20 janeiro, 2023

Pétala nº 3715

“Choramos porque o luto nos destaca dramaticamente de tudo, nos torna irremediáveis apátridas, cuspidos para fora de órbita, feridos por uma dor irreparável e sem a poder gritar, numa abrasiva solidão que, uma vez deflagrada, não nos larga mais ( …) O filósofo Edgar Morin, agora centenário, diz ainda hoje que a morte da mãe, ocorrida quando ele tinha a idade de nove anos, foi a sua “Hiroxima interior». Alguém pode imaginar o que isso significa?”

A associação do luto às lágrimas é atestada pela etimologia da própria palavra. De facto, luto deriva do verbo latino lugere que significa chorar.”

JOSÉ TOLENTINO MENDONÇA, cardeal, teólogo e poeta português (1965-), in crónica "Laboratórios de consolação", publicada na revista "E", do jornal Expresso de 4 Fevereiro 2022


(foto: Pinterest)


15 comentários:

  1. Gosto de Edgar Morin. É tão irremediável a morte de uma mãe que quase posso imaginar o que pode ter sentido um menino de 9 anos.
    José Tolentino Mendonça sempre a chamar a nossa atenção para aquilo que é importante.
    Tudo de bom, minha Amiga Teresa.
    Um beijo.

    ResponderEliminar

  2. Bonita harmonia poética entre a citação e a flor.
    .
    Poéticos e cordiais cumprimentos.
    .
    Poema: “”Dois Corpos em Chama””…
    .

    ResponderEliminar
  3. E quantas vezes choramos sem lágrimas, num sofrimento tal que nem esse alívio das lágrimas nos é dado?
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  4. Um texto interessante e esclarecido.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. A morte da minha mãe também foi para mim uma „Hiroxima interior“, embora eu já não fosse uma criança. A perda das pessoas que amamos são sempre „Hiroximas interiores“.

    Também te desejo um fim-de-semana em beleza 🍀 TERESA!!

    ResponderEliminar
  6. Olá, querida amiga Teresa!
    "... feridos por uma dor irreparável e sem a poder gritar, numa abrasiva solidão
    É algo que só sabe quem sente.
    Uma pérola muito sentida a de hoje.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. muito bom ler desejo um lindo e feliz fim de semana bjs saude

    ResponderEliminar
  8. Um texto muito interessante. Realçando um sentimento profundo, onde a dor é difícil de superar...
    Excelente partilha, amiga Teresa.
    Votos de um Feliz fim de semana!
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Uma Pétala muito interessante!!
    .
    A melancolia é nefasta ...
    .
    Beijos. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  10. O luto que fiz teve lágrimas!🙏... Bj

    ResponderEliminar
  11. Querida Teresa,
    Quando perdemos alguém da família é sempre doloroso, mas perder a mãe parece que a dor é ainda maior e que nunca cicatriza. Eu perdi minha mãe em outubro e está difícil viver sem ela, ainda é muito recente eu sei, mas a falta dela vai seguir comigo pra sempre.
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  12. Minha querida “jardineira” Teresa,
    Como diz uma de minhas frases:

    “O luto necessita bem mais que um minuto de silêncio, pois, nunca se cala para o enlutado!”

    Beijos e bom final de semana!!!

    ResponderEliminar
  13. A perda de um ente querido deixa marcas profundas na alma
    de quem o perdeu. O luto, nos dias atuais, é bem diferente do
    luto de antigamente aqui no Brasil. Lembro-me, quando criança ainda, da morte do meu avô na cidade de São Joaquim / SC onde viveu depois que emigrou de Portugal. Minha avó colocou uma saia preta, comprida, que só aparecia o sapato preto e uma blusa estampada de preto e branco. Quando ela faleceu, no inicio de minha adolescência, ainda usava as mesmas cores.
    Como disse, hoje não se vê mais isso. Então me pergunto: o luto doía mais antes do que dói agora?
    Um ótimo fim de semana, amiga Teresa. com saúde e paz.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  14. É sempre bom entrar e refletir sobre o pensamento do dia. E nele imerso depurar os ensinamentos nele contidos.
    Um abraço, Teresa!

    ResponderEliminar
  15. Rogério V. Pereirajaneiro 22, 2023

    A morte de alguém próximo. dei-nos na alma. Luto. é lágrima. Septuagenário, que sou, já partiram mãe,pai, irmã, tios, avós... o luto mais recente, o da minha companheira de sempre (55 anos de casados). Chorar? Meu animo enxuga-me cada lágrima e segreda-me : faz-te à vida...
    e eu
    obedeço!

    ResponderEliminar