05 fevereiro, 2024

Pétala nº 3803

Taj Mahal, símbolo do Amor Eterno


“O amor eterno não existe. Mesmo a mais forte paixão tem o seu tempo de vida. Chega seu dia, se acaba, nasce outro amor.” 
JORGE AMADO, escritor brasileiro (1912-2001) 

“Amores eternos existem sim, e superam qualquer coisa, mesmo quando ninguém mais acredita neles, eles continuam sempre à espreita, esperando apenas um olhar, um retorno, uma reconciliação.”
AUGUSTO BRANCO, pseudónimo de Nazareno Vieira de Souza, poeta e escritor brasileiro (1980-)

“O amor eterno é o amor impossível. Os amores possíveis começam a morrer no dia em que se concretizam.” 
EÇA DE QUEIRÓS, escritor e diplomata português (1845-1900)

"Tanta gente quer fórmulas de amor eterno. Não acredito em fórmulas, mas, por via das dúvidas, não fale, não conte detalhes, não satisfaça a curiosidade alheia. A imaginação dos outros já é difamatória que chegue."
MARTHA MEDEIROS, escritora e poetisa brasileira (1961-) 

“O que a memória ama fica eterno. Te amo com a memória, imperecível.” 
ADÉLIA PRADO, filósofa, professora, contista e poetisa brasileira (1935-) 


MORRER DE AMOR 

Morrer de amor 
ao pé da tua boca
 
Desfalecer 
à pele 
do sorriso 

Sufocar 
de prazer 
com o teu corpo
 
Trocar tudo por ti 
se for preciso 

MARIA TERESA HORTA, escritora, jornalista e poetisa portuguesa (1937-)

Fotos: ÍNDIA /Agra, 2010. 

Texto e fotos aqui.

 
Queridos amigos, há dias o meu coração pregou-me um valente susto quando começou a bater desordenadamente ao mesmo tempo que a pressão arterial subia vertiginosamente. Já fui vista pelo meu médico, já fiz exames, já acalmei. Aguardo os resultados.
Vai ficar tudo bem, sei que sim, mas... filha de doente cardíaco tem medo de um coração descompassado.
Desculpem se não os visitar com a assiduidade habitual.
Beijos e abraços.

Grata a todos, por tudo! 🙏


19 comentários:

  1. Lindas frases sobre o amor que para mim eternos é! Adorei! Vela poesia também! beijos, chica e seja ótima a nova semana!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia de Paz, querida amiga Teresa!
    Fico com o último pensamento.
    Adélia sabia bem o que dizia e me identifico com o que ela disse.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos com carinho

    ResponderEliminar
  3. Magníficas citações.
    Com um excelente poema da Maria Teresa Horta.
    Boa semana querida amiga Teresa.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  4. Rogério V. Pereirafevereiro 05, 2024

    A paixão, essa, é efémera
    ... e como pode o amor ser eterno
    se a morte vem
    e o leva, também?
    (custa, se a memória não ajuda)

    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Será que se morre de amor? Creio que não! Mata-se, alegando-se que que é por amor, mas, não é de certeza.. é sim por obsessão, por ciúmes descontrolados, por problemas psicologicos.....enfim...por doença.,,,,, e, infelizmente acontece muito. Acredito no amor eterno, embora considere que se vai transformando à medida que o tempo passa, assim como nós que vamos ficando pessoas diferentes, com a idade a avançar. Sabes, Teresa, da minha varanda, todos os dias vejo um casal de idosos a estacionar o carro em frente ao meu prédio e como acho lindo o carinho que se nota entre os dois; ultimamente, ela tem usado bengala, mas, com a ajuda dele, sai do carro e lá vai fazer umas comprinhas,, enquanto ele a espera na calçada. Admiro-os muito, porque, apesar das dificuldades, não ficam em casa e isso é muito bom para a sanidade mental dos dois . Quando a olho, lembro da minha mãe que , como esta senhora, gostava de andar bem arrumadinha e viveu um Amor, destes, que eu considero eterno. E não será, querida Teresa? Belas pétalas, cheias de amor, como de amor deveria, também, o mundo estar cheio. Infelizmente, só se vê ódio. Um abraço, apertadinho e de amizade carregadinho
    Emilia ♥️ 🌹

    ResponderEliminar
  6. Desejo que já estejas bem. minha querida Amiga. Temos que ter cuidado com o coração. Eu tenho arritmias, mas felizmente nãos as sinto, mas quando faço um holter os resultados parecem de um sismógrafo.
    Quanto às tuas pétalas sobre o amor são lindas e todas elas têm algo de verdade. No entanto lembro Vinícius: "Que seja infinito enquanto dura".
    Tudo de bom.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Graça, fiz o holter 24 horas, de 6ª feira para sábado. Resultado, só dia 7. Hoje fiz análises.
      Estou calma, com a pressão arterial a normalizar.
      Beijo, boa semana, fica bem minha amiga.

      Eliminar
  7. Olá, amiga Teresa!
    É verdade. Não há amor eterno, no que diz respeito à relação entre dois amantes. Mas ficam eternas boas lembranças dessa relação.
    Excelente pétala. Gostei muito.
    Deixo os meus votos de uma feliz semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. O amor é um desassossego e nada tem de eterno. Há excepções, uma delas é da Maria Teresa Horta que amou o seu marido, desde sempre até ao fim da vida dele. O poema que está publicado hoje aqui, é quase certo que era para ele.
    As suas melhoras.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Minha querida “Jardineira”,

    “Precisamos sempre colocar o coração para trabalhar pelo amor, caso contrário, ele voltará a ser apenas um músculo bombeando sangue para as artérias!”
    °°°
    https://frases-dougblog.blogspot.com/2013/03/frases-doug-blog-douglas-melo-amor-3.html

    E assim, os aforismos tornam-se boas mensagens a serem seguidas, ou não? A escolha é do leitor.
    Beijos e uma semana repleta de amor!!!

