01 abril, 2024

Pétala nº 3811

"O tempo existe e tem som."


“Nas aldeias, ou nas cidades, nas casas perto das igrejas, o som dos sinos que assinalam a passagem das horas ainda resiste – e por vezes incomoda um pouco, mas sim, impõe respeito. O tempo existe e tem som."

“… para os distraídos do mundo, uma possível oferta: um relógio que em vez de emitir um tic-tac constante ou em vez do som de um pássaro, que hora a hora nos faça saltar de susto pelo volume sonoro e não pelo conteúdo da mensagem, em vez disso, ter um relógio que murmure, alternadamente duas frases:
- não te esqueças que vais morrer 
- não te esqueças de viver 
Duas frases que estão evidentemente ligadas e de que muitos filósofos já falaram com detalhe. Imaginar, então, um relógio que, por exemplo, a cada 30 minutos diga a frase “não te esqueças que vais morrer” e a cada 15 minutos a frase “não te esqueças de viver”. Cada pessoa poderia, claro, manipular a frequência das duas frases de acordo com o seu gosto privado, no limite ficando apenas, por exemplo, com a frase “não te esqueças de viver” a ser ouvida a cada hora. Um relógio cuja passagem do tempo seja assinalada com frases sábias.“ 

GONÇALO M. TAVARES, professor e escritor português (1970-), in crónica “O som que o tempo faz quando muda o ano”, revista "E", jornal Expresso, 5 Janeiro 2024



PORTUGAL / Aldeia histórica do Piódão, fotos daqui.


Obrigada Luis, pela linda flor primaveril.
 Ao amigo poeta / pintor, desejo uma feliz e inspiradora Primavera.


29 comentários:

  1. Muitol indo o post! Beleza de aldeia e desde pequena, sempre gostei de ouvir os sinos. Realmente eles podem nos dar avisos... Gostei de ler!
    Feliz ABRIL!
    beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. Minha querida “jardineira”,
    Nunca devemos esquecer as coisas relevantes, não importa em que período da vida estejam. Viver neste sumidouro de emoções não é simples, mas, só acontecerá uma vez.
    Nunca devemos esquecer as nossas boas amizades... Eu celebro as minhas com rosas vermelhas.🌹🌹
    Beijos e feliz abril, que chega levando (2024), com tudo para frente!!!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Teresa. Ainda tenho em mim as badaladas dos sinos de uma igrejinha de minha vila. Elas ressoam as minhas lembranças e saudades. Mas um relógio sincronizado com frases a nos lembrar que a vida é efêmera gostaria.
    Bonita partilha e alerta.
    Feliz abril com belas esperanças renovadas.
    Abraços de paz.

    ResponderEliminar
  4. Las fotografías preciosas, bellas las dos y las frases tocan en lo profundo, realmente deberiamos oirlo cada espacio de tiempo para comprender que no vamos a estar eternamente, pero si podemos aprovechas nuestro tiempo y vivir dejando huellas positivas, me ha parecido un spot extraordinario, gracias amiga
    Un abrazo y a seguir celebrando la Pascua

    ResponderEliminar
  5. O tempo existe, ainda aqui estamos.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Esta pétala de Gonçalo M. Tavares tocou-me muito. Obrigada, minha Amiga Teresa por partilhares tantos textos que gostas.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia de Oitava de Páscoa, querida amiga Teresa!
    A única certeza que temos é que vamos morrer. Vamos vivendo enquanto der.
    Amo ouvir os sinos daqui ao meio dia...
    Tenha um tempo Pascal abençoado!
    Beijinhos pascais

    ResponderEliminar
  8. Um bom escritor, que diz coisas interessantes nos seus livros.
    Obrigado pela partilha.
    Boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  9. Olá, amiga Teresa,
    Sem dúvida que o tempo tem som. E, os relógios que nos orientam, são a prova inequívoca dessa realidade.
    Excelente partilha!
    Deixo os meus votos de uma feliz semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. These are such beautiful images, thank you for sharing!

    xoxo, Midori

    https://www.midorilinea.com/blogs/midori-linea/my-daughters-turns-one-photoshoot

    ResponderEliminar
  11. Toca o sino, na torre da igreja...
    Beijo, boa semana

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde Teresa,
    Pétalas de sabedoria, que convidam a uma reflexão.
    Gostei!
    O tempo e a vida de mãos dadas.
    Piodão é uma aldeia linda, que já tive o gosto de visitar!
    Beijinhos,
    Emília

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde Teresa
    Uma partilha deveras interessante, que gostei bastante de ler.
    Piodão a aldeia presépio que já visitei muitas vezes e acho sempre belezas diferentes quando lá vou eu.
    Boa semana com saúde e paz.
    Um beijo
    :)

