15 janeiro, 2024

Pétala nº 3800


“Que não nos podemos livrar de nós próprios, que nos levamos sempre connosco para todo o lado, isso já eu sabia. Só não sabia que também carregamos os outros para todo o lado.” 

“Como é que nos livramos dos outros? Vivendo com determinação a nossa própria vida.” 

BERNHARD SCHLINK , escritor alemão (1944-), in “A Neta”, Ed. ASA, 2023 


“A vida não é o ideal imaginado.”

“A vida, como o planeta, gira. Nada interfere e tudo pode enlouquecer-nos.”

PATRÍCIA REIS, jornalista e escritora portuguesa (1970), in “Chave de entendimento para uma sinfonia perdida”, Ed. Expresso, 2018


“Se a vida é apenas uma passagem, sobre essa passagem, ao menos semeemos flores."

VALÉRIE PERRIN, escritora francesa (1967-), in "A breve vida das flores", Ed. Presença, 2022


(fotos net)

22 comentários:

  1. Pensamentos lindos e bem escolhidos sobre a VIDA e as fotos maravilhosas!
    Linda semana! beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. A nossa vida é o único lugar onde nos é permitido viver... sem alternativa.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. É a vida, que temos de saber viver.
    Magníficas pétalas, muito bem escolhidas.
    Boa semana querida amiga Teresa.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Que pétalas tão carregadinhas de sabedoria. Obrigada, minha Amiga Teresa.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  5. Sobre a pétala todas as cores;
    os lilazes. o brilho do sol no amarelo, as rosáceas.
    E a vida nada mais é que essa sementeira que transborda sentimentos a cada caminhada.
    Vivamos pois, Teresa. Assim ,determinadas.
    Com beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá, querida amiga Teresa!
    Perfeito pensamento de cuidarmos da nossa vida e não tentarmos ser salvadores da pátria,
    Cuidando bem de nós, automaticamente os que nos cercam estarão melhores.
    Não tem nada de egoísmo. É saber viver.
    Começou muito bem a brigar com tanto ênfase no bom que somos e temos.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos com carinho

    ResponderEliminar
  7. Pétalas lindas, coloridas e perfumadas para alegrar os nossos dias
    Mena
    maiordesesenta

    ResponderEliminar
  8. Muitos de nós, têm essa dificuldade em se livrar dos outros. Porque não conseguem seguir o seu caminho sozinhos, sem carregar no seu seio com a vida dos outros. Esse é um grande paradoxo.
    Excelentes pensamentos/reflexões, amiga Teresa.
    Deixo os meus votos de uma feliz semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Não sou uma grande admiradora do autor alemão, embora conheça quase toda a sua obra literária. “A Neta” tenho à mão, mas ainda não me apeteceu lê-lo.

    Eu não me quero livrar de mim própria — como também não me quero livrar dos outros. Quero acreditar que o AMOR é o motor que nos faz girar para o bem ou para o mal.

    Beijo da Teresa daqui para a Teresa daí 🌻 semeando flores 🌺

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa lê "A Neta". É um romance extraordinário!!!
      Beijo, cuida-te bem. 🌷💚

      Eliminar
  10. Querida amiga “Jardineira,”
    Como diz um de meus aforismos:

    “A vida é um monte de personagens diferentes, em histórias parecidas!”

    Beijos... Boa semana... E uma vida sempre florida!!!

    ResponderEliminar
  11. A vida é sobretudo uma dádiva.
    Para ser agradecida e apreciada.
    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Hoje deixas-nos uma Pétala muito poética Teresa. Gostei muito!
    A vida será sempre o resultado de tudo quanto fazemos e pensamos a cada momento. Contudo há sempre algo que não determinamos e está para além da nossa vontade. Por isso, enquanto passamos pela vida e antes de enlouquecer, ao menos semeemos flores!
    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  13. Sabes, Teresa? Eu ainda não sei o que é a vida. E, por esse andar,
    nunca vou saber. Ainda estou em estado de observação, tentando
    compreender, apreendendo cheiros e sabores. E talvez seja isso
    mesmo...
    Belo post, como sempre, em que nos trazes pedaços das tuas
    leituras sempre interessantes.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  14. Grata pelas flores e pensamentos que vai espalhando no nosso caminho.
    Vou levá-los comigo e não me vão pesar!
    Vão colorir o meu caminho
    Mena

    ResponderEliminar
  15. Ao longo da vida temos sempre muito mais para aprender e as frases apresentadas são bons motivos para reflexão.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  16. Olá, amiga Teresa, passando por aqui, para desejar um feliz fim de semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Querida Teresa
    Grata por me teres levado o link do poema "Lembrança", de Miguel Torga, publicado no teu "Rol de Leitura".
    Nele descobrimos essa faceta tão sensível do grande poeta que ele é.
    Recorto as seguintes palavras :
    "Coisa esquisita é esta da lembrança!
    Na maior noite,
    na maior solidão,
    vem a tua presença verdadeira,
    e eu vejo no teu rosto o teu desgosto,
    e um ramo de flores, que não existe, cheira!
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  18. Lindas pétalas plenas de cor e sabedoria.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  19. Olá Teresa. Venho reler-te e desejar que tenhas um bom final de semana!

    ResponderEliminar
  20. Levar os outros por vezes ... complica ☺️
    Bj Teresa e 👏👏👏

    ResponderEliminar