28 fevereiro, 2021

Pétala(s) nº 3198

 
"Sou uma pessoa insegura, indecisa, sem rumo na vida, sem leme para me guiar: na verdade não sei o que fazer comigo. "

"Sou um monte intransponível no meu próprio caminho. Mas às vezes por uma palavra tua ou por uma palavra lida, de repente tudo se esclarece. "

"Sou como você me vê. 
Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, 
Depende de quando e como você me vê passar."

"Não sei amar pela metade. Não sei viver de mentira. Não sei voar de pés no chão. Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre."

"É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer, porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo."

"Agora sei: sou só. Eu e minha liberdade que não sei usar. Grande responsabilidade da solidão."

Frases soltas de CLARICE LISPECTOR, escritora e jornalista brasileira nascida na Ucrânia (1920-77)

E mais uma frase de CLARICE, esta partilhada pela Fê Blue Bird:
"Quem sou eu ? 
Sou um coração batendo no mundo."

(foto net)

23 comentários:

  1. Somo um ser pensante completamente inacabado e pleno de mistérios por isso tão difícil saber quem somos.
    Linda texto Teresa
    Um grande beijo e um feliz domingo
    Muita saúde e cuide-se

    ResponderEliminar
  2. Belas definmições dela ,por ela! beijos, lindo dia! chica

    ResponderEliminar

  3. Disse o que sente. E quem diz o que sente merece o meu elogio e aplauso.
    .
    Um domingo feliz
    Abraço
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  4. Ao olhar " este chão " cobertinho de pétalas, num dia lindo de sol, fiquei mais animada, Teresa. Também eu, não sei quem sou, ou melhor, sei " mais ou menos " e este " mais ou menos levou-me às palavras de Xico Xavier que vou transcrever aqui, esperando que não te zangues. Então...
    " A gente pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos e até ter um governo mais ou menos.
    A gente pode olhar à volta e sentir que tudo estå mais ou menos.....
    ......
    Tudo bem!
    O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, namorar mais ou menos, ter fé mais ou menos e acreditar mais ou menos senão a gente corre o risco de se tornar numa PESSOA MAIS OU MENOS.
    Desculp a intromissão neste jardim, hoje carregadinho de pétalas, mas às vezes sou assim, mais ou menos intrometidinha. Um abração carregadinho de uma amizade que nada tem de " mais ou menos "
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Emilia, obrigada pela linda pétala de Xico Xavier que plantaste neste jardim.
      E pétala vai, pétala vem, aqui deixo uma de Fernando Pessoa: "Para ser grande, sê inteiro..."
      Amiga, intrometidinha tu? Nunca, jamais! Este jardim é meu, é teu, é de quem o visita.
      Beijo, boa semana.

      Eliminar
  5. Sensacional...As frases dela pode ter um efeito de parto para nossa existência.
    Amei, bom domingo!

    ResponderEliminar
  6. A arte inconfundível de Clarice Lispector está aqui exposta.
    Dela também esta frase que tudo nos diz.
    "Quem sou eu ?
    Sou um coração batendo no mundo."

    Teresa,
    um beijinho e continuação de feliz domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Fê.
      A pétala partilhada está já junto das outras.
      Beijo, resto de bom domingo.

      Eliminar
    2. Obrigada Teresa, pela atenção e pelo destaque.

      Beijinho, boa semana e um feliz mês de Março que agora se inicia.

      Eliminar
  7. Clarice, uma mulher um bocadinho atormentada.

    ResponderEliminar
  8. Um texto intendo e belo! Adorei ler:)
    *
    "A vida é uma passagem..."
    *
    Um excelente Domingo... em casa
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Minha querida “jardineira” Teresa,
    Quem ama “Chaya Pinkhasovna Lispector - Clarice Lispector”, ama cultura e quem ama cultura, recebe amor perene.
    Beijos para “Tê e Fê!!!” 😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tê e Fê, adorei ! (:
      Beijinho amigo Douglas .

      Eliminar
    2. Amiga Fê,
      A querida amiga “jardineira Tê”, me conhece bem e sabe que só aos amigos queridos, me permito aos “carinhos pormenorizados”... Aos “apelidos silábicos”, que aqui, neste belo jardim, ramifico a ti.
      Retribuo o beijinho!!!

      Eliminar
  10. Boa tarde Teresa,
    Adoro Clarice Lispecter!
    Pérolas maravilhosas.
    Beijinhos e saúde.
    Ailime

    ResponderEliminar
  11. Olá Teresa
    Eu também gosto muito de Clarice Lispecter.
    Obrigada pela visita e amaveis palavras.
    Boa semana.
    Beijinhos e muita saúde.
    :)

    ResponderEliminar
  12. Ela pode ter sido difícil de definir, mas verdadeira e com uma coragem de leão, foi! Porém, se cada um de nós for parar e pensar como somos na real, não sei o que vai dar, não sei se nos enquadraremos 'muito bem' em todos os itens...
    Talvez, mais ou menos...também.
    Na verdade, somos uma mistura de emoções, conforme a ocasião. E vamos sempre surpreender alguns, ou muitos.
    Beijinho, amiga!

    ResponderEliminar
  13. Clarice é minha irmâ
    e, assim, não se admira
    que lhe diga
    o que não há muito tenho dito

    Que houve uma fase, de maior inquietação existencial,
    em que me interrogava frequentemente
    "Quem sou eu, afinal?"
    Então, criei uma imagem de mim próprio e segui em frente...
    Hoje só me interrogo se sou com ela coerente!

    ResponderEliminar
  14. Excelente reflexão sobre o eu da cada de nós. A eterna pergunta:quem sou o que sou para onde vou?

    Excelente partilha, amiga Teresa!

    Boa semana!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  15. Um coração batendo no mundo.
    Gostei!
    Beijo, boa semana

    ResponderEliminar
  16. Clarice por Clarice uma lindeza de definição.
    Bela partilha Teresa.
    Bjo

    ResponderEliminar