“A vida é breve e, no outro mundo, não se perguntará a ninguém quantos livros conseguiu ler seriamente e até ao fim. Por isso, é imprudente e nocivo desperdiçar o nosso tempo em leituras sem uma finalidade concreta.”
HERMANN HESSE, escritor alemão (1877-1962), in “Uma biblioteca da literatura universal”, Ed. Cavalo de Ferro, 2018
Prémio Nobel de Literatura, 1946
Confesso que tenho esse grave defeito de ler livros de uma forma que, quando chego ao fim, já não me lembro do principio (lol).
ResponderEliminar.
Deixando cumprimentos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Discordo. Sou dos leitores que lêem sem finalidade concreta. Leio por gostar de ler. Compro, em geral, livros que me agradam por isto ou aquilo e não para isto ou aquilo. Não pretendo da leitura senão o prazer de ler. Para as finalidades concretas, tenho o resto do mundo, salvem-se os livros e a arte em geral.
ResponderEliminarA vida é realmente muitíssimo breve!!
ResponderEliminarEu li a tua obra literária seriamente e até ao fim, Hermann!
Foi absolutamente imprudente e nocivo desperdiçar o meu tempo em leituras que não me apaixonaram — a finalidade foi passar o exame no primeiro semestre da Universidade Henrich Heine — um dos mais importantes poetas alemães.
Confesso: já tentei e tentei passar da página 33 do romance de Hermann Hesse "Narciso e Goldmund". Não consegui. Não vou desistir.
EliminarLeio muito e cada vez gosto mais de ler. Encontro na leitura o que outros encontram na meditação: calma!
Bjs.
Porque a vida é breve aproveitaremos cada instante, cada sorriso, e a cada lágrima me lembrarei que o amanhã chegará com um novo amanhecer onde o sol esquentará o nosso coração que brilhará com muita esperança. Só aplausos!!!
ResponderEliminarEsta Pétala...vejo-a descolorida. Hermann Hesse, talvez não tivesse lido pela segunda vez o que escreveu.
ResponderEliminarPorque, em meu entender, ler nunca será um desperdício de tempo. Bem pelo contrário. Talvez fosse esse o pensamento no seu tempo, mas vivemos hoje um tempo completamente diverso!
Um dia lindo Teresa. Beijo!
De facto a vida é breve. Não sabemos exatamente a sua duração, mas é efetivamente uma passagem. Por isso, temos que aproveitá-la da melhor maneira.
ResponderEliminarConcordo com o facto, de lermos livros que nos sejam úteis nas várias vertentes, que tanto poderão ser meramente lúdicas, como de aprendizagem. Como por exemplo: livros temáticos, que nos servem para o conhecimento dessas matérias.
Resumindo, todo o tipo de literatura tem naturalmente a sua função e utilidade. Nenhuma delas é inútil, pelo contrário.
Excelente Pétala, amiga Teresa!
Feliz quarta feira!
Beijinhos com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Sim, a vida é mais breve do que a nossa perspetiva sobre ela... Gostei!
ResponderEliminar*
Cada mente esconde um poeta...
*
Beijo, e uma boa tarde.
Certo,
ResponderEliminarainda que a finalidade concreta
não passe...
de passar o tempo
lendo!
É imprudente desperdiçar o tempo, ponto final.
ResponderEliminarBeijo