27 setembro, 2021

Pétala nº 3350

-  Porque é que não és feliz com a tua mulher? Porque é que não te chega? 
-  Porque é que o teu marido não te chega? 
- Contei-te muitas coisas sobre ele. Quero saber coisas de ti. Contei-te imensas coisas sobre mim. Quero saber porque é que ela não te chega. 
-  Estás a fazer a pergunta errada.
-  Qual é a pergunta certa? 
-  Não sei. 
(...)
-  Porque é que sofres tanto a evitar magoá-la? 
-  Porque haveria de querer magoá-la? 
(…) 
-  Talvez devêssemos desistir desta conversa. 
-  Porquê, quando há coisas sobre ti que eu quero saber? 
- Talvez funcione melhor se só um dos participantes numa história de adultério se queixar de dissabores domésticos. Se ambos se metessem nisso, seria improvável que houvesse tempo para a história propriamente dita. (...)” 

PHILIP ROTH, escritor americano (1933- 2018), in “Traições”, Bertrand Editora, 1991

14 comentários:

  1. Este excerto do romance aqui postado, reflete a realidade de muitos casais. Porque na esmagadora maioria das relações amorosas, não existe diálogo sério, aberto, desinibido, despido de tabus, para que estas situações não aconteçam.
    É exatamente isso que falta num casal, para que, o adultério não aconteça.

    Excelente pétala amiga Teresa!

    Votos de uma excelente semana!
    Beijinhos, de carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Acontece assim com tantas pessoas, que em vez de conversarem desconversam. Philip Roth, um autor que li imenso e de quem gosto.
    Cuida-te bem, minha Amiga Teresa.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  3. Deixou-me em intensa e profunda reflexão.
    .
    Uma semana feliz … Cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  4. Querida Teresa Dias,
    Gostei deste teu espaço
    Lembro teu nome e te faço
    Uma pergunta: dirias
    A mim se ante terias
    Outro blog ou e me engano
    Com isso e é erro profano
    Levantar falsas suspeitas?
    Desculpe-me, se satisfeitas
    Minhas dúvidas - sou humano.

    Gostei muito desse espaço
    E estou te seguindo, agora.
    Para voltar outra hora
    E encontrar, quando passo,
    As novidades com traço
    De poesia com o belo
    Sempre junto em paralelo
    Todo este espaço é bonito
    E eu voltarei, repito:
    E ler outro texto singelo.

    Parabéns Teresa! Bela postagem! Abraço cordial. Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido Laerte, sim nos conhecemos no "Rol de Leituras", há anos!
      Encerrado no 10º aniversário, dedico-me agora apenas a este blogue.
      Podes clicar lá em cima, logo abaixo do título "Pétalas de Sabedoria", e rever o espaço onde estão guardados vários versos teus.
      Obrigada amigo, pelo poema, simpatia e carinho.
      Prometo uma visita em breve.
      Beijo, saúde.

      Eliminar
  5. Pois parte de um romance que parece bastante interessante, curiosamente!:)

    -
    Silêncios do tempo...
    -
    Beijos, e uma excelente semana!

    ResponderEliminar
  6. Um diálogo perturbante.
    Quando não existe cumplicidade e partilha, o espectro do adultério está sempre próximo!

    Um beijo e boa semana, Teresa.

    ResponderEliminar
  7. Oi Teresa, acredito que uma traição é só o epílogo de uma história mal contada e consequentemente, interpretada.
    Adorei a instigante pétala!
    Abração!

    ResponderEliminar
  8. Os casos de adultério começam quase sempre com queixas do cônjuge... mesmo que não seja verdade.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Traição... algo que acontece vezes de mais!!! 😕
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  10. Parece uma conversa sem nexo.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
  11. Eu hoje
    não estou interessado nesta pétala
    pela simples razão
    de não ser pétala

    este texto
    é um ramo inteiro
    de folhas
    caídas

    ResponderEliminar
  12. Traição é algo que nunca conseguirei compreender, a pior forma de cobardia.
    Beijo

    ResponderEliminar