30 janeiro, 2021

Pétala nº 3170

“Mãe... 
São três letras apenas, 
As desse nome bendito: 
Três letrinhas, nada mais... 
E nelas cabe o infinito 
E palavra tão pequena - confessam mesmo os ateus -
É do tamanho do céu 
E apenas menor do que Deus!”
MÁRIO QUINTANA, poeta brasileiro (1906-94)

"Mãe! Ata as tuas mãos às minhas e dá um nó-cego muito apertado.
Mãe! Passa a tua mão pela minha cabeça.
Quando passas a tua mão na minha cabeça, é tudo tão verdade!"
Versos de um poema de ALMADA NEGREIROS, artista plástico, poeta, ensaísta, romancista, dramaturgo português (1893-1970)

Parabéns, mãe!
Saudade eterna.

foto net)

17 comentários:

  1. Uma homenagem a todas as mães, à qual me associo. Bom Dia e obrigado.

    ResponderEliminar
  2. É pequenina a palavra Mãe, " é do tamanho do céu, diz Mário Quintana, mas...não sabemos, na realidade, o tamanho que ele tem, o céu; tinhamos uma idéia da grandeza do amor da nossa mãe e muitas vezes não o apreciavamos como deveriamos e a dedicação que nos dedicava era tantas vezes por nós classificada de " chata...implicante...resmungona; quantas vezes não as agredimos com palavras, com intransigências, com aqueles " és uma antiquada...não entendes ...estás a ficar velha e cada vez mais aborrecida ...." Foram tantas as vezes que dissemos estes disparates, amiga!!!. Mas, tudo mudou quando nos tornamos mães; percebemos as atitudes das nossas e agora também entendemos e desculpamos essas palavras insensatas que ouvimos dos nossos filhos. Quantas vezes me lembrava da minha mãe quando tinha de contrariar os meus filhos...parecia-me que a estava a ouvir, Amiga do coração. No próximo dia 16 faz um ano que a minha mãe me deixou e sabes que foi uma dor enorme, não só por que já passaste pelo mesmo mas também por que foste paciente comigo, escutando-me Agradeco-te muito. A dor foi-se transformando em saudade que ainda é bastante doída por se ter passado ainda pouco tempo, mas, sei que vai diminuindo essa dor e sei também que ela ficará eterna " pelo significado que deixou na minha vida" ; nunca a esquecerei e também o dia 16 de Março será sempre recordado, pois nesse dia fará 91 anos; para mim será sempre o dia do seu aniversário. Hoje, querida Amiga, homenageias a tua Mãe, como se ela estivesse presente e tenho a ceteza que o teu dia será mais triste. O meu abraço tem de ser do tamanho da tua tristeza...maior...muito , muito mais apertadinho e com um laço presos a ele vão mil beijinhos e a minha sincera amizade
    Emilia 🌻 🌻 🥰

    ResponderEliminar
  3. Linda homenagem às mães!A minha, aparentemente "viva",mas infelizmente assim não está... beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  4. Olá!!! Adorei o post e já segui o teu blog! quero convidar-te a visitar e a seguir o meu blog de volta <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda ao pétalas, Marta.
      Visita prometida.
      Beijo, bom domingo.

      Eliminar
  5. Com três letras apenas
    Se escreve a palavra mãe
    É das palavras pequenas
    A maior que o mundo tem
    .
    Feliz fim de semana
    Cuide-se
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  6. Esta publicação de hoje deixou-me deveras emocionada! É que faz 27 anos anos que faleceu a minha Mãe, aos 53 anos. assim, sem nos avisar. Amei ler todo as estas palavras!
    -
    A voz que me afaga e endoidece
    .
    Beijo, e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  7. Junto-me a si Teresa, nessa imensa saudade.

    Beijinho e abraço apertado !

    ResponderEliminar
  8. Um amor eterno e uma saudade imensa!
    🌟💜

    ResponderEliminar
  9. Pergunto-me quem seria hoje essa pessoa que estremeço e foi minha mãe.

    ResponderEliminar
  10. Lágrima
    maior que Mãe
    maior que Deus

    ResponderEliminar
  11. Junto-me a si, Teresa. A minha partiu a 5 de Fevereiro de 2011.
    Abraço, saúde e bom domingo.

    ResponderEliminar
  12. Belo texto de Mário Quintana! Numa linda homenagem á mãe!
    Beijinhos e bom domingo!

    ResponderEliminar
  13. Ontem escrevi aqui um comentário que não ficou publicado.
    Melhor assim, eram palavras muito íntimas sobre a morte da minha mãe.
    Um abraço solidário de quem ainda não desatou o nó do luto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Teresa daqui pede à Teresa daí para não duvidar de que tal comentário aqui não chegou.
      Conhecemo-nos de longa data e seria incapaz de apagar um comentário teu. E garanto-te (há quem pode confirmar) que se tal acontecesse por engano, de imediato te pediria para o repetires.
      Esclarecida?!
      Um abraço solidário de duas amigas bloguistas que ainda não desataram o nó do luto.
      (a minha mãe faleceu em 2017, tinha 88 anos, e sinto falta dela todos os dias... e sou chorona... e chorei, agorinha mesmo)

      Eliminar
    2. Não é só aqui que os meus comentários não ficam publicados.
      Até tenho problemas com as respostas que quero publicar aos comentários deixados nos meus blogues.
      Tenho uma tablet nova da Apple que é muitíssimo complicada para quem não percebe nada de informática 👩‍💻

      Beijinho, pedindo desculpa de não me ter explicado como devia ser ❄️

      Eliminar