20 novembro, 2023

Pétala nº 3794


"A vida é movimento, quem mais se agita mais vive. A vida é fome, sobrevive quem come. A vida é bruta, vence quem mais luta."


"A vida é um arco, tem o seu começo e o seu fim, inicia-se num berço, faz o seu voo ascendente, e a partir de certa altura a curva desce até nos entregarmos à terra, de novo dentro de uma caixa de madeira que em nada difere de um berço. É nessa descida que me encontro, nada tenho que me queixar. Recuso o lamento, repudio a contemplação da doença e condeno o prolongamento da vida para além dos seus limites. O que não quer dizer que não sofra. Há muito que cheguei à conclusão de que faz parte da descida do arco da vida lidar com o sofrimento." 


"Mente a rosa, mente o cravo
mente a Natureza inteira - a vida falsa
verdadeira."

LÍDIA JORGE, escritora portuguesa (1946-), in “Misericórdia”, Ed. D. Quixote, 2022


O diário do último ano de vida de uma mulher, "um livro sobre o esplendor da vida que acontece quando as pessoas estão para partir"."

Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores, 2022
Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues, 2023
Prémio do PEN Clube Português de Narrativa, 2023
Prémio Literário Fernando Namora, 2023
Prémio Médicis Étranger, 2023

Obrigatório ler!

(fotos Teresa DiasCUBA/Varadero, 2023)


38 comentários:

  1. Lindas tuas fotos e trechos escolhidos! E esse livro deve mesmo ser boma e interessante leitura!
    ótima semana! beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. Ainda não li este livro da Lídia Jorge, uma escritora que muito admiro.
    Obrigado pela partilha.
    Um beijo e boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Esse livro está ali na fila.
    Muito Obrigado pela sugestão.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Concordo inteiramente com o texto ilustrado por lindas fotografias em tons de verde esperança.
    Também eu, já a dobrar a esquina dos 70 e com várias doenças , recuso-me a ser uma doente e tento adaptar-me a algumas limitações e viver cada dia o melhor possível.
    Há ainda tanto para aprender e Viver!
    Não conheço este livro mas agradeço a sugestão.
    Mena

    ResponderEliminar
  5. É mesmo obrigatório ler este livro carregado de amor à vida e cheio de humanidade. Eu já li. Depois de o ler fiz silêncio dentro de mim como que a guardar cada palavra.
    Tudo de bom, minha Amiga Teresa.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde de paz, querida amiga Teresa!
    Vence quem luta mais e melhor...
    Adorei o pensamento e me serve de mote semanal.
    Tenha dias novos abençoados!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderEliminar
  7. Excelente pétala Teresa!
    Excelentes excertos de um maravilhoso livro que muito gostei.
    A sua leitura interpela-nos sobre a existência de uma vida vazia, que deambula no tempo, perdida no rumo, caminhando nos dias ao acaso... porque sabe como tudo acaba.

    Uma boa semana. Beijo.

    ResponderEliminar
  8. Excelentes excertos deste livro, que subscrevo na íntegra.
    Gostei bastante, amiga Teresa.
    Deixo os meus votos de uma feliz semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos , com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Minha querida “Jardineira”,
    Eu leio de tudo... Este livro de “Lídia Jorge” já li e há muitos clichês nele, mas, também há muita sabedoria. E a vida é assim, saber transformar coisas sem sabor em algo palatável.
    Um livro deve ser sempre relido, pois, nunca leremos as mesmas páginas da mesma maneira. E assim que deveria acontecer também com as pessoas, elas deveriam se “reler”, se perdoar, praticar seus clichês e sua misericórdias intensamente.
    Ainda em tempo... Como diz a própria “Lídia Jorge”: “Há uma estupidez inerente às coisas!”
    Beijos e uma ótima semana!!!🌹

    ResponderEliminar
  10. Foi o livro que pedi ao meu amigo secreto de família, no Natal!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente pedido. "Misericórdia" é um romance encantador e inesquecível.
      Abraço.

      Eliminar
  11. E o que eu gosto de estar vivo!!
    Beijo

    ResponderEliminar
  12. Belíssimas Pétalas, querida Teresa.
    Obrigatório ler, dizes...
    E vou lê-lo.
    Lídia Jorge tem o seu lugar de destaque na Literatura Portuguesa.
    Boa semana.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  13. Unas fotografías extraordinarias que me recuerdan a la playa y al verano. En cuanto a las fluctuaciones de la vida, con sus subidas y bajadas, hay que procurar vivirlas sin agobio, y de una forma feliz siempre que se pueda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada J.S. Vila, e bem-vindo ao Pétalas.
      Un abrazo.

      Eliminar
  14. Teresa , grata pela visita e comentários
    As fotografias da quinta, ou de outro post estão à sua disposição.
    A quinta agora está em obras mas é um local tranquilo e onde se realizam muitos eventos , sobretudo na primavera e no verão.
    Gosto de passear aqui pelo blog , encontro sempre uma pétala que me diz o que preciso ...
    Mena

    ResponderEliminar
  15. Todos nós sabemos que " a vida é um arco, tem o seu começo e o seu fim ", mas às vezes o ser humano parece esquecer-se disso e passa-a acumulando riquezas como se, no fim, conseguisse carregar tudo no " berço " onde à terra voltará. A vida pode ser muito bonito e alguns são por ela abençoados, com saúde e com o bastante para viver com dignidade, mas outros, querida Teresa, sofrem tanto que se questionam sobre a razão de terem nascido e são esses também que podem dizer " mente a rosa, mente o cravo, mente a natureza inteira - a vida falsa, verdadeira; esses, lutam, lutam e nunca vencem...para esses a vida é de facto " bruta ". Não me posso queixar da vida, mas também já " cheguei à conclusão de que faz " parte da descida do arco da vida saber lidar com o sofrimento". É duro termos consciência disso, mas o que fazer? Não temos alternativa...
    Não li este livro, mas já ouvi falar dele ; é, com certeza muito interessante. Ainda não terminei o livro Os Anos cujo assunto é mais ou menos o que aqui trouxeste. Obrigada pelas pétalas que nos devem levar a uma profunda reflexão..." tudo passa...só ficam as memórias...boas ou más. Um abraço, bem apertadinho, carregadinho de amizade e de muitos beijinhos
    Emilia 🙏 🌻

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida amiga pelo comentário reflexivo.
      Recordo ter-te falado deste romance muito antes de acabar de o ler. Lê que vais gostar.
      Abracinhos dos nossos. 🌻💛

      Eliminar
    2. Sim, foste tu que me indicaste este livro e outros também. Aliás, muitos dos que tenho lido eram escolhidos no teu rol de leituras, blog que já não usas. Obrigada, Amiga e um abraço (dos nossos....)
      Emilia 🌻 🙏

      Eliminar
  16. Teresa Palmira Hoffbauernovembro 23, 2023

    Embora ainda com febre, dor de cabeça, dores no corpo e cansaço muscular, não acredito que seja o último ano da minha vida.

    De qualquer jeito, já tencionava pedir este livro como prenda de natal, mas depois de ler esta publicação — à qual dou champanhe 🥂 tanto às fotografias como ao excerto — quero ler este último romance da Lídia Jorge, escritora portuguesa que muitíssimo admiro.

    Aceita lá um beijo da tua amiga de longe, como é virtual, não há perigo de contágio 🥵

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuida-te bem Teresa daí, quero continuar a partilhar livros contigo por muitos anos.
      Kuss, beste wünsche freund.
      🌹💚

      Eliminar
  17. Báhhh, querida amiga, essas pétalas de hoje são incríveis, verdadeiras, uma sacudida e tanto que li por aqui... Contestá-las? Não tem como, é isso e pronto, sem muitas chorumelas.
    A vida é curta, e além disso, viver é para os corajosos. Não digo que não seja bela, mas é uma arte passar por essa vida e não se enroscar em nossas próprias teias (trama de fios entrelaçados).
    Já ecutei muitos dizerem: "na próxima, se voltar, vou ser e agir diferente..." Sim, se voltarmos e tivermos adquirido muita experiência.Também penso assim.
    Adorei essa postagem, vou dar uma procurada nesse livro, sim.
    Um ótimo fim de semana, minha querida,
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NÃO!!!! Não, não, amiga querida, a mim me basta uma só vida. Ir e voltar, nem pensar, eu odeio viagens longas... É nesta vida que eu quero e posso mudar tudo para melhor. Numa outra nada tenho como garantido.
      Que a vida é curta eu concordo, mas é tão bom viver a infância, a adolescência, constituir família, ver crescer os filhos, depois os netos, ver as rugas a aparecer e os cabelos a embranquecer, sentir uma dor aqui e outra ali, conviver com lapsos de memória, ler sem óculos, ler com óculos, ler porque o tempo não pára e as palavras são muitas..
      Beijo querida, bom fim-de-semana

      Eliminar
    2. rsssss, calma, foi brincadeirinha, eu quero é encontrar o paraíso prometido e de lá não sair para mais nada. Morrer ou não morrer por lá mesmo...sei lá.
      Difícil de entender esse mundo, imagina um outro...
      Beijinho, querida.

      Eliminar
    3. Eu entendi...😘😁😀🌷

      Eliminar
  18. Mais uma pétala maravilhosa.
    Pelos trechos apresentados é certamente um livro a não perder, irei comprar.
    Obrigado pela partilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Infelizmente, parece-me que o sofrimento faz parte de todas as fases da vida do ser humano.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  20. Fotografías y texto extraordinario, un buen conjunto para saborear su belleza, sobre el libro debe ser muy emotivo, ya que escribir pisando sus últimos tiempos arrancará emociones muy fuertes
    Me alegra haber llegado a tu blog
    Un abrazo

    ResponderEliminar
  21. Olá, amiga Teresa,
    passando por aqui, para desejar um feliz fim de semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, amigo Mário.
      Aproveito para avisar que os seus comentários vão sempre para spam. Desta vez o atraso na publicação foi enorme. Desculpe.
      Beijo, tudo de bom para si meu amigo, no fim-de-semana e sempre.

      Eliminar
    2. Boa Tarde, amiga Teresa,
      Não têm importância. Não tem que pedir desculpa. Isso também acontece no meu blogue. Muitos comentários vão parar ao spam. Não sei porquê, mas acontece.
      Continuação de Feliz fim de semana.
      Beijinhos, com carinho e amizade.

      Mário Margaride

      http://poesiaaquiesta.blogspot.com

      Eliminar
  22. Boa noite Teresa,
    Belos excertos de um livro que merece ser lido.
    Ofereceram-mo no meu aniversário e, neste momento, anda o meu marido a lê-lo.
    Depois serei eu a ter em mãos esta preciosidade.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  23. Mi aplauso a este pétalo maravilloso sobre la vida que nos regalas, las fotografías son hermosas pero los textos me han encantado, me alegra mucho haberte encontrado, te sigo desde ya...
    Un abrazo

    ResponderEliminar
  24. Unfortunately, suffering seems to be part of all human stages.

    Thanks for sharing.
    Check out my last post. Enjoy your week!

    https://www.melodyjacob.com/2023/11/sometimes-you-have-to-accept-that-you-are-the-problem.html

    ResponderEliminar