé; e a toda a gente
Eu digo sempre, embora magoada:
Não acredito em Deus e a Virgem Santa
É uma ilusão apenas e mais nada!

Mas avisto os teus olhos, meu amor,
Duma luz suavíssima de dor...
E grito então ao ver esses dois céus:

Eu creio, sim, eu creio na Virgem Santa
Que criou esse brilho que m'encanta!
Eu creio, sim, creio, eu creio em Deus!

FLORBELA ESPANCA, poetisa portuguesa (1894-1930)

(fotos Pixabay)

23 comentários:

  1. Acerca de Deus há muitas opiniões e escritos.
    As citações escolhidas são ótimas.
    Excelente semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  2. Poesia e pensamentos maravilhosos e eu também CREIO nele! beijo, linda semana,chica

    ResponderEliminar
  3. Olá, amiga Teresa,
    Ao contrário destas ilustres pessoas, não acredito em deuses. Sejam quais forem, tenham a forma que tiverem.
    Acredito sim, em mim enquanto ser humano. Mas minhas, capacidades, fragilidades, forças, resiliência, para seguir neste caminho tortuoso que é viver.
    Independentemente disso, o poema de Florbela Espanca é belíssimo!
    Votos de uma excelente semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus". A Bíblia, o Livro dos Livros, começa assim desta forma poética, pela mão de João, ou de alguém por ele. A História de um povo. E por ele temos vindo a reger-nos, filosofia cristã que nos formatou. E temos a Eva e o paraíso terreal. E a contrapor temos também a origem das espécies, cientificamente falando. Enfim, no meio disto tudo só a fé é que nos salva. Que precisamos de uma entidade a quem precisamos recorrer nos momentos de aflição é aceite na maior parte das vezes. E no momento da morte...para onde vamos, o que fazer desta energia que nos move.
    Belos desafios nos trazes hoje, querida Teresa.
    Boa semana.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  5. Que pétalas lindas e tão cheias de espiritualidade. A Florbela sempre maravilhosa.
    Tudo de bom, minha Amiga Teresa.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  6. Rogério V. Pereiraabril 15, 2024

    Creio em Deus e na Virgem Maria
    O que lamento
    É que eles não acreditem em mim

    Beijo de agnóstico

    ResponderEliminar
  7. Creer o no creer, esa es la cuestión, la fé no se tiene porque uno la busque es un regalo sentirla porque te ha sido donada, logicamente respeto todas lass opiniónes, todos los sentimientos.
    Las citas y el poema maravillosos
    Un fuerte abrazo

    ResponderEliminar
  8. Eu creio, sim, eu creio na Virgem Santa
    Que criou esse brilho que m'encanta!
    Eu creio, sim, creio, eu creio em Deus.

    Boa noite de Paz, querida amiga Teresa!
    Eu também creio em Deus e na Virgem Santa.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderEliminar
  9. As tuas pétalas hoje são muito delicadas. Falar sobre a espiritualidade é um tema que sempre nos causa alguma reserva. Eu creio em Deus... mas muitas vezes a minha fé não acompanha a minha crença. A espiritualidade também é uma busca permanente da fé. Talvez um dia em atinja esse plano divino!

    Uma boa semana para ti Teresa.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  10. Deus, uma das maiores invenções da humanidade.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Confesso que cada vez mais acredito no tangível, na ciência.
    O misticismo, a fé, vão sendo memórias que a idade quer apagar.
    Beijos, boa semana

    ResponderEliminar
  12. Minha querida “jardineira”,
    Cito três de meus aforismos:

    “O problema do Mundo não consiste em alguém ter uma religião ou ser ateu. O problema, é que o diabo nunca saiu de moda!”
    °°°
    “Sempre mantenho minha fé intacta, mesmo nos momentos que tenho lá minhas dúvidas!”
    °°°
    “A maioria das pessoas falam em fé em Deus sem sequer ter fé nelas mesmas!”
    °°°

    Beijos e boa semana!!!

