12 novembro, 2022

Pétala nº 3668

"na hora de pôr a mesa, éramos cinco:
o meu pai, a minha mãe, as minhas irmãs
e eu. depois, a minha irmã mais velha
casou-se. depois, a minha irmã mais nova
casou-se. depois, o meu pai morreu. hoje,
na hora de pôr a mesa, somos cinco,
menos a minha irmã mais velha que está
na casa dela, menos a minha irmã mais
nova que está na casa dela, menos o meu
pai, menos a minha mãe viúva. cada um
deles é um lugar vazio nesta mesa onde
como sozinho. mas irão estar sempre aqui.
na hora de pôr a mesa, seremos sempre cinco.
enquanto um de nós estiver vivo, seremos
sempre cinco."

JOSÉ LUÍS PEIXOTO, escritor português (1974-), in “A criança em ruínas”, Ed. Quetzal, 2012


13 comentários:

  1. Muito lindo e mesmo quem se vai, em nós fica! beijos, lindo fds! chica

    ResponderEliminar
  2. Emocionante de ler.
    .
    Cumprimentos poéticos … feliz fim de semana
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Bom sábado de paz, querida amiga Teresa!
    Emocionei-me ao ler.
    Muito verdadeiro e afetivo pensamento. Gostei muito.
    Tenha um ótimo final de semana abençoado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Interessante poema de José Luís Peixoto.
    Sentido e emotivo.
    Gostei de ler.
    Bom fim de semana, amiga Teresa!
    Beijinhos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Conheço apenas a obra poética de José Luís Peixoto.
    Nunca tive interesse de ler a prosa literária.
    Adiante …
    Identifiquei-me absolutamente com esta pétala champanhe.

    ResponderEliminar
  6. Sinto o mesmo... Seremos sempre 4🙏😘

    ResponderEliminar
  7. Gostei bastante da pétala!!
    .
    Nas pedras, as ondas beijam com afeição
    .
    Beijo e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. Gostei. Gosto de José Luís Peixoto.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
  9. Excelente Pétala Teresa!
    Gosto muito do J.L. Peixoto.

    Beijo e Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  10. É exatamente por isso
    que não tendo ninguém por perto
    nunca me sinto sózinho

    ResponderEliminar
  11. Que lindo texto, Teresa!
    Emocionei-me, ao ler no blog da amiga Roselia!
    Desejo-lhe um feliz e abençoado mês de Dezembro.
    Um Feliz Natal e Próspero ano novo.

    Beijinhos🌹

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Fatyma, e bem-vinda ao Pétalas.
      Amiga de uma querida amiga, minha amiga é.
      Beijo, Dezembro abençoado.

      Eliminar