    ResponderEliminar
  10. Assisti a dois casos de morte por amor.
    À esposa e à irmã.
    As melhoras, foi só um susto.
    Beijo

    ResponderEliminar
  11. Querida Amiga, foi só um susto! Já estás medicada e, com certeza, vais melhorar. Um abraço apertadinho e os meus votos de completa recuperação. Não te preocupes com as visitas
    Emilia

    ResponderEliminar
  12. Querida Teresa
    Começo por te desejar boas melhoras. O coração, a tensão arterial
    de vez em quando pregam sustos que têm de ser levados a sério...
    E sei que levas. Seguir a medicação e as recomendações médicas já
    é meio caminho andado.
    As tuas citações são maravilhosas. Há quem diga que não se ama
    com o coração...mas com o cérebro. Mas sigamos o que nos dizem
    esses belos poetas.
    E Viva a Poesia!
    Repousa e não penses nos blogues :)
    Estaremos por cá quando estiveres completamente boa.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  13. Querida Teresa, pois eu prefiro ficar com Augusto Branco e Adélia Prado! Eu acredito no amor eterno, tenho tantas lembranças e principalmente dos meus pais, dos meus avós... e de muitas outras pessoas. Amor eterno existe, sim, mas não tem regra, não é modinha de adolescente. É sentimento que amadureceu. Amor não se compara, e não se discuti, nunca haverá um consenso, as pessoas são diferentes.
    Muito boa essa tua postagem, amiga, só para falar em amor já está bom! Amor é um sentimento maravilhoso, de cumplicidade, de carinho, de generosidade, de querer um bem infinito ao parceiro!
    Uma boa semana, querida, falamos...descansa bastante, tua saúde está em primeiro lugar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Olá, amiga Teresa, passando por aqui, para desejar um feliz fim de semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. O amor eterno é uma utopia. Pode existir uma grande amor, algo que seja vital para quem assim ama de forma tão siblime. Mas como dizia Pessoa, "Nada dura para sempre!" E porquê? Porque também o amor se desgasta e a rotina é o principal agente desse desgaste. O amor dura tanto mais quanto mais formos capazes de lutar contra as rotinas que tendem a instalar-se com o passar do tempo. Este será sempre um tema controverso. Mas nunca podemos esquecer que um grande amor pode ser muito breve se não existir entre os dois cumplicidade e partilha.
    Muito bonito o poema da Teresa Horta.
    Quanto ao teu coração... vou dizer-te uma coisa:
    O meu pai, partiu aos 59 anos com um enfarte agudo do
    miocárdio. Fiquei aí a saber que era de um grupo de risco. Infelizmente, isso confirmou-se, porque passados 9 anos tive exatamente o mesmo acidente cardiovascular que levou o meu pai. Felizmente fui assistido a tempo, com técnicas mais evoluidas e sonsegui ultrapassar esse momento complicado ( Tenho quatro Stent´s instalados no interior das artérias vasculares). A partir desse momento alterei completamente hábitos e comportamentos. Deixei imediatamente de fumar e mantive SEMPRE uma vigilância activa sobre os índices de colesterol, por forma a mantè-lo dentro dos valores aconselháveis. Estou ótimo e continuo a jogar golfe, que é a minha segunda paixão! Aconselho-te a ires pelo menos uma vez por ano sempre ao mesmo cardiologista. Para além do exame normal, deves fazer sempre um electrocardiograma com prova de esforço!
    Não sou médico, mas nestes anos já aprendi muito sobre o coração!

    Tem cuidado Teresa. Um grande abraço e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu pai teve um primeiro enfarte aos 55 anos, no período conturbado pós independência, em Moçambique. Já em Portugal teve mais três, ligeiros segundo o médico que o acompanhava no hospital de Vila Real. Faleceu aos 70 anos (no exacto dia do 50º aniversário do meu marido), seis meses após cirurgia cardiotorácica realizada no Hospital da Universidade de Coimbra. Cirurgia que ele teimosamente recusou fazer antes.
      Senti o mundo virar-se ao contrário e nunca mais o meu sistema nervoso foi o mesmo. Entretanto, fiz todos os exames cardíacos. Felizmente, estava tudo bem e bem continuou.
      Há cerca de seis anos apareceu o malfadado colesterol (genético). Comecei a tomar diariamente estatina, e fui aconselhada a reduzir/abolir lacticínios, carne vermelha, gorduras. Não fumava. Sempre fiz exercício físico e mantinha uma alimentação saudável. Não foi difícil fazer algumas alterações à mesa. Rapidamente, a dose de estatina foi reduzida para três comprimidos por semana.
      Nunca falhei nas idas ao médico, sempre de seis em seis meses. Mas falhei quando reduzi a actividade física durante a pandemia. E continuo a falhar por não ter ainda conseguido voltar às minhas rotinas. Nem parece meu, acredita.
      Muito obrigada pelos conselhos, meu amigo.
      Beijo, boa semana.

      Eliminar
  16. amiga espero que esta tudo bem com voce eu tambem nao ando muito bem de saude por isso eu fazer os meus videos pois assim perco menos tempo e nao deixo o blog sema nada amiga linda a saude acima de tudo pois sem ela nao somos nada por isso amiga linda cuide se si ok desejo tudo de bom com muita saude mil bjs feliz domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Isa.
      Cuide também bem de si, amiga. A saúde e o nosso bem mais precioso.
      Beijo, boa semana. 💐💚

      Eliminar