07 fevereiro, 2023

Pétala nº 3727

“… hoje, na paisagem digital, amigos e seguidores passaram a significar coisas diferentes, coisas aguadas. Muitas pessoas conhecem outras pessoas sem de facto as conhecerem. E sentem-se felizes com essa superficialidade.” 

JULIAN BARNES, escritor inglês (1946-), in “Elizabeth Finch”, Ed. Quetzal, 2022


14 comentários:

  1. Coisas do progresso. Nem sempre se consegue dimensionar
    esse mundo dentro das suas potencialidades.
    A superficialidade advém, talvez, da forma de ser, também
    na vida real.
    Uma pétala que nos dá a oportunidade de reflectirmos.
    Tem uma boa terça-feira, querida Teresa.
    Temos Sol radioso.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  2. Bom dia de paz, querida amiga Teresa!
    Foi uma das pétalas mais sábias que já li aqui.
    Fico impressionada como os números fazem parte do ego das pessoas... A efemeridade tomou conta da amizade verdadeira.
    Redes sociais com "milhões de amigos" é o que luta os que não valorizam a essência. Que lástima! Não se dá a devida atenção particular nas amizades, os emojis invadiram o olho no olho e a ternura sincera. Distribui-se corações mesmo sem Amor.
    Mas é a vida...
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Muitas vezes pensamos que conhecemos as pessoas pelas palavras, pelas mensagens que publicam nos posts e em parte é verdade, mas, para conhecermos bem uma pessoa temos de conviver com ela diáriamente e mesmo assim há sempre algo que nos escapa. O ser humano é muito complicado e descobrir a sua essência, o que lhe vai dentro é uma tarefa muito dificil. Conhecer uma pessoa não é só saber como vive, que roupas usa, que restaurantes frequenta se viaja muito ou pouco.... é muito mais do que isso e esse " mais" nem sempre nos é revelado. Pétala muito reflexiva, Teresa e já agora, digo ....conheço muito bem só, talvez, meia dúzia de pessoas, pessoas com quem convivo há anos e que nunca esconderam o que realmente são. A essas chamo de AMIGAS. Beijinhos e um bom dia, com saúde e serenidade
    Emilia

    ResponderEliminar
  4. Há quem queira e/ou espera apenas números... Grande roda de "amigos".

    Mas, de verdade, como na vida real, são poucos os verdadeiros , mas acontece mesmo sem nos conhecermos... Nossa rodinha de amigos virtuais é muito boa,verdadeira. bjs, chica e tudo de bom!

    ResponderEliminar
  5. O que me admira é as pessoas atacarem as redes sociais e continuarem por aqui 😱 Quem grita mais alto …
    Não conheço os meus amigos virtuais fisicamente, mas conheço bem a sua mente, através da sua escrita. Estou com eles nos bons e maus momentos. Sofri com a morte de alguns como sofria, se fossem amigos reais. Sim, sou uma mulher artificial tanto na blogosfera como na vida real. Sou como sou e ninguém tem nada com isso.

    ResponderEliminar
  6. Faz parte dos contrastes da vida.
    .
    Saudações poéticas. Semana feliz .
    .
    Poema: “” Fechada em meu coração ””…
    .

    ResponderEliminar
  7. Olá, Teresa,
    na verdade não conhecemos as pessoas pela Internet. As pessoas, na sua maioria, não conhecem a si próprias. Às vezes, isso só ocorre com ajuda da psicanálise. Conhecer uma pessoa é muito difícil. Pessoalmente podemos olhar seus olhos, sua boca e assim mesmo não saberemos qual o seu caráter. E pode ser que nem o tempo nos ajude a conhecer a pessoa com quem convivemos. Se isso vale para o convívio pessoal, o que podemos pensar no "convívio" pela Internet? Então, estou convencida de que é quase impossível conhecer alguém, mesmo pessoalmente, em razão da complexidade do ser humano.
    Um beijinho, querida Teresa, uma boa semana.

    ResponderEliminar
  8. Todos os comentários que li aqui... são sábios e estou de acordo com eles, mesmo os que se contradizem.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Uma citação muito assertiva. De facto assim é, na esmagadora maioria das amizades virtuais. Não as conhecemos, não sabemos sequer, se o que nos transmitem corresponde à realidade do que dizem e pensam, mas há exceções. Onde sentimos mesmo sem as conhecermos, que o que nos dizem é verdadeiro, e nos toca.
    Excelente pétala, amiga Teresa!
    Votos de ótima terça feira.
    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Teresa Palmira Hoffbauerfevereiro 07, 2023

    A propósito …
    O Dia da Internet Mais Segura 2023 acontece hoje, terça-feira, 7 de fevereiro. Significativamente, é a 20ª edição da campanha!!

    ResponderEliminar
  11. Olá, amiga Teresa, a Internet proporcionou a todos nós a possibilidade de termos a mão resultados rápidos, principalmente pelo Google, que veio dar agilidade e presteza, que antes dela só era possível pelas consultas que fazíamos às Enciclopédias, como, a Britânica e outras tantas. Por outro lado tem trazido, também, alguns aborrecimentos para quem acessa sites, blogs, YouTube e outras redes sociais. Portanto a Internet veio imitar a vida real, fazendo com que entremos em contato com pessoas boas e más.
    Votos de uma excelente semana, com muita paz.
    Um beijo, amiga, Saúde e paz!

    ResponderEliminar
  12. Os chamados amigos virtuais.
    A vida virtual.
    Beijo

    ResponderEliminar
  13. Nem sempre isso acontece e eu tive a prova disso várias vezes nos quase 16 anos que por aqui ando. Tive amigos virtuais que me prestaram maior consolo quando em 2007 estive internada, ou em 2010 quando a minha mãe partiu e o meu marido lutava contra um cancro. Amigos virtuais que se deslocaram de muito longe, para me darem um abraço e me acompanharem no dia em que meu pai foi levado à sua última morada. E amigos virtuais do Brasil e Espanha que me visitaram quando vieram a Portugal.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar