“É Dezembro, temos de ser melhores em Dezembro.”
(Patrícia Reis, in “Chave de entendimento para uma sinfonia perdida”)
“O que acontece na alma de um homem… quando se perdeu tudo o que torna o ser humano mesmo humano? Na alma de um homem que permanece fiel a um pacto escrito e não escrito, à lei da solidariedade, num mundo que repudia toda a lei humana e, tomado por uma raiva sem sentido, se destrói a si próprio.”
SÁNDOR MÁRAI, escritor húngaro (1900-89), in “Libertação” (escrito entre Julho e Setembro de 1945),
Ed. D. Quixote, 2023
“Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens.”
FERNANDO PESSOA, poeta português (1888-1935)
(fotos net)
Que sempre tentemos melhores ser...
ResponderEliminarLindas frases!
FELIZ DEZEMBRO! beijos, tudo de bom,chica
Verdadeiras pétalas literárias.
ResponderEliminar*
Abraço/beijinho.
*/*
Poema: Amores esquecidos
*/*
Ao que assistimos hoje é ao êxito das forças do mal sobre as forças do bem.
ResponderEliminarUm abraço.
Temos de ser melhores, sempre!
ResponderEliminarGostei dos pensamentos.
Abraço e bom resto de 2023.
Olá, amiga Teresa.
ResponderEliminarPétalas sublimes. De facto assim é. O ser humano está cada vez mais insensível, mais egoísta, sem solidariedade com o seu semelhante.
Gostei muito.
Votos de um excelente fim de semana, com muita saúde e paz.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Boa tarde de paz, querida amiga Teresa!
ResponderEliminarUm lindo post que encanta só em olhar as cores e os pensamentos são profundos e, se realizados, um mundo de paz teremos em todos os sentidos:
“Não é tempo de fazermos algum bem um ao outro?”
Adorei o incentivo de dias melhores e mais belos.
Tenha um final de semana abençoado!
Beijinhos com carinho fraterno
Pétalas que nos remetem para uma profunda reflexão. Concordo com todas. O meu aplauso e elogio
ResponderEliminar.
Portugal: Bom feriado e feliz fim de semana
Outros Países: Um dia e feliz fim de semana.
.
Poema: “ Desatino dos sonhos “
.
Estamos em Dezembro, mês em que as cidades se iluminam e as crianças começam a pensar no presente a pedir ao Menino Jesus, altura em que o melhor do ser humano vem ao de cima, a sua generosidade, o seu amor ao próximo , enfim, toda a sua Humanidade. A minha cidade está deslumbrante com os seus belos enfeites, pistas de gelo, carrossel e muitas outras diversões para os mais pequenos e eu sou um pouco contra todo esse delumbramento, não por desgostar de ver tanta " festa ", mas sim, por saber que onde moro há gente com fome e que as luzinhas poderiam ser colocadas mais tarde; ainda em Novembro já estava tudo pronto, Mas, o que interessa eu " dizer se nada posso fazer " ? Sou pequenina demais para mudar estas atitudes, mas não o sou para saber que " já é tempo de se fazer algum bem um ao outro " sempre e não só na época Natalicia. Amiga querida , como de costume, toda esta solidariedade acabará quando se desligarem as luzinhas das cidades e de novo veremos os sem abrigo sem ceia e as crianças tristes , nos seus casebres frios.. " O que acontece na alma de um homem " quando é capaz de fazer uma guerra matando indiscriminadamente, não poupando sequer crianças nem bebezinhos? A única resposta, querida Teresa, é que esse homem não tem alma e é o pior bicho da natureza, porque " mata por nada ", enquanto que os outros matam para sobreviverem. E o que podemos fazer? Nada...ou melhor, podemos tentar ser melhores não só em Dezembro, mas, sempre , fazendo o bem pelo menos à nossa volta; seremos, de certeza, mais felizes. Que a vida te sorria sempre, querida Amiga e que a saúde não vos falte. Um abraço longo, apertadinho, daqueles que só duas Amigas sabem dar
ResponderEliminarEmilia 🌲 ⭐ 💝
Somam-se as pétalas
ResponderEliminardiversas
eu tenho um jardim
assim
só para mim
e
passei a ter outro
este que agora li
Boa noite minha querida Teresa!
ResponderEliminarDeveríamos semear sorrisos para colher apenas lágrimas de felicidade!
Um grande abracinho!
💗😻💗 Megy Maia
Dezembro (2023)... Pelo menos tivemos um ano sem “baile de máscaras”. Mas será que o vírus que desapareceu teria matado a empatia da maioria das pessoas com “COVID?”
ResponderEliminarNão importa, Teresa, minha querida amiga “jardineira”, quão bom foi o teu ano ou o meu, sempre haverá alguém com um pensamento negativo dizendo que tudo foi tão ruim.
Sou uma pessoa feliz o ano todo, mas, é claro que existem dias ruins, não sou alienado. Até escrevi sobre isso no ®DOUG BLOG.
Beijos e feliz início de dezembro!!!
Olá, amiga querida, estamos no mês em que veremos os sentimentos mais nobres emergirem! É um mês divino, maravilhoso, nas ruas, os amigos, conhecidos e vizinhos se cruzam desejando, uns aos outros, na maior simpatia, tudo de bom e de maravilhoso. É uma Festa! Só alegria. Que pena, querida, que essa euforia maravilhosa se apaga após o Novo Ano. Bendito mês de Dezembro, mês do amor.
ResponderEliminarGostei de todas as pétalas, mas saliento a de Fernando Pessoa! Sempre brilhante, em qualquer época, em qualquer momento da vida tudo será muito atual.
Beijinho, querida, um feliz domingo!
🌻🥂🌹🙏
Todas as epígrafes que nos deixas, apontam todas o mesmo sentido.
ResponderEliminarDezembro é um mês muito especial. Talvez este o mais especial de todos, porque o mundo parece ter enlouquecido. Eu... apenas peço Dias coisas: Sensatez e responsabilidade. O que falta ( e falta tanto) virá depois! Se assim for poderá haver lugar à esperança de Paz e Amor!
Um beijo!
São pétalas verdadeiramente sábias e muito bem escolhidas.
ResponderEliminarQue cada um de nós seja melhor em Dezembro e todos os dias.
Mena
Beijo, Feliz mês de Dezembro.
ResponderEliminarTemos mesmo de ser melhores, em Dezembro e em todos os outros meses.
ResponderEliminarGostei das citações, muito bem escolhidas.
Boa semana.
Beijo.
Que pétalas lindas a apelar à solidariedade entre as pessoas para que o mundo se torne um lugar melhor. Sejamos solidários todos os dias para que todos sintam o abraço uns dos outros..
ResponderEliminarTudo de bom.
Uma boa semana, minha Amiga Teresa.
Um beijo.
Olá, amiga Teresa,
ResponderEliminarPassando por aqui, para desejar uma ótima semana, com muita saúde e paz.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Dezembro é um mês mágico. Os bons sentimentos surgem como
ResponderEliminarpor encanto e parece que nos amamos uns aos outros sem reservas.
Gostaríamos que isso se verificasse o ano todo, é verdade. Pena é que
de novo se esfumam, mas nesse interim façamos com que perdure.
Belos pensamentos aqui nos trazes, querida Teresa.
Façamos deles o nosso lema.
Continuação de boa semana.
Beijinhos
Olinda
Estou com a sensação que o "espírito de natal" tem diminuído de intensidade! O consumismo a que temos assistido nos últimos tempos quebrou a magia de outros natais! Bj Teresa e por certo, as netas já conhecem este belíssimo espaço perto do farol de Leça da Palmeira! Bj
ResponderEliminarNão conhecem, não.
EliminarNo Natal, que este ano é aqui em casa, mostro-lhes os seus olhares. Depois, serão os papás a levá-las lá. Vivem perto.
Obrigada, Gracinha.
Beijo.