27 outubro, 2021

Pétala nº 3372

“Nada tem uma razão válida para acontecer. Perde-se, ganha-se - tudo é capricho. A omnipotência do capricho. A probabilidade da reviravolta. Sim, a imprevisível reviravolta e o seu poder.” 

PHILIP ROTH, escritor norte-americano (1933-2018), in “A humilhação”, Ed. D. Quixote, 2011

10 comentários:

  1. Costuma-se dizer que " nada acontece por acaso...que tudo tem uma razão de ser ", mas parece-que que o mais certo é o que diz esta pétala. Nem sequer sei por que vim a este mundo e muito menos a razão daquilo que me acontece, de bem e de mal. Perco, ganho, tudo por um " capricho da vida ", embora, claro, eu me esforce por contrariar as suas ordens; mas, no fim, ela acaba por vencer; ela manda e eu obedeço. Concordo que haja pessoas que só veem na sua frente o dinheiro e poder e lutam com todas as forças para conseguirem os seus intentos, passando por cima de tudo e todos, sem misericórdia. Fizeram do poder o seu lema de vida e não desistem dos seus intentos, vencer...vencer e vencer. Por isso temos guerras, misérias humandas e atrocidades dificeis de entender. Para esses há sim, a " omnipotência do capricho " , há , principalmente para os poderosos, o " quero, posso e mando ". Eu, simples mortal, pequenininha demais, posso dizer, com orgulho, que a minha vida está a ter importância pela contribuição que dei para o aumento das pessoas no mundo, pela formação delas que, espero, seja útil ao meio onde vivem. Pois ė, Amiga, a vida tem lá os seus " caprichos" e há que aceitá-los. Um beijinho e um abraço carregadinho de amizade
    Emilia

    ResponderEliminar
  2. As reviravoltas sempre podem acontecer...Lindo pensamento! beijos, ótimo dia! chica

    ResponderEliminar
  3. Sábias palavras que assino por baixo.
    .
    Cordiais saudações
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  4. Nem sempre as coisas acontecem por acaso. Muitas vezes, somos nós os responsáveis por tomarmos opções erradas. Outras, são as circunstâncias e as vicissitudes da vida, que, nestes casos, nem sempre somos responsáveis por elas.

    Ótima quarta feira, amiga Teresa!
    Beijinhos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Bonita Pétala, Teresa!
    A vida sempre nos surpreende. As pessoas também!

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  6. Maus uma pétala bastante assertiva!
    *
    Enquanto eu sentir esta força de viver
    *
    Beijos e uma boa noite!

    ResponderEliminar
  7. Simon Axler, o protagonista do livro de Philip Roth sofre de uma crise existencial, daí esta pétala com a qual nem sei se hei-de ou não concordar.

    ResponderEliminar
  8. A vida é feita disso. Perdas e ganhos.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  9. A Lei de Lavoisier, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.
    Beijo

    ResponderEliminar