“
O que é a «felicidade»? … comecei a minha pesquisa, mergulhei em Platão, Boécio, Montaigne… Thoreau e Schopenhauer, Daniel Kahneman…Ophra a Julie Morgenstern… Leon Tolstoi, Virginia Wolf… Dalai Lama..
... Poderia descobrir um segredo novo e surpreendente acerca da felicidade? Provavelmente não. Há milhares de anos que as pessoas pensam sobre a felicidade e as grandes verdades sobre o tema já foram expostas pelas mentes mais brilhantes da história. Tudo o que é importante já foi dito. (Até esta frase. Foi Alfred North Whitehead que disse: «Tudo o que é importante já foi dito.») As leis da felicidade são tão fixas quanto as leis da química.
... Aristóteles declarou que a felicidade é o summum bonum, o supremo bem... Blaise Pascal argumentou: «Todos os homens procuram a felicidade. Não há qualquer excepção. Sejam quais forem os diferentes meios por eles utlizados, todos tendem para esse fim.»
… Num jantar com amigos, encontrei a sabedoria num bolinho da sorte: «Procure a felicidade debaixo do seu próprio tecto.»"
(corte e colagem de parágrafos do texto original)
GRETCHEN RUBIN, escritora americana, in “Projecto felicidade”, ed. Estrela Polar, 2010
ARISTÓTELES, filósofo da Grécia Antiga (-384/-322)
BLAISE PASCAL, filósofo francês (1623-1662)
ALFRED NORTH WHITEHEAD, filósofo e matemático inglês (1861-1947)
(Finalmente! Quase uma década em (diferentes) mãos alheias e julgado perdido para sempre, o meu "Projecto felicidade" voltou a casa, em Dezembro passado. Se tiver ajudado alguém a ser feliz, mais feliz eu fico.
Lamentavelmente, a minha lista de livros emprestados e não devolvidos continua grande.)