08 março, 2023

Pétala nº 3746

Gosto muito de viver...


"Há um segredo para se manter jovem na cabeça?

Ah, ah. Na verdade sou pessimista, mas amo a vida. Não sei como explicar isto. Tenho ideias sombrias sobre o estado do mundo, mas há em mim uma energia que as ultrapassa. Gosto muito de viver. Quero sentir-me assim até ao dia em que espero tombar depressa, como uma árvore que caiu. Prefiro os grandes desgostos de amor a uma vida sem interesse. Sempre fui a favor dos sentimentos excessivos. Das grandes cóleras e dos grandes entusiasmos. Já me disseram que podia tornar-me muito cansativa. Para os outros, quero dizer. E é verdade. Para mim não há vidas fracassadas nem vidas conseguidas. Vivemo-las simplesmente. E vivendo, fazemos asneiras, enganamo-nos, concretizamos desejos, e é nessa desordem que a vida existe.” 

FANNY ARDANT, actriz francesa (1949-), em entrevista a Francisco Ferreira, publicada na revista "E", do jornal Expresso de 7 Outubro 2022

(Mais sobre a actriz: aqui.)


(foto Pinterest)



7 comentários:

  1. Feliz nosso dia!
    Tudo de bom!]
    Seja de muitas alegrias!
    💐💐😘 beijos praianos,chica

    ResponderEliminar
  2. Feliz Dia da Mulher, querida Teresa.
    Gostei muito de ler as palavras de Fanny Ardant, que nos
    trouxeste neste dia. Eu não sou assim tão afoita
    mas vou fazendo por isso.
    Segui a indicação e fui ler sobre o seu percurso de vida.
    Uma Mulher de força!
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  3. Teresa Palmira Hoffbauermarço 08, 2023

    Embora uma certa paz tenha tomado conta de mim, ainda tenho o mesmo entusiasmo pela vida 🌻

    ResponderEliminar
  4. Olá, amiga Teresa, gostei muito de ler essa declaração da artista
    francesa que parece ter grande personalidade. Disse o que sente
    e o que é, sem medo de críticas. Claro que as suas contradições são engraçadas, mas, mulher de coragem.
    Uma ótima sexta feira!
    Deixo um beijo, querida amiga!

    ResponderEliminar
  5. Querida Teresa, creio que o fato de muitas vezes ficarmos pessimistas ou otimistas, depende das circunstâncias que envolvem nosso país, ou o mundo, com suas guerras idiotas, cruéis, inconsequentes etc., ainda o normal é ter alegria e vontade de vivermos. Não há nada mais fantástico e maravilhoso do que a vida! O ser humano absorve muitas coisas traumatizantes, mas tem a grande capacidade de se recuperar e dar a volta por cima. Eu sou mais tranquila, não há muito contraste em meu viver. Mas cada um, cada qual...como dizemos aqui. rss
    Uma ótima sexta feira, amiga,
    beijinho.

    ResponderEliminar
  6. A vida tem que ser vivida com entusiasmo, apesar de todas as contrariedades e vicissitudes. Só assim faz sentido viver.
    Excelente partilha, amiga. Teresa.
    Feliz sexta feira.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde Teresa,
    Grande Mulher! Gostar de viver, assim, simplesmente. Como é maravilhos esta forma de encarar a vida!
    Uma bela Pétala!
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar