21 fevereiro, 2021

Pétala(s) nº 3191


"Que sei eu do que serei eu que não sei o que sou? Ser o que penso? Mas penso ser tanta coisa! E há tantos que pensam ser a mesma coisa que não pode haver tantos!"

"Eu sei que não sou nada e que talvez nunca tenha tudo. À parte isso, eu tenho em mim todos os sonhos do mundo." 

"Eu sou o intervalo entre o meu querer e o que a vontade dos outros fez de mim." 

"Mas sou sempre eu, assente sobre os mesmos pés. O mesmo sempre, graças ao céu e à terra. E aos meus olhos e ouvidos atentos. E à minha clara simplicidade de alma..."

"Sou feito das ruínas do inacabado e é uma paisagem de desistências que definiria meu ser." 

 "Conhece alguém as fronteiras à sua alma, para que possa dizer - eu sou eu?"

Frases soltas de FERNANDO PESSOA, poeta português (1888-1935) 

(foto net)

17 comentários:

  1. "" "Conhece alguém as fronteiras à sua alma, para que possa dizer - eu sou eu?"""

    Pois se calhar não existe ninguém que conheça. Cada passo que se dá, parecendo iguais, existem sempre algo de diferente, até na posição que o pé assenta no chão.

    Domingo feliz

    ResponderEliminar
  2. Um texto de superior qualidade, profundo, que revela alguém que soube refletir sobre a natureza humana tendo-se a si como uma partícula deste todo que sujeitou ao seu exame.

    ResponderEliminar
  3. Houve uma fase, de maior inquietação existencial,
    em que me interrogava frequentemente
    "Quem sou eu, afinal?"
    Então, criei uma imagem de mim próprio e segui em frente...
    Hoje só me interrogo se sou com ela coerente!

    Não me chamo Fernando,
    nem tenho por apelido Pessoa.
    Contudo, escrevo!

    ResponderEliminar
  4. Olá Teresa!
    Quantos de nós não nos interrogamos sobre quem somos, e para onde vamos?
    Excelente partilha aqui nos traz.
    Bom domingo!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Bela seleção, Teresa, adorei as frases!
    Abraço, bom domingo!

    ResponderEliminar
  6. Lindas frases, sempre boas pra questinamentos...beijos, chica

    ResponderEliminar
  7. È muito difícil conhecermos integralmente o nosso eu. Há sempre mistérios a serem desvendados
    Um domingo Teresa
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. "Eu sei que não sou nada e que talvez nunca tenha tudo. À parte isso, eu tenho em mim todos os sonhos do mundo."

    Bom domingo, querida amiga Teresa!
    Gostei e me identifiquei muito com a que recortei acima.
    Esteja bem, amiga, proteja-se!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá, Teresinha!

    Estás bem? Eu estou, creio.
    Hoje, o sol veio espreitar-nos e sinto-me feliz e um pouco mais liberta.

    Este pensamento, citação, só podia ser do nosso Pessoa. O importante é o sonho, que nos faz ser e ter tudo.

    Beijinhos e bom domingo.

    ResponderEliminar
  10. Tão bem dito como Pessoa o disse é difícil que alguém o diga.

    ResponderEliminar
  11. As frases foram esritas por Fernando Pessoa, mas algumas são de identidades completamente diferentes.

    Pertencem a temperamentos, caráteres e personaliades que o escritor laboriosamente criou e que pensam de um modo muito diferente do seu.

    Eu penso que somos grãos de areias cósmicas que passam fugazmente e raros deixam alguma memória.

    Dias bons e agradáveis, Teresa.
    ~~~~~~

    ResponderEliminar
  12. Gostei bastante da publicação! Obrigada pela partilha!:)
    -
    Existem sonhos por realizar ...
    -
    Beijo e um excelente Domingo. Fique em casa.

    ResponderEliminar
  13. Fernando Pessoa é sempre uma brilhante escolha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Ao longo da vida somos tanta coisa que acho que nunca vamos inteiramente saber quem somos.
    Valha-nos o sonho !

    Beijinho e feliz semana !


    " Não sou nada.
    Nunca serei nada.
    Não posso querer ser nada.
    À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."

    ResponderEliminar
  15. Será que nos conhecemos, mesmo.....
    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  16. A mim a pergunta deu para o disparate.
    Há muitos anos, um célebre moinante de Coimbra, o "Lhima", que gostava muito de fumar umas coisas estranhas, tombou de um muro abaixo depois dos fumos, bateu com a cabeça no chão e ficou amnésico.
    Naqueles dias de amnésia abeirava-se de todos e perguntava de olhos arregalados - "" quem chou eu??" :)))
    Beijo, boa semana

    ResponderEliminar