    ResponderEliminar
  14. Olá :)
    Que excelente publicação!
    Gostei muito.
    Tenho na minha memória de infância, o Piodão, as Minas da Panasqueira ( o meu avô e tios andaram lá ) Tortosendo, Erada e os sinos que acordavam as serras.
    Tocou-me muito esta publicação.
    Abraço e brisas doces **

    ResponderEliminar
  15. Filosoficamente costuma dizer-se que o tempo não existe.
    Mas será uma falácia pois vemo-lo nas nossas rugas e na
    falência dos nossos órgãos. E também nos sinos das igrejas
    que já não tocam como "soía", porquanto há localidades, como a
    minha, onde já não se ouvem. "Mudam-se os tempos/mudam-se
    as vontades.
    Ao fim e ao cabo, bem vistas as coisas prefiro a frase "não te esqueças de viver". :)
    Boa semana, amiga.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  16. Gostei de ver as fotos, porque considero a povoação muito bonita e porque não mostram as casas de outra tonalidade que já estão fazendo a sua aparição.

    Nunca li nada de Tavares, mas o excerto agradou-me.

    Peço desculpa pela demora da resposta ao seu comentário , que agradeço.

    Como mostrou interesse pelo Catarismo e presumo que leia Francês, sugiro a leitura de "Les Femmes Cathares ", de Anne Brenon, e "Histoire des Cathares ", de Michel Roquebert.

    Abraço, tudo de bom :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São, agradeço a sugestão de leituras. Não domino o francês (gostava!) mas dá para ler.
      Beijo.

      Eliminar
    2. Estamos ambas na mesma situação. A resposta é mais completa ao seu comentário no meu blogue.

      Abraço, bom resto de semana :)

      Eliminar
  17. "Não te esqueças de viver" !! Esta frase devia estar presente em todos os instantes. Há muita gente, demasiada gente, que não vive...apenas existe! Viver é muito mais que existir!
    Tenho um poema sobre o tempo que fiz, acho que nos meus tempos de faculdade, é um dos meus primeiros sonetos, sempre incentivado pelo meu saudoso condiscípulo Manuel António Pina. Vou deixar-to.

    Não sei o que é o tempo ou que vantagem
    pode haver em suas exactas dimensões,
    já que todo o tempo são apenas ilusões
    que duram só enquanto dura esta viagem.
    .
    O tempo do relógio é uma miragem,
    divide, não o tempo, mas as sensações.
    As horas que indica são meras convenções
    que exercem sobre nós uma vil chantagem.
    .
    O tempo verdadeiro é aquele que eu vivo!
    Não determinado por nenhum engenho.
    Do meu tempo só eu disponho, só eu comando.
    .
    Mas desse tempo, somente não consigo
    decidir o tempo que ainda tenho.
    Alguém determinará o dia, a hora… quando!

    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "O tempo verdadeiro é aquele que eu vivo!"
      Grata pelo belíssimo poema, meu amigo Albino... poeta de longa data.
      Mais uma pétala tua que eu vou guardar e um dia plantar.
      Tenho andado a adiar, mas vai ter de ser: este ano vou ler tudo o que encontrar de Manuel António Pina, "poeta de todas as palavras" que gostava de gatos.
      Beijo.

      Eliminar
  18. Bom dia, Teresa
    Postagem reflexiva, as frases são verdadeiras e nos leva a pensar que somos como neblina, porém a boa notícia é que existe a vida eterna, segundo a Bíblia, um forte abraço.

    ResponderEliminar
  19. Olá, amiga Teresa,
    Passando por aqui, para desejar um feliz fim de semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. O homem tem sede de viver, mas o espetro da morte está sempre no seu pensamento.
    Abraço de paz e amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  21. Bom dia! Muito lindo blog, portanto ficarei! Seguindo-te agora. Beijos e um excelente final de semana para ti.

    ResponderEliminar
  22. Teresa, minha querida, dá o que pensar essa pétala:
    " não te esqueças que vais morrer e não te esqueças de viver "
    A minha sorte, amiga, é que não esqueço das duas!
    Talvez seja bom ter em mente, pois quando fizermos besteiras ou quando formos com muita 'sede ao pote' lembraremos que não vale a pena, pois nada levaremos. Então viveremos, apenas, com alegria.
    Adorei essa Aldeia, fui ao site.
    Tivemos um cãozinho que cada vez que o sino da igreja, aqui perto, tocava, ele ia para a janela, mais próxima e "uivava", sim, igual aos lobos... jamais entendi aquilo! Foram anos.
    Excelente pétala, querida amiga... faz pensar.
    Um feliz fim de semana,
    beijinho.

    ResponderEliminar
  23. A aldeia é linda ,entre arvoredos, Gonçalo M Tavares gosto de reler(tenho livros dele), e amo as aquarelas do nosso amigo Luís _ suas pétalas sempre assim ,brilhantes.
    Um bom abraço, Teresa
    e um feliz fim de semana

    ResponderEliminar
  24. Olá, amiga Teresa,
    Passando por aqui, para desejar uma feliz semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar