24 março, 2023

Pétala nº 3753

FERNANDO PESSOA e seus heterónimos


FERNANDO PESSOA
Isto
"Dizem que finjo ou minto
Tudo o que escrevo. Não.
Eu simplesmente sinto
Com a imaginação.
Não uso o coração.

Tudo o que sonho ou passo,
O que me falta ou finda,
É como que um terraço,
Sobre outra coisa ainda.
Essa coisa é que é linda.

Por isso escrevo em meio
Do que não está ao pé,
Livre do meu enleio,
Sério do que não é.
Sentir? Sinta quem lê!"

ALBERTO CAEIRO
O Guardador de Rebanhos II - excerto
"Eu não tenho filosofia: tenho sentidos…
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
Mas porque a amo, e amo-a por isso,
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe porque ama, nem o que é amar…

Amar é a eterna inocência,
E a única inocência é não pensar…"

ÁLVARO DE CAMPOS
Lisbon Revisited (1923) - excerto
"Não me tragam estéticas!
Não me falem em moral!
Tirem-me daqui a metafísica!
Não me apregoem sistemas completos, não me enfileirem conquistas!
Das ciências (das ciências, Deus meu, das ciências!) -
Das ciências, das artes, da civilização moderna!

Que mal fiz eu aos deuses todos?

Se têm a verdade, guardem-na!"

RICARDO REIS
Odes - excerto
"Nada fica de nada. Nada somos.
Um pouco ao sol e ao ar nos atrasamos
Da irrespirável treva que nos pese
Da humilde terra imposta,
Cadáveres adiados que procriam.

Leis feitas, estátuas vistas, odes findas -
Tudo tem cova sua. Se nós carnes
A que um íntimo sol dá sangue, temos
Poente, porque não elas?
Somos contos contando contos, nada."


13 comentários:

  1. Como é que este homem conseguia ser tantas pessoas ao mesmo tempo???
    Beijo, bfds

    ResponderEliminar
  2. Uma pétala preciosa. É sempre um prazer ler Fernando Pessoa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Minha querida “jardineira”,
    Nascemos pessoas, assim sendo, sou mais um dos heterônimos de “Fernando Pessoa”, este ser plural.
    Quem quiser ler sobre “Fernando Pessoa” no ®DOUG BLOG, deixo os links:

    https://blog-dougblog.blogspot.com/2019/08/fernando-pessoa-varias-pessoas-em-um-so-pessoa.html

    https://frases-dougblog.blogspot.com/2013/06/frases-doug-blog_13.html

    Beijos e bom final de semana!!!

    ResponderEliminar
  4. Fernando Pessoa e a sua constante inquietude, aqui bem presente nestes seus heterónimos.

    Excelente pétala, amiga Teresa.

    Votos de de um Feliz fim de semana!
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Fértil imaginação a de Fernando Pessoa.
    .
    Saudações poéticas. Feliz fim de semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  6. Teresa Palmira Hoffbauermarço 24, 2023

    Um baile de máscaras literário, frases de sabedoria inovadora, mas também de solidão incurável — tudo isso é a POESIA e a vida reconstruída de Fernando Pessoa‼️

    ResponderEliminar
  7. Rogerio V. Pereiramarço 25, 2023

    Teu post hoje traz quatro pétalas
    muito poéticas
    muito belas

    ResponderEliminar
  8. Fernando Pessoa, um Poeta completo.
    Nele nos vemos, nos revemos e temos consciência
    de que poderíamos ser tudo isso e muito mais.
    Pois ele foi tudo isso e muito mais. Tinha o talento a seu
    favor.
    A mim falta-me o talento...mas sobra-me a vontade :))
    Bom fim-de-semana, querida Teresa.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  9. é sempre muito bom ler aqui bjs feliz domingo saude

    ResponderEliminar
  10. Que luxo passar por aqui e encontrar o nosso Poeta que soube ser tantos... Que pétalas!
    Muita saúde, minha Amiga Teresa.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  11. Ah! Que maravilha Teresa!
    Hoje em vez de pétalas trazes-nos um maravilhoso e colorido jardim!
    Gostei muito. Senti todos os aromas...!!

    Um beijo.

    ResponderEliminar