01 julho, 2025

Pétala nº 3863

13º Aniversário do "Pétalas de Sabedoria"
Da mania das frases floresceu um jardim de pétalas.

Esta é a última Pétala? Talvez!


ORAÇÃO PELOS AMIGOS

"Obrigado, Senhor, pelos amigos que nos deste. Os amigos que nos fazem sentir amados sem porquê. Que têm o jeito especial de nos fazer sorrir. Que sabem tudo de nós, perguntando pouco. Que conhecem o segredo das pequenas coisas que nos deixam felizes. Obrigado, Senhor, por essas e esses, sem os quais, caminhar pela vida não seria o mesmo. Que nos aguentam quando o mundo parece um sítio incerto. Que nos incitam à coragem só com a sua presença. Que nos surpreendem, de propósito, porque acham mal tanta rotina. Que nos dão a ver um outro lado das coisas, um lado fantástico, diga-se.
Obrigado pelos amigos incondicionais. Que discordam de nós permanecendo connosco. Que esperam o tempo que for preciso. Que perdoam antes das desculpas. Essas e esses são os irmãos que escolhemos. Os que colocas a nosso lado para nos devolverem a luz aérea da alegria. Os que trazem, até nós, o imprevisível do teu coração, Senhor."

JOSÉ TOLENTINO MENDONÇA, cardeal, teólogo e poeta português (1965-)


CONFIDENCIAL 

Não me perguntes, porque nada sei
Da vida,
Nem do amor,
Nem de Deus,
Nem da morte.
Vivo,
Amo,
Acredito sem crer,
E morro, antecipadamente
Ressuscitado.
O resto são palavras
Que decorei
De tanto as ouvir.
E a palavra
É o orgulho do silêncio envergonhado.
Num tempo de ponteiros, agendado,
Sem nada perguntar,
Vê, sem tempo, o que vês
Acontecer.
E na minha mudez
Aprende a adivinhar
O que em mim não possas entender.

MIGUEL TORGA, poeta português (1907-95), in "Poesia completa (versos do poema "Ave da Esperança")",
 Ed. Dom Quixote, 2000


“Quem deixa de ser amigo nunca o foi.
E quanto mais o meu coração pensa nisso, mais magoado fica.”

“… beber champanhe, mas com moderação. Só para que a cabeça lhe ande um pouco à roda, mas não demasiado. Quando anda demasiado à roda, faz transbordar o desgosto.”

VALÉRIE PERRIN, escritora francesa (1967-), in "TRÊS", Ed. Presença, 2023


Um brinde à Vida, à Amizade, à Literatura!

Queridas amigas e queridos amigos, publico hoje frases há muito guardadas para quando este momento de celebração e despedida chegasse. Poderiam ser outras de entre as muitas, muitíssimas, que aguardam publicação, mas foram estas as escolhidas.
Como não me imagino a destruir frases que me tocaram, e guardo cuidadosamente, nem a ignorar as que for encontrando em novas leituras, não estranhem se me virem por aqui a manter viçoso, colorido e perfumado este «jardim». Desta forma, continuarei a deixar um rastro de cor neste mundo cada vez mais enevoado.
De saúde estou bem, graças a Deus. Apenas algum cansaço, desconforto, que me obriga a parar e a encher os meus dias não de frases, mas de Vida.
Não duvidem, serei para sempre grata pela vossa amizade, pelas pétalas, pelas visitas, pelos comentários, pelos beijos e abraços. Que consolo!
Obrigada por tudo. Obrigada e outra vez obrigada! 
Beijos e abraços. 🌹


(fotos: PIXABAY)

Até sempre!