03 março, 2023

Pétala nº 3744

Decálogo da Serenidade


"- Só por hoje, tratarei de viver exclusivamente o dia de hoje, sem querer resolver os problemas da minha vida de uma só vez. 
- Só por hoje, terei o máximo cuidado com os meus actos; serei cortês nas minhas maneiras, não criticarei ninguém e nem pretenderei melhorar ou disciplinar ninguém, senão a mim mesmo. 
- Só por hoje, serei feliz na certeza de que fui criado para a felicidade não só no outro mundo mas neste também. 
- Só por hoje, adaptar-me-ei às circunstâncias, sem pretender que elas se adaptem a todos os meus desejos.
- Só por hoje, dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, recordando que, assim como o alimento é necessário para a vida do corpo, a boa leitura é necessária para a vida da alma. 
- Só por hoje, farei uma boa acção e não o direi a ninguém. 
- Só por hoje, farei pelo menos uma coisa que não desejo fazer e se me sentir ofendido nos meus sentimentos, procurarei que ninguém o saiba. 
- Só por hoje, farei para mim um programa detalhado; talvez não o cumpra integralmente, mas ao menos escrevê-lo-ei. E guardar-me-ei de duas calamidades: a pressa e a indecisão. 
- Só por hoje, acreditarei firmemente que, embora as circunstâncias demonstrem o contrário, a providência de Deus se ocupa de mim como se não existisse mais ninguém no mundo. 
- Só por hoje, não terei temores. De modo particular, não terei medo de gozar o que é belo e de crer na bondade." 

Papa JOÃO XXIII ou São João XXIII (Angelo Giuseppe Roncalli) nasceu em Itália em 1881, pertenceu à Ordem Franciscana Secular. Foi papa de 28 de Outubro de 1958 até à sua morte, em 1963




15 comentários:

  1. NÃO só por hoje, votos de um
    .
    Feliz fim de semana
    .

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, querida Teresa

    Sabes uma coisa?
    Bem gostaria de escolher um destes desejos para seguir,
    mas vi que não dá. É que tudo me faz falta. Mesmo assim,
    na teimosia, vou procurar fixar-me no segundo e também nos 10
    minutos de leitura e...e...
    Enfim, se não te importares eu vou levar este "Decálogo da
    Serenidade". Posso? Isto não é coisa para se ler...e pronto!
    Esta Pétala de hoje tem muito que se lhe diga.
    A imagem é liiinda.
    Muito obrigada.
    Bom fim de semana, minha amiga.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  3. Bom dia
    Bom fim de semana com esta pétala maravilhosa.

    JR

    ResponderEliminar
  4. Teresa Palmira Hoffbauermarço 03, 2023

    Provavelmente a minha resposta à ladainha do Papa nem venha a propósito, Teresa, mas acredito na tua „bondade“.

    “Quem não pensa no futuro logo terá grandes preocupações.”
    Esta pétala vem do filósofo chinês Confúcio, e talvez seja esse o verdadeiro motivo pelo qual as pessoas relutam em simplesmente viver no presente e com as suas as memórias. Falando nisso: o cérebro funciona exactamente da mesma forma que pesquisas futuras. As nossas lembranças não ficam guardadas na memória porque gostamos de nos deliciar com a nostalgia lá em cima. Não, muitas memórias, na verdade a maioria delas, são relembradas repetidamente porque nos ajudam a planear o futuro e a lidar melhor com o futuro.

    Saúde, alegria e amor 🦩

    ResponderEliminar
  5. Por hoje e sempre. Concordo com parte destes desabafos aqui descritos.
    Votos de um excelente fim de semana, amiga Teresa.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Difícil conduzir assim a vida mas, sendo possível, aí estaria Marcelo a pespegar-nos uma condecoração.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Vou fazer como a nossa Amiga Olinda, não escolher nenhum, porque todos me fazem falta. Só não aceito muito bem o penúltimo que diz: " a providência de Deus ocupa-se de mim, como se não existisse mais ninguém no mundo " . Não! Serei eu especial? De certeza que não sou ! Gostara que essa providência fosse para tantas crianças que morrem de fome , de frio e nas guerras Tirando estas, todas se encaixam e, se eu, " só por hoje" tiver mais cuidado com os meus actos, amanhã e depois com certeza também terei e nesse cuidado estão englobados todos os outros ensinamentos. Mas há uma coisa, Amiga, não consigo, mesmo " só por hoje" deixar de pensar no futuro
    Não sei se o terei, mas, se tiver? E a velhice? Complicado! Estes ensinamentos devem ser lidos de vez em quando, mas, não os vou levar,; quando sentir necessidade, venho ao pétalas, combinado? Beijinhos e um bom fim de semana, com saúde e SERENIDADE
    Emilia

    ResponderEliminar
  8. Como sempre, uma excelente pétala!
    .
    São estilhaços da vida que me fazem viver
    .
    Beijo, bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  9. Minha querida “jardineira”,
    “Só por hoje, farei uma boa ação e não o direi a ninguém.”

    Esta parte da tua “pétala” se parece com uma das minhas frases publicada aqui em teu belo jardim:

    Pétala nº 2831
    “A caridade que a mão direita faz, a mão esquerda não deve perceber!”

    Assim sendo, fico com este manso dizer papal, embora “os dez mandamentos contemporâneos”, todos me pareçam bons e justos.
    Um beijo e bom final de semana!!!

    ResponderEliminar
  10. Obrigado por mais esta preciosa pétala.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Bom sábado, de paz, querida amiga Teresa!
    Não só por hoje, mas toda vida vou lhe desejar serenidade.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Uma preciosidade esta pétala 🙏😘

    ResponderEliminar
  13. Oi, querida Teresa, tantas coisas bonitas, mas eu não consigo pensar só no hoje, penso no futuro, sim, pois ele está logo ali. Muito mais fácil largar o passado, nada mais traz, nada irá repor, mas o futuro temos de construí-lo com as pedrinhas do presente. E pensando em um, pensaremos no outro. Gostava muito desse papa, achava muito simpático e amável. Veio aqui em Porto Alegre, dizia assim: "O Papa é Gaúcho!"
    Uma simpatia, e o povo delirava em gritos e palmas!
    Muito boas as pérolas!
    Beijinho, querida, uma boa semana.

    ResponderEliminar
  14. Estou zangado com a Igreja.
    E não é só por hoje.
    Beijo, boa semana

    ResponderEliminar
  15. Excelente Pétala Teresa! Aplauso!

    Beijo.

    ResponderEliminar