05 maio, 2023

Pétala nº 3768

Adélia & Cecília


"É roxo o amor, de amoras não, de dor."

COM LICENÇA POÉTICO
Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não sou tão feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina.
Inauguro linhagens, fundo reinos
-- dor não é amargura.
Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade de alegria,
sua raiz vai ao meu mil avô.
Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.
Mulher é desdobrável. Eu sou.

ADÉLIA PRADO, filósofa, professora, contista e poetisa brasileira (1935-)


"Eu deixo aroma até nos meus espinhos."

MOTIVO
Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.

Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
— não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
— mais nada.

CECÍLIA MEIRELES, jornalista, escritora e professora brasileira (1901-64)




(fotos net)

16 comentários:

  1. Que publicação MARAVILHOSA 🌼
    Embora eu não seja fã da cultura brasileira, admiro absolutamente a POESIA de ADÉLIA PRADO e de CECÍLIA MEIRELES.
    O sol que brilha nas margens do rio Reno, deseja-te um fim-de-semana em beleza 🌸 querida TERESA!!

    ResponderEliminar
  2. Gosto destas poesias quase livres mas de uma intensidade e clarividência, emocionante, Não concordo com o verso: - Dor não é amargura -. Para mim, dor contínua e permanente, é amargura sim.
    Beijinho na face
    *
    Hoje poema novo
    */*

    ResponderEliminar
  3. Um dia, sei que estarei muda...mais nada, mas enquanto não chega esse instante, serei a mulher que já há muitos anos nasceu e se foi transformando tornando-se primeiro mãe e depois avó e o que peço é que a vida me permita mais uns aninhos por cá, prometendo-lhe eu que tentarei ser, a cada dia que passa , uma melhor pessoa Aproxim-se o dia a nós dedicado, Teresa e, além de te agradecer estes lindos poemas, quero desejar-te um dia dia das Mães feliz e que assim sejam todos os outros dias, principalmente que tenhas saúde, tu e os teus para assim poderes acompanhar a vida dos teus filhos e veres o crescimento das tuas lindas meninas. Um beijinho muito, muito especial e muito obrigada pela tua Amizade
    Emilia 🙏 🌻 🌹

    ResponderEliminar
  4. Com as duas maravilhosas Adélia e Cecília só podia ser um ótimo post! Lindo fds! beijos, chica

    ResponderEliminar
  5. Bom dia, amiga Teresa,
    Dois belíssimos poemas aqui partilha. Sem dúvida duas pérolas da poesia, que muito gostei!
    Parabéns, por esta excelente partilha.
    Deixo os meus votos de um Feliz fim de semana, com muita saúde.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Pétalas poéticas lindas de ler
    .
    Um dia feliz ... abraço.
    .

    ResponderEliminar
  7. Bom dia de paz, querida amiga Teresa!
    Duas excelentes escolhas.
    Gosto de ambas, creio ser desdobrável também.
    Tenha um dia das mães abençoados!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Apreciei a publicação de hoje, duas mulheres importantes na poesia.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. O amor... tem as cores do arco -iris...
    O amor é uma planta frágil, precisa ser tratado com todo o carinho e ternura, senão corre o risco de ficar roxo...

    Beijo Teresa e Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  10. Uma partilha sublime! :))
    .
    Sem rumo. Refletindo...
    .
    Beijo. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  11. Duas poetas que usam as palavras de modo sublime para nos tocarem o coração. Tão bom, minha querida Amiga Teresa.
    Tudo a correr bem.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  12. lindas partilhas lindo post bjs um lindo e feliz domingo saude

    ResponderEliminar
  13. Minha querida “jardineira” Teresa,
    Quando duas mulheres detentoras de sabedoria sem igual como estas “conversam”, convém escutar: seja por afeto... Seja por aprendizado... Seja por curiosidade.
    Que o teu domingo seja de Céu azul e coração tranquilo. Beijos!!!

    ResponderEliminar
  14. Cecília Meireles e Adélia Prado, duas poetas maravilhosas, que para mim estão no topo da pirâmide poética! Adorei, amiga!
    Mas hoje quero deixar aqui todo meu carinho para uma querida amiga, carinhosa e sensível mãe. Que teu Dia seja abençoado, amiga querida, meu desejo é que sejas muito e muito feliz!
    Beijinhos 💛🌹💜🌹🧡🌹💚

    ResponderEliminar
  15. Rogério V. Pereiramaio 07, 2023

    Isto não são pétalas
    são amplos jardins floridos
    plenos de odores
    e de diversificadas cores

    Abraço com cheirinho a alfazema

    ResponderEliminar
  16. Dois bombons docinhos.
    Beijo, boa semana

    ResponderEliminar