    ResponderEliminar
  13. Bom dia Teresa
    Pétalas reflexivas.
    E o Soneto da Florbela fez uma postagem maravilhosa.
    Boa semana .
    :)


    ResponderEliminar
  14. Boa tarde Teresa,
    Magníficas pérolas sobre espiritualidade.
    O poema de Florbela é lindo.
    Sim, eu creio em Maria, que deu à Luz, seu filho Jesus, Deus encarnado!
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Emília

    ResponderEliminar
  15. Uma sensação boa é testemunhar que creio em Deus ,
    ' bem aventurados aqueles que não viram e creram' _ somos felizes porque cremos , E quem não crer, não o verá ! certamente.
    Suas pétalas desencadeiam a Fé que existe em nós.
    Muito bom Teresa. Dias bonitos pra Ti, amiga

    ResponderEliminar
  16. Creio em Deus e na lei de Retorno e na reencarnação , mas porque racionalmente cheguei a esse patamar , não por aquilo que se designa "dom da fé".

    Como dizem os árabes : "existem tantos caminhos para Alá como seres humanos " : cada pessoa tem a sua própria maneira de crer.

    Gostei muito das citações e do poema.

    Abraço, bom resto de semana :)

    ResponderEliminar
  17. Bom dia, Teresa
    Creio em Deus. No princípio, Deus criou os céus e a terra. Gênesis 1:1. A Bíblia é uma carta de Deus para nós, Ele é amor, um forte abraço.

    ResponderEliminar
  18. Que post mais lindo, amei!
    Eu creio, mas confesso que ainda não consegui alcançar uma fé inabalável.
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderEliminar
  19. Olá, amiga Teresa,
    Passando por aqui, para deixar os meus votos de feliz fim de semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. Em que acredito, eu, querida Teresa ? Vão todos achar muito estranho dizer que acredito no ser humano. É verdade que o mun do anda violento, com guerras por todo o lado, mas, se pensarmos bem, tudo isso é provocado por " meia duzia " de déspotas que não olham a meios para se manterem no poder ou para conquistar mais um pedaço de terra. Costumamos olhar só para o lado mau e esquecemo-nos dos milhares de pessoas que fazem maravilhas neste nosso mundo, que dão a vida para socorrer os miseráveis vitimas da guerra, como aconteceu há pouco em Gaza. E os voluntários que socorrem aqueles que fogem para outros destinos, em barcos lotados pelo mediterrâneo? E tantos e tantos outros por esse mundo fora sempre prontos a ajudar e a trabalhar em diferentes áreas, com o intuito de promover o bem estar das sociedades. Sim, Amiga, o ser humano na sua grande maioria é pleno de essência, com um coração fratermo e pacifico. E Deus? Confesso, prefiro não pensar Nele para não me zangar ao ver tanta criancinha a sofrer com fome e com doenças graves. Prefiro falar de vida, agradecendo -lhe pela sorte que tenho tido e vivendo um dia de cada vez, fazendo os possíveis por ser uma pessoa correcta e respeitadora. Passar esses ensinamentos para os meus filhos e netos foi sempre o meu lema e só espero que a vida continue assim, para todos nós, serena e que nos livre, se possível de males maiores. Um tema complexo nos trouxeste, Amiga, mas muito importante para reflexão. Um beijinho carregadinho de amizade e que a vida te proporcione dias bons, com alegria e paz à tua volta
    Emilia 🌻 🌻

    ResponderEliminar
  21. Teresa, minha querida, se há coisa que eu não julgo, é a religiosidade dos outros, eu dou completa liberdade, não julgo as pessoas que procuram caminhos diferentes, seja através das religiões, através de Filosofias de vida, através do Budismo, Espiritismo, Evangélicos, Protestantes... defendo o que for bom para elas, os caminhos que lhes dão paz de espírito e que cooperam para que com algumas ajudas sejam pessoas tranquilas, de fé, com paz. E felizes.
    Elas chegarão onde pretendem... Sim, chegarão "Nele", quem sabe. A espiritualidade está dentro de nós, não fora. E cada um sente de maneira diferente.
    Beijinho, querida amiga, um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  22. Olá, amiga Teresa
    Passando por aqui, para desejar uma feliz semana, com muita saúde e paz.

    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar