11 dezembro, 2020

Pétala nº 3120

“Conversar é uma arte, calar é sabedoria pura; em tempos que ninguém cala e jamais escuta o outro, conversar bem, calar e ouvir viram um tripé inovador.” 
LEANDRO KARNAL, professor, historiador, escritor brasileiro (1963-), in "O coração das coisas", Ed. Contexto, 2019

(Pétala enviada pela amiga EMÍLIA PINTO, https://comecardenovopt.blogspot.com/)

12 comentários:

  1. Grande verdade. Todos querem falar ,não esperando pra ouvir...bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Sabes, Teresa, agora, neste " outono da vida" posso afirmar que Lendro Karnal está certíssimo. Era uma pessoa que tinha muita dificuldade em ficar calada perante certas atitudes que presenciava; só arranjava problemas, principalmente para mim. Com o tempo fui aprendendo que nem todos merecem a minha sinceridade e que o melhor, por muito que custe, é falar só dse me pedirem opinião e, mesmo assim, se conhecer bem a pessoa que a pede; há gente que, mesmo pedindo sinceridade, não gosta de a ouvir , a não ser que vá ao encontro do que pensa. E foi assim, pétala colhida aqui, petala colhida acolá e fui ficando um pouquinho mais sábia, embora ainda tenha os meus deslizes. Obrigada por teres indicado o meu blog e teres aproveitado esta" petala " ou " perola" de sabedoria como lhe chama este autor. Gosto mais de " pétalas de sabedoria ", pois mostram uma sabedoria mais simples, mais humana, mais humilde. Escolheste muito bem o nome! Deixo-te um abraço apertadinho, carregadinho de amizade. SAÚDE para todos
    Emilia 🙏 🎄

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga, eu só espero que esta seja a primeira de muitas pétalas alheias que plantas neste meu/nosso jardim de pétalas.
      Pelo menos até ao dia em que passes a guardá-las todas num «baú de pérolas de sabedoria». Eu, mandar-te-ei muitas.
      Emília, gosto de ti porque és boa pessoa, porque amas conversar e, principalmente, porque sabes ouvir.
      Beijos e abraços, dos nossos.
      Protege-te bem.

      Eliminar
    2. Obrigada, Teresa! Tenho aprendido! Como se costuma dizer: " temos a obrigação de aprender com a idade" ! És uma fofa e eu gosto muito, muito de ti Quando a pandemia acabar, podes acreditar....irei a Lisboa só para te abraçar muitooooo
      Não ierei tão cedo precisamente por tee a noção do perigo. Só daqui, te deixo um abraço, daqueles " que SÓ duas Amigas sabem dar " Já reparaste que esta tua frase é uma verdadeira " pérola de sabedoria? Neste caso, na minha opinião é uma pérola e não uma pétala, pq Amizade verdadeira é um " tesouro " que temos de guadar a " sete chaves" Obrigada, Amiga do coração! SAÚDE!
      Emilia 🙏 🍀

      Eliminar
  3. Como dizia alguém, temos dois ouvidos para ouvir e só uma boca para falar, então não devemos falar mais do que metade do que ouvimos.
    Abraço e saúde.

    ResponderEliminar
  4. Sábias palavras do Prof Karnal! Sabe, Teresa, sempre tenho dúvidas se devo me calar ou não...às vezes são tantos absurdos ditos com convicção que ouvir calado é como assentir. De qualquer forma, refletir antes de qualquer exposição é muito necessário.
    Adorei frase que a Emília sugeriu!
    Abraço, bom final de semana!

    ResponderEliminar
  5. Verdade, calar e ouvir, sem ser em termos profissionais, é coisa que rareia e muito se aprecia.

    ResponderEliminar
  6. Saber silenciar e tudo entender... Comunicar com elegância é de facto uma arte.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Tudo o que é excessivo é intragável
    Desde os "picaretas falantes"
    aos que tudo calam...

    Saber ouvir (e ler)
    é uma virtude em desuso...

    ResponderEliminar
  8. Teresa, é difícil uma conversa que dê frutos, sim! Geralmente as pessoas querem falar e pouco ouvir, porque ouvir é doar-se, e geralmente as pessoas querem receber, é próprio do ser humano. Eu de vez em quando me calo ou me omito, porque a omissão quando se escolhe, é a maneira de não colocar mais lenha no fogo, percebes? É fazer o bem para alguém que está fragilizado de alguma maneira, também.
    Certas pessoas dizem: "eu digo tudo, sou muito sincera!"
    Na verdade, ninguém pediu tanta sinceridade, quando se é sincero, não precisamos gritar aos quatro cantos. Essa sensibilidade deve ser revista, se for para magoar, prefiro não usar de tanta sinceridade.
    Gosto muito do Karnal, muito equilíbrio nele!
    Beijinho, amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Te amo amiga.
      Amo até os teus silêncios.
      Beijo, protege-te bem.

      Eliminar