13 janeiro, 2023

Pétala nº 3710

O que é a «felicidade»?
… comecei a minha pesquisa, mergulhei em Platão, Boécio, Montaigne… Thoreau e Schopenhauer, Daniel Kahneman…Ophra a Julie Morgenstern… Leon Tolstoi, Virginia Wolf… Dalai Lama..
... Poderia descobrir um segredo novo e surpreendente acerca da felicidade? Provavelmente não. Há milhares de anos que as pessoas pensam sobre a felicidade e as grandes verdades sobre o tema já foram expostas pelas mentes mais brilhantes da história. Tudo o que é importante já foi dito. (Até esta frase. Foi Alfred North Whitehead que disse: «Tudo o que é importante já foi dito.») As leis da felicidade são tão fixas quanto as leis da química.
... Aristóteles declarou que a felicidade é o summum bonum, o supremo bem... Blaise Pascal argumentou: «Todos os homens procuram a felicidade. Não há qualquer excepção. Sejam quais forem os diferentes meios por eles utlizados, todos tendem para esse fim.»
… Num jantar com amigos, encontrei a sabedoria num bolinho da sorte: «Procure a felicidade debaixo do seu próprio tecto.»"

(corte e colagem de parágrafos do texto original)

GRETCHEN RUBIN, escritora americana, in “Projecto felicidade”, ed. Estrela Polar, 2010
ARISTÓTELES, filósofo da Grécia Antiga (-384/-322)
BLAISE PASCAL, filósofo francês (1623-1662)
ALFRED NORTH WHITEHEAD, filósofo e matemático inglês (1861-1947)


(Finalmente! Quase uma década em (diferentes) mãos alheias e julgado perdido para sempre, o meu "Projecto felicidade" voltou a casa, em Dezembro passado. Se tiver ajudado alguém a ser feliz, mais feliz eu fico. 
Lamentavelmente, a minha lista de livros emprestados e não devolvidos continua grande.)
 

(foto Pinterest)


26 comentários:

  1. Bom dia, querida amiga Teresa!
    Eu não tenho livros emprestados, só repasso o que não quero mais e tenha mesmo que dar destino em vida. Assim o faço.
    Ontem mesmo me desfiz de alguns. Hoje, de outros. Vou fazendo aos poucos.
    Emprestar é delicado, muitos não são responsáveis.
    Nota-se que gosta de ler. Suas pétalas são excelentes.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida amiga Roselia, pelo mimo que absorvo nas suas palavras. Cuidado, há quem diga que sou muiiiito mimada.
      Gostava de repassar livros, mas não consigo. Quando leio e sublinho e anoto um livro, ele passa a ser meu e só meu. E só o empresto convencidíssima de que me será devolvido. O que nem sempre acontece.
      Beijo carinhoso, um feliz, muito feliz fim-de-semana.

      Eliminar
  2. Adorei e acho a felicidade algo tão pessoas, pra cada um de nós, pode diferente ser. Pra mim, pouco preciso pra ser feliz! E acredito nos pequenos momentos que somam!

    Que bom recuperaste3 teu livro! Que venham os demais! beijos, lindo e feliz fds! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Pra mim, pouco preciso pra ser feliz! E acredito nos pequenos momentos que somam!". Que encanto amiga, uma verdadeira pétala de sabedoria.
      Para mim, pequenos/grandes momentos de felicidade são todos os que dedico à leitura. Verdade! São momentos só meus com histórias ficcionadas. A realidade da vida nem sempre é linda, mesmo quando parece.
      Beijo, feliz fim-de-semana.

      Eliminar
  3. Grata por esta pesquisa e reflexão sobre o que é a Felicidade.
    Uma coisa eu sei, a Felicidade não é um estado permanente em que se possa viver...
    A vida é feita de momentos felizes e que devemos valorizar pois são momentos mais ou menos duradouros.
    Se fossemos sempre felizes como saber que a felicidade existia?

    ResponderEliminar
  4. Ter saúde e visitar ( e ler ) este cantinho tão agradável é uma perfeita FELICIDADE.
    Feliz Fim de semana
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Poema: “” Quero sempre dizer que te amo ””…
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Ricardo. Muito obrigada.
      Saber que este é um cantinho agradável, torna mais leve e agradável a tarefa de cuidar dele. Acredite, parece fácil mas não é não.
      Beijo, um fim-de-semana poético.

      Eliminar
  5. Evitando a erudição batida de autores célebres, ou tidos como tal, eu citaria uma máxima de um chinês anónimo que dizia que: a felicidade é primeiro morrer o avô, depois o filho e, finalmente, o neto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certíssimo!, gritado por uma mãe e avó.
      Bem-vindo ao Pétalas. Obrigada pela pétala.
      Abraço, bom fim-de-semana.

      Eliminar
  6. Teresa Palmira Hoffbauerjaneiro 13, 2023

    Tentar definir ou agarrar a felicidade é como tentar agarrar água com um garfo: NÃO funciona!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa daí, depois de ouvir alguém dizer numa mesa ao lado que comia uvas com faca e garfo, eu acredito em tudo. 😁😀🤣
      FELICIDADE eu encontro nos abraços das minhas netas. Uma felicidade que não se explica, sabes?!
      Beijo, um fim-de-semana... especial!

      Eliminar
    2. Consigo apanhar uvas 🍇 com um garfo ou até com uma faca — apanhar água já não funciona, tens de concordar.

      A minha felicidade está nos quatro cactos que o meu deserto loiro me deixou 🍀

      Eliminar
  7. Defenir a felicidade é sempre muito subjetivo.
    Porque a felicidade contínua, permanente, não existe.
    Existem sim, momentos felizes. Como estar junto de quem amamos, ter saúde, ou comer uma boa jantarada com os amigos, num ambiente de alegria e confraternização, tudo isto são momentos de felicidade.
    Excelente pétala amiga Teresa!
    Votos de um Feliz fim de semana, com muita saúde.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jantaradas e almoçaradas com amigos... adoro!
      A pandemia privou-nos desses momentos de felicidade, e está a ser difícil reatar.
      Beijinho amigo Mário, bom fim-de-semana, resguarde-se do frio.

      Eliminar
  8. Será que a felicidade existe...
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe dentro de nós. Eu sinto-a nos momentos emocionantes de sublime alegria e harmonia vividos junto dos que amo.
      Beijo Isa, feliz fim-de-semana.

      Eliminar
  9. Sempre acreditei que a felicidade é um estado de alma. Não adianta procurá-la por montes e vales, se ela não estiver em nós, não está em lado nenhum.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. Lindo! Eu acredito que é isso mesmo a felicidade vem de dentro de nós. Devemos sempre cultivá-la.
    Vem conhecer meu blog.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Combinado.
      Abraço, bom fim-de-semana.

      Eliminar
    2. Felicidade não há.
      Creio no contentamento,
      Na alegria e o intento
      De ser feliz. O maná
      Não cai do céu, nem virá
      Como a graça do divino,
      O ser busca pelo tino
      Um algo transcendental
      Que só virá no final
      Da vida, como destino.

      Bela postagem. Parabéns. Abraço fraterno. Laerte.

      Eliminar
    3. Que poema mais lindo, amigo Laerte! Uma verdadeira pétala de sabedoria. Obrigada!
      Que bom é vê-lo aqui, mesmo eu não aparecendo há muito por aí.
      Grande abraço, um FELIZ 2023 para si e para os seus.

      Eliminar
  11. um lindo e feliz domingo bjs muita saude

    ResponderEliminar
  12. Recordei o diálogo entre Robin Williams e Matt Damon em Good Will Hunting.
    Beijo, boa semana

    ResponderEliminar