13º Aniversário do "Pétalas de Sabedoria"
Da mania das frases floresceu um jardim de pétalas.
Esta é a última Pétala? Talvez!
ORAÇÃO PELOS AMIGOS
Obrigado pelos amigos incondicionais. Que discordam de nós permanecendo connosco. Que esperam o tempo que for preciso. Que perdoam antes das desculpas. Essas e esses são os irmãos que escolhemos. Os que colocas a nosso lado para nos devolverem a luz aérea da alegria. Os que trazem, até nós, o imprevisível do teu coração, Senhor."
JOSÉ TOLENTINO MENDONÇA, cardeal, teólogo e poeta português (1965-)
CONFIDENCIAL
Não me perguntes, porque nada sei
Da vida,
Nem do amor,
Nem de Deus,
Nem da morte.
Vivo,
Amo,
Acredito sem crer,
E morro, antecipadamente
Ressuscitado.
O resto são palavras
Que decorei
De tanto as ouvir.
E a palavra
É o orgulho do silêncio envergonhado.
Num tempo de ponteiros, agendado,
Sem nada perguntar,
Vê, sem tempo, o que vês
Acontecer.
E na minha mudez
Aprende a adivinhar
O que em mim não possas entender.
MIGUEL TORGA, poeta português (1907-95), in "Poesia completa (versos do poema "Ave da Esperança")",
Ed. Dom Quixote, 2000
“Quem deixa de ser amigo nunca o foi.
E quanto mais o meu coração pensa nisso, mais magoado fica.”
“… beber champanhe, mas com moderação. Só para que a cabeça lhe ande um pouco à roda, mas não demasiado. Quando anda demasiado à roda, faz transbordar o desgosto.”
VALÉRIE PERRIN, escritora francesa (1967-), in "TRÊS", Ed. Presença, 2023
Um brinde à Vida, à Amizade, à Literatura!
Como não me imagino a destruir frases que me tocaram, e guardo cuidadosamente, nem a ignorar as que for encontrando em novas leituras, não estranhem se me virem por aqui a manter viçoso, colorido e perfumado este «jardim». Desta forma, continuarei a deixar um rastro de cor neste mundo cada vez mais enevoado.
De saúde estou bem, graças a Deus. Apenas algum cansaço, desconforto, que me obriga a parar e a encher os meus dias não de frases, mas de Vida.
De saúde estou bem, graças a Deus. Apenas algum cansaço, desconforto, que me obriga a parar e a encher os meus dias não de frases, mas de Vida.
Não duvidem, serei para sempre grata pela vossa amizade, pelas pétalas, pelas visitas, pelos comentários, pelos beijos e abraços. Que consolo!
Obrigada por tudo. Obrigada e outra vez obrigada!
Obrigada por tudo. Obrigada e outra vez obrigada!
Beijos e abraços. 🌹
(fotos: PIXABAY)
Até sempre!
Que lindo, querida Amiga! Felicito-te pelos treze anos de Pétalas, mas, acima de tudo parabenizo-te pela LINDA PESSOA que és e por saberes ser uma GRANDE AMIGA. Como uma vez disseste, com blogue ou sem blogue, seremos sempre BOAS AMIGAS . Também eu fiz uma pausa longa no Começar de novo, mas nas amizades que ele me proporcionou não haverá pausa. Estarão sempre comigo e tu, querida Teresa, sabes que tens um lugar muito especial no meu coração. Obrigada por tudo e Nunca TE ESQUEÇAS DE MIM
ResponderEliminarUm abraço daqueles nossos e no meio dele mil beijinhos
Emília 🌻 🌻
Obrigada querida Emília, pelo carinho derramado no teu comentário. Esquecer-te amiga, jamais!
EliminarRepito palavras que certo dia te deixei num comentário: “não te conheço pessoalmente, mas depois de tudo o que já falámos, escrevemos, partilhámos e silenciámos (ah, a importância do silêncio!) há muito fiz de ti um retrato… de boa pessoa, preocupada, atenta, empática, motivadora, disponível.”
Bora lá, abraçar a Vida com verdade e um brilhozinho nos olhos!
