08 dezembro, 2023

Pétala nº 3797


“Olhem para a janela. E perguntem-se: ‘A minha vida tem uma janela aberta’ Se não tiver abram-na o quanto antes. Não tenham vistas curtas. Saibam que estamos a caminhar para o futuro, que há um caminho. Olhem para o caminho.” 

PAPA FRANCISCO (Jorge Mario Bergoglio), 266º Papa da Igreja Católica, eleito em 13 de Março de 2013, natural da Argentina (1936-), citado por José Tolentino Mendonça, in crónica “Recomeçar”, revista “E”, jornal Expresso de 16 Setembro 2022 


"Quando caminhamos, não podemos ir com demasiados pesos, senão não vamos longe. O viajante ou o peregrino têm de aceitar fazer a experiência de viver daquilo que é de cada dia. Isto é que é viver de Deus. Em cada dia temos Deus."
 
JOSÉ TOLENTINO MENDONÇA, cardeal, teólogo e poeta português (1965-) in “Uma beleza que nos pertence”, Ed. Quetzal, 2019




(fotos net)


19 comentários:

  1. Lindas pétalas e o Papa sempre me encanta com palavras e figura! Lindo fds! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  2. Curioso o pensamento do Para com metáfora "janela aberta" talvez seja uma mensagem para o interior da Igreja em que ele é o Sumo Pontífice.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Abri a janela e morri de frio 🥶

    Abraço-te, Teresa, cheirando a rosa que é lindíssima.

    ResponderEliminar
  4. Boa tardinha de paz, querida amiga Teresa!
    Não é à toa que a Palavra de Deus nos deixa claro que a cada dia basta seu mal (ou bem)...
    Para que pressa de viver mais de um dia por vez?
    A Graça divina é para hoje...
    Um excelente post/mensagem!
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderEliminar
  5. Excelente Pétala Teresa!
    Todos temos que ter uma janela aberta para o mundo para vermos todos os caminhos. Evitemos os caminhos de sombra. Caminhemos sempre pelos divinos trajetos de luz!...

    Um beijo e um bom fim de semana minha amiga.

    ResponderEliminar
  6. A vida é uma estrada contínua. Mesmo com obstáculos pelo caminho, nunca devemos deixar de caminhar.
    Excelente partilha, amiga Teresa!
    Votos de um feliz fim de semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Duas excelente pétalas.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  8. Rogério V. Pereiradezembro 09, 2023

    Tive um longa conversa com o padre que responde por duas Paróquias, uma delas é a minha. Há saída disse-lhe "Meu caro, depois de seguir Francisco operou-se uma mudança profunda em mim. Eu era ateu. Agora sou... agnóstico!"
    Ele, pondo-me a mão no ombro, sorriu-me...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou... pela liberdade religiosa!
      Beijo Rogério. Cuida-te bem.

      Eliminar
  9. Vistas largas comentou o Manuel Porto quando soube que o meu pai tinha entrado em Filosofia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. sempre lindas petalas bravo dsejo tudo de bom um lindo e feliz domingo bjs saude

    ResponderEliminar
  11. Duas excelentes citações.
    Gostei de ler.
    Boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  12. A rosa é linda e as pétalas publicadas são maravilhosas.
    Tudo de bom, minha Amiga Teresa.
    Só volto para o ano.
    Um Natal cheio de amor.
    Um ano de 2024 com saúde e muita paz.

    ResponderEliminar
  13. Olá, amiga Teresa,
    Passando por aqui, para desejar uma feliz semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Pensamentos que nos abrem a Alma, que nos indicam
    o caminho que temos de percorrer.
    Para o fazer não precisamos de grandes trouxas.
    Bastará o amor que o nosso coração conseguir abarcar.
    Continuação de boa semana, querida Teresa.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  15. Caríssima, completamente de acordo com a mensagem generosa de sua publicação deixo cordial abraço. CSamma

    ResponderEliminar
  16. Muito boas , ambas as citações, minha amiga.

    Abraço e bom resto de ano :)

    ResponderEliminar
  17. Que pétalas tão cheias de sabedoria e lucidez.
    Um ano de 2024 cheio de amor, saúde e conforto, minha querida Amiga Teresa.
    Um beijo.

    ResponderEliminar