“Para mim o ser humano é a soma daquilo que viveu e do que leu. E o que lemos ajuda-nos a compreender o que vivemos. É uma espécie de enzima, de levedura, que faz com que o que vivemos fermente. (…) Os livros à mistura com a memória produzem uma fermentação, que é algo pessoal. É impossível digerir bem o resultado da vida se não houver livros que o permitam.”
ARTURO PÉREZ-REVERTE, escritor espanhol (1951, em entrevista a Luciana Leiderfarb, publicada na revista "E", do jornal Expresso de 29 janeiro 2021
(Hoje, Dia Mundial do LIVRO!)
(foto net)
Um excerto excelente, muito bem escolhido, que gostei de ler neste dia do livro.
ResponderEliminarObrigado pela partilha.
Bom fim de semana, querida amiga Teresa.
Beijo.
Amiga do coração, penso que o autor está a ser um pouco " duro " para os tantos lutadores e até com sucesso pela vida fora, que nunca tiveram possibilidadez de comprar um livro; conheço muitos, mas vou falar dos meus pais, por exemplo; a vida foi-lhes sempre tão dificil que não tinham dinheiro para os livros e muito menos tempo para ler. Mesmo sem nunca terem lido um livro, souberam que o melhor que poderiam dar aos filhos era um curso superior e fizeram muitos sacrificios para isso; eu sempre gostei muito de ler e quando pedia um livrinho, eles arranjaram sempre maneiras de eu o ter. Mal sabiam ler, mas, mesmo assim, souberam da importância que o livro teria na vida dos filhos. Bastante injusta, esta pétala! Claro, na minha opinião. Vivo o livro! Nāo posso viver sem eles! Ou melhor, poder, posso, mas custa-me! Um bom fim de semana, querida Teresa e um abraço carregadinho de amizade
ResponderEliminarEmilia
Vamos lá corrigir possibilidade viva o livro!
EliminarSorry!!!
Emilia
Uma pétala champanhe 🥂 de um escritor, cuja obra desconheço.
ResponderEliminarUma escolha diferente — eu repito todos os anos algo sobre William Shakespeare e Miguel Cervantes — que aprecio por não ser banal como a minha.
Como te sentes, Teresa?!
Beijo literário 📝
Amiga Teresa daí, a Teresa daqui está a recuperar de 48 horas de dores horrorosas da cabeça aos pés, com uma noite em branco pelo meio, após a toma da primeira dose da vacina Astrazeneca às 12.49 horas (repara no requinte) da passada quarta-feira, e medicada com Paracetamol de 8 em 8 horas.
EliminarHoje, finalmente, começo a sentir-me EU, apesar de hoje não ter acertado na hora da publicação da pétala, às onze em ponto, desde sempre.
Ora bem, 48 horas depois, as dores, como NUNCA, começam a desaparecer. Febre não tive.
Juntando a tudo isto o meu horror a agulhas, as 24 horas de preparação desde a informação do dia e hora da vacina e a "pica", amiga Teresa daí, a tua amiga Teresa daqui, ainda está «de rastos».
Não sei porquê, mas perguntarei ao meu médico na próxima consulta, a razão porque o meu organismo reage mal a qualquer vacina... até à da gripe.
----
Esta pétala está guardada desde 29 de janeiro para este exacto dia.
Sabes Teresa daí, ler, sublinhar e publicar frases diárias no Pétalas exige trabalho, tempo e muito gosto pelo que se faz. E a Teresa daqui, nem todos os dias está feliz e com disposição para as publicar, responder a comentários e visitar amigos bloguistas. Mas isso, não interessa nada agora.
Aproveito para pedir desculpa a todos os que esta semana não visitei, a todos os que não visitei na semana anterior, nem sequer na outra. Tomara eu poder visitar TODOS, mas não sei, não consigo.
----
Teresa daí, se gostaste desta pétala por não ser banal, a Teresa daqui publicará na próxima semana uma que de banal nada tem, lá para o fim da semana. Vais gostar.
Beijo, cheio de amizade virtual.
Também já tomei a primeira dose da vacina astrazeneca e não senti nada de nada. Nem todas as pessoas são iguais na forma de reagir
EliminarDesejo-lhe rápidas melhoras.
Olá, querida amiga Teresa!
ResponderEliminarAh! Se não fosse a leitura em minha vida...
Foi sim uma levedura em meus dias.
Que seus dias sejam abençoados!
Beijinhos carinhosos e fraternos
Não podia estar mais de acordo.
ResponderEliminarSem dúvida que os livros, a leitura, são fontes de conhecimento, de terapia, e nos ajudam a ultrapassar a nossa solidão.
Excelente Pétala, amiga Teresa!
Beijinhos e ótima sexta feira!
ResponderEliminarLer acalma o coração e refresca a mente.
.
Feliz fim de semana.
Cumprimentos poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Pontos de vista. Eu, por exemplo, concordo mais com a perspectiva de Bruno Vieira Amaral. Diz ele que os livros nos desarrumam e fazem perder a virgindade, nos contaminam com o que neles está impresso e é sempre o modo como o escritor sente alguma coisa e não a realidade. Há uma perda de ingenuidade que a leitura propicia. Mas, afinal, quem é que conhece a realidade. Por mais que nos esforcemos com as palavras é tudo indefinida e infinita aproximação a, mediada pela sensibilidade do escritor. E digo isto porque não distingui até hoje o que aprendi dos livros. Com excepção dos livros escolares, não é o que neles procuro. Dá-me prazer ler. Haver esta certeza, diria uma pessoa que conheço, é "altamente".
ResponderEliminarUm comentário “altamente” interessante!!
EliminarConcordo com a perspectiva de Bruno Vieira Amaral — os livros nos desarrumam e fazem perder a virgindade — perdi a minha crença em Deus com um livro de um autor francês, que li aos 15 anos.
Estou de acordo com o texto na sua generalidade, poderíamos discutir os pormenores, como fez e bem a Cara Emília Pinto, estou de acordo com a observação dela.
ResponderEliminarUm abraço.
Obrigada, Amigo! Creio que esta pétala teria de ser conhecida no seu contexto. " O ser humano é o resultado do que viveu " , mas, nesse " viveu" está um " mundo " de situações, emoções , quedas, acertos e mesmo de grandes sofrimentos. Acho que, até aqui, o livro tem sido apenas um " pormenor benéfico " , no meu crescimento como ser humano . Gostei de conhecer a sua opinião! Bom fim de semana, com SAÚDE. Abraço com carinho
EliminarEmilia
Olá Teresa!
ResponderEliminarBonita Pétala. Ler é o condimento da vida!
É a verdadeira ponte para mais absoluta intimidade espiritual!
Um bom fim de semana para ti.
Beijos!
Muito de acordo com este ARTURO PÉREZ-REVERTE, escritor espanhol !
ResponderEliminarUma excelente pétala.
ResponderEliminarAdoro ler , embora por causa dos olhos o faça cada vez com mais dificuldade.
Abraço, saúde e bom fim de semana
Compactuo com suas palavras.
ResponderEliminarSem mais a acrescentar ;)
Gostei bastante. Parabéns pela preciosidade da pétala!
ResponderEliminar*
Gotículas celestiais ...
-
Beijo e um excelente fim de semana.
Gostei da pétala, Teresa.
ResponderEliminarA ''fermentação'' faz-me sorrir...
Eu já tinha decidido não tomar a Astrazeneca...
Põe-te boa, linda e bem disposta...
E que seja um bom fim de semana, apesar da chuva.
Beijinhos, querida amiga.
~~~~~
Un bello homenaje al libro, siempre estará de actualidad, es imperecedero al tiempo y nos ayuda a aprender y soñar.
ResponderEliminarTe mando cariños y una rosa roja.
Kasioles