Beijo. Até sempre!
“É importante não desejar mal a ninguém.”
Michael Cunningham, in “dia”.
🙏 🌻 🌻
EliminarMaravilhosas frases e poesia escolheste para fazer essa possível despedida!
ResponderEliminarUma pena, mas entendo o cansaço! Aconteceu comigo e por isso transformei meus blogs em 2!
Ficaremos esperando e desejando que sejas muiiiiiiiito feliz,que VIVAS INTENSAMENTE e só podemos agradecer por tanbta beleza aqui espalhada!
beijos, feliz JULHO! Tuuuuuuuuuuuuuuudo de bom! chica
Obrigada, amiga Chica.
EliminarAconteceu, fui vencida pelo cansaço. Nunca conseguiria ser atleta de alta competição. Também nunca o desejei. Há muito me basta o sossego e conforto da leitura. Consigo aprendi a admirar o céu. Nele descanso o olhar e procuro formas na incerteza das nuvens. Certezas minhas.
Beijo. Até sempre!
“A certeza é feita de muitas dúvidas. Um homem sem certezas perde quase tudo de ser homem.”
José Luís Peixoto, in “Nenhum olhar”.
Querida amiga Teresa, feliz aniversário do lindo blog cheio de sabedoria!
ResponderEliminarLogo após acordar, no início do novo dia, primeiro de julho, me deparo com a festa de tanto amor aqui celebrada com seus amigos de anos.
Um dia que já é inaugurado com lágrimas de emoção na continuidade de uma noite que também foi assim por alguns motivos, só que, aqui, de alegria e reconhecimento que tenho pela sua grande e delicada amizade, você é aquela que sabe tudo de nós sem perguntar nada, é a discrição em pessoa e que dá gosto de abrir nosso coração, porque muito merece.
As mensagens, escolhidas a dedo, por você, são de uma grandeza e veracidade impressionante. Emociona muitíssimo ler com atenção.
Aliás, tudo que posta aqui é assim, semana após semana, mês após mês, ano após ano, revelando sua sensibilidade e cultura.
Amo cada pétala que posta.
“Quem deixa de ser amigo nunca o foi.
E quanto mais o meu coração pensa nisso, mais magoado fica.”
Grande verdade, Amiga.
Você é uma das irmãs virtuais que pude escolher na vida, graças a Deus!
Tenham seu blog e você vida longa. Seu blog nos faz muito bem.
Beijinhos festivos e fraternos de gratidão e estima
Obrigada, querida Rosélia. Comoveu-me a delicadeza e doçura das suas palavras. Não sou tão perfeita quanto diz, mas sou exigente comigo mesma: gratidão, lealdade e verdade são meu lema de vida. Seletiva nas amizades, abraço as que acrescentam luz e leveza à minha vida, defino limites claros, não desculpo falsidade. Sou um ser complexo. Não somos todos?
EliminarPois é minha amiga, chegou a hora do adeus. Guardo comigo a sensibilidade da sua poesia e pedacinhos do amor que o seu coração nela derrama. Sei onde a encontrar.
Beijo carinhoso. Até sempre!
“Tudo é efémero… nós somos passageiros. Só o amor de Deus permanece fixo em todas as coisas.”
Valérie Perrin, in "A breve vida das flores".
Amiga Teresa, deixei um miminho aqui:
Eliminarhttps://petalasdesabedoria.blogspot.com/2025/07/petala-n-3863.html#comment-form
Você espalhou pétalas, nunca espinhos.
Beijinhos festivos e saudosos
Recebi contente as palavras que dirigiu as seus leitores. É isso que nos faz sentir que não estamos totalmente sozinhos. Os meus parabéns. Não acredito que já tenha desfolhado todas as flores.
ResponderEliminarUm abraço.
Muito obrigada, amigo Luís.
EliminarFoi um gosto encontrar-me com a sua obra poética e artística, reveladora de emoções, sentimentos, preocupações quotidianas e de vida.
Chegou a hora de parar e eu parei. Li num poema seu que “A saudade é um campo de flores silvestres» (5 fev 2023), pois então, se saudade eu sentir voltarei com belas e delicadas pétalas de flores do campo.
Beijo, saúde. Até sempre!
“os escritores que mais me irritam são os que não leem e não se preparam, esses que têm tanta pressa em ver as palavras impressas no papel que não recorrem aos que os antecederam para adquirir alicerces básicos e consolidados.”
Charles Bukowski, in "Sobre a escrita"
Foi entre as pétalas desta precioso jardim que te encontrei.
ResponderEliminarDigo sem qualquer dúvida, que é dos mais belos jardins que conheço.
Colhi entre as pétalas preciosas jóias literárias que me encheram o coração e a alma. Obrigado por tão bem teres cuidado deste jardim que seguramente fez florescer outros preciosos recantos.
13 anos... passam depressa querida amiga Teresa. Mas não vão deixar extinguir a semente que fica neste solo fértil e agora majestoso!
Será que podes voltar de vez em quando para matar saudades?
Deixo-te umgrande abraço de amizade.
BEM HAJAS!...
Obrigada pelas gentis palavras, amigo Albino.
EliminarForam estas pétalas que me levaram à tua poesia fulgurante e envolvente, que tudo desvenda. Decidi seguir-te logo na primeira visita, apesar da dificuldade em entender a linguagem das metáforas. Na fotografia vi apenas beleza. E voltei. E apanhei pétalas. E comecei a entender os teus “códigos submersos”.
Não prometo nada, mas andarei por aqui.
BEM HAJAS! Um grande abraço de amizade.
“Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito.”
Adélia Prado.
Obrigada pelas escolhas e até um dia destes!!! 🥰
ResponderEliminarGracinha, agradeço os «olhares» que disponibilizou para algumas publicações. Fizeram a diferença.
EliminarVivo no centro do país, à beira-mar, rodeada de «olhares» para captar. Até um dia destes!
Um beijo.
“Devemos ter força de esperar que do escuro surja uma luz, uma esperança. E esta, mais cedo ou mais tarde, chega. (…) De novo vislumbramos um significado, uma direcção. É como se se acendesse uma pequena chamazinha que o vento pode apagar de repente. Cabe-nos a nós protegê-la.”
Francesco Alberoni, in “Tenham coragem”.
Não gosto de despedidas.
ResponderEliminarBeijo
Teresa querida, eu não gosto de despedidas, mas te entendo muito bem, querida, chega uma hora que as coisas viram, ou por cansaço, ou por outros motivos que a vida nos impõe.
ResponderEliminarMas fechar um blog não significa um 'adeus' da amizade, tu sabes. Claro que sinto fechares um blog lindo, com tantas pétalas que chegaram a nós para reflexão, pois esse nosso mundinho está carente de sentimentos de justiça, de compaixão, de generosidade e de amor. Mas segue, querida, sabes que sempre estarei contigo por outro canal, seguiremos.
Beijo neste teu coração de ouro, e obrigada pelo Pétalas de Sabedoria. Ficará comigo - na minha lista dos Blogs Amigos.
🙏🌹🌺
Pois é... olha o Rogério aí embaixo, tenho vontade e te direi o mesmo, não sai, amiga! Escrever, pesquisar, interagir com nossos amigos... isso nos faz bem, querida! Pensa.
EliminarBeijinho.
Feliz, por ser teu amigo
ResponderEliminarFeliz, por pétala a pétala
as trazer sempre comigo
E sobre a tua saída
te imploro e digo,
NÃO FAÇAS ISSO
Beijo triste
Boa tarde, amiga Teresa.
ResponderEliminarÉ sempre com tristeza que lemos este anúncio de fim de linha deste seu belo blogue. A vida é mesmo assim. Cada um tem as suas prioridades. Tem a sua vida, e gere a mesma como bem entende.
No que a mim diz respeito, foi sempre com muito prazer, carinho e amizade, que aqui li pétalas maravilhosas, que a amiga Teresa partilhou.
Pode ser, quem sabe?! Que volte um dia ao nosso convívio.
Deixo os votos de um bom fim de semana, com tudo de bom.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Até sempre